Photos
Videos
Recentemente circularam algumas fotos de casas no complexo do alemão crivadas de balas, lembram? A circulação dessas fotos são importantes para mostrar a realidade de quem vive em uma área militalizada, porém no complexo do alemão, assim como em varias outras favelas tem coisa boa, muita coisa bonita e a Serra da Misericórdia é uma delas. A última área verde da Leopoldina! Saiba mais sobre a Serra em: https://www.verdejar.org/serra-da-misericordia #euamoaserradamisericordia #NósPorNós #FavelaSempre
81
14
Hora da recreação no Parque Everest!!!! Atenção! Os moradores do Complexo do Alemão estão precisando de ajuda. Ajudem, chame no inbox quem puder fortalecer as famílias do Parque Everest que tiveram casas e pertences destruídos na tempestade de ontem! Se você tiver interesse em doar: ✅Roupas e/ou calçados ✅Alimento ✅ Móveis e/ou eletrodomésticos ☑️pontos para doações abaixo: *Av. Itaóca, 2277* - Inhauma, Rio de Janeiro - RJ, 21061-021 Próximo a fábrica da Castrol. *Procurar* Camila ou Júnior https://goo.gl/maps/Q3dYi7Xbsis
25
43
#URGENTE | Favela Parque Everest - Avenida Itaoca, 2751- Inhauma / RJ Moradores da Favela Parque Everest estão precisando de ajuda. Diversas casas e barracos desabaram com essa chuva de agora pouco. Nos ajudem acionando o corpo de bombeiros/Defesa Civil para o local.
37
14
Posts

#agora | Fazendinha - Complexo do Alemão.

Polícias do Bope e Choque estão em incursão pela favela neste momento e um dos seus aparatos bélicos, o "caveirão", acaba de fazer mais uma vitima. Dessa vez foi um taxista que teve seu carro danificado como podem ver abaixo!

#QuemPagaAConta?...
#vidasnasfavelasimportam

See More
It looks like you may be having problems playing this video. If so, please try restarting your browser.
Close
2,143 Views
2.1K Views

V I S ÃO!

Raull Santiago
23 hrs

SOBRE A MILITARIZAÇÃO DA FAVELA,
Está que o bonde do “sabe de nada” insiste em dizer que: é intervenção federal, não militarização.

Quando a polícia me tirou o... “FP”, grande amigo assassinado que levou 3 tiros: ombro, pescoço e cabeça, aquilo me marcou muito.

Na infância e juventude, ele foi um dos meus primeiros amigos de verdade da favela. Muleque correria, que não sabia quem era o pai. Tinha uma irmã autista e uma mãe idosa. Na moral, esse era correria de verdade. Catava garrafa pet, latinha e papelão para garantir o mínimo em casa. Ralamos juntos na feira da Grota(entrada do CPX) também, ajudando as tia mais idosas, carregando bolsas de compra morro acima, em troca de algumas moedas que essa velha guarda sempre fortalecia.

Quando um pouco maiores, fomos para o centro da cidade tentar um trabalho formal. Eu, magro, queimado do sol e cabeçudo. Ele, pele negra e cabelo crespo, modelo enroladinho encaracolado.

Nas varias andanças no centro, tinham lojas que nem nos deixavam entrar. Hoje sei que nossa aparência e roupa surrada era o principal motivo.

Em uma delas, um homem nos ouviu, mas perguntou onde a gente morava e ele mudou quando falamos que era na localidade Alemão, no Complexo do Alemão.

Tá maluco? Ele disse totalmente alterado. Um paraíba e um neguinho? Ainda mais dessa favela? Continuou.
Melhor contratar o Pablo Escobar. Finalizou.

Hoje entendo a gravidade do que aconteceu. E naquele dia, aprendi que precisava negar minhas as origens para conseguir trabalho, precisava mentir o endereço, negar a favela.
Terrível demais. É por isso que hoje falo tanto FAVELA, pra ter orgulho mesmo, para que nossas crianças não tenham que se negar, um dia.

Também ali ouvi o nome do Pablo Escobar e desde então, daquele que eu não conhecia, me tornei um fissurado. (Meus amigues mais próximos sabem disso).

Alguns meses depois a mãe do “FP” ficou doente e as coisas mais difíceis.
“FP” era gênio da matemática, aprendeu novo a fazer cálculos sobre o quanto precisava catar de recicláveis na rua, para ter o necessário para um dia ou mais de dinheiro e assim, alimentos em casa.

A chapa esquentou, remédios da coroa, ter que olhar a irmã, menos tempo de coleta de recicláveis...

Pouco tempo depois o muleque se revoltou, foi pedir emprego onde sempre tem vaga e uma renda, ao preço da liberdade ou da vida.

Se envolveu no crime e cresceu.
Era bom de matemática, organizado, rapidamente teve uma gerência na favela.

Começou a ter uma grana, comprou geladeira, tv, cama e até um microondas. Deu maior moral em casa, com o lucro da vida louca.

Pouco menos de 2 anos depois, mega operação da polícia, confrontos de horas, falta de luz. Ao fim do dia, no bafafá na favela, os comentários que diziam “a polícia matou um”.

Esse um era o “FP” poh. Meu melhor amigo, meu irmão. Que tentou, que se esforçou, que buscou o máximo e sei que entrar no varejo das drogas foi sua escolha mais pensada, difícil e desesperada.

Aí vem vocês da pista, racistas, preconceituosos, exploradores e privilegiados, querendo culpar a favela de tudo que acontece de ruim nesse Hell de Janeiro onde o veneno são vocês!

Suas atitudes e ganância.
Que historicamente enriqueceram no capitalismo explorando de nosso sangue desde nossas ancestralidades

As armas não foram feitas lá. As drogas não cresceram lá. Mas é lá na favela que estrategicamente se pratica o controle e exploração violenta da pobreza, de forma racista e preconceituosa e muito lucrativa para vocês, justificados pela farsa de “Guerra às Drogas” e de uma inexistente segurança, onde o principal marketing e case de sucesso de vocês, é publicizar o medo, nos apontando como causa.

E ainda tem que diga que a militarização de nossa vida cotidiana, é uma “intervenção federal” pra segurança de todes, inclusive a nossa.

Si fudê!

See More
Posts

A Justiça Global envia informe à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciando a intervenção militar decretada pelo Governo Federal no Estado do Rio de Janeiro. O documento aponta diversas irregularidades no decreto que instituiu a intervenção, além de sinalizar sua absoluta incompatibilidade com os tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário. Em face da gravidade da medida e de suas prováveis consequênci...as, a denúncia pede a criação de um canal de diálogo permanente dos organismos internacionais com a sociedade civil brasileira que está dedicada à crítica, ao monitoramento e denúncia desta medida de exceção, assim como uma manifestação pública dos organismos internacionais sobre as violações de direitos no país.

Justiça Global - Justiça Global denuncia à ONU e à OEA intervenção federal militar no Rio de Janeiro, confira: http://www.global.org.br/…/justica-global-denuncia-a-onu-e…/

See More
– Organização de Direitos Humanos também pede a criação de um canal de diálogo direto entre os organismos internacionais e a sociedade civil – Também é solicitado que os organismos internacionais se posicionem contra a ação do governo federal A Justiça Global envia informe à Organiza...
global.org.br

Eternos suspeitos....

"Militares do Exército tiram foto e 'ficham' morador de favela no Rio"

#vidasnasfavelasimportam

It looks like you may be having problems playing this video. If so, please try restarting your browser.
Close
308 Views
308 Views

Como nos pontos nazistas de controle de corpos, o Rio de Janeiro vira palco nacional da desigualdade racial, de classe e todos os preconceitos que possam existir.

Quero ver fazer um check point desse no túnel da Zona Sul ou da Barra, aí não peita! Só quer esculachar o pobre.

Terrorismo de Estado Exército ficha moradores na zona oeste com aplicativo de celular 23 de fevereiro de 2018 Redação Deixe um comentário Moradores de três favelas na zona oeste do Rio de Janeiro só puderam deixar suas regiões depois de passarem por cadastramento do exército A ação intimid...
radiomutirao.com

Ontem o Raull Santiago, que faz parte do Coletivo Papo Reto, participou ao vivo do jornal da manhã no canal NTN24, que abrange América Latina e EUA, para falar da atual situação no Brasil. Na postem tem o papo completo.

“Acciones del presidente Michel Temer generan mayor desigualdad, racismo y violencia”: activista Raull Santiago, sobre militarización de Río de Janeiro.

Raull Santiago, activista defensor de derechos humanos y habitante de una favela de Río de Janeiro se refirió a la militarización ordenada por el presidente Michel Temer en un intento por disminuir los altos índices de violencia y dijo que las acciones del mandatario “generan mayor desigualdad...
ntn24america.com

Foi liberado ontem um importante trabalho que é realizado pela Anistia Internacional Brasil​ e mundo sobre Direitos Humanos, um relatório que trás dados atuais que buscam chamar atenção para as violações e injustiças em torno do mundo.

Para acessar o relatório completo, basta clicar abaixo.

anistia.org.br

"RESPOSTA A NOTA DA POLICIA CIVIL SOBRE A OPERAÇÃO NA MARÉ"

"response to civil police note on operation at tide"
Translated
Maré Vive added 9 new photos.

RESPOSTA A NOTA DA POLICIA CIVIL SOBRE A OPERAÇÃO NA MARÉ.

Em nota divulgada amplamente pela imprensa comercial, a Policia Civil, já sob ordens do Comando Mili...tar do Leste, disse que durante a Operação Enxuga Gelo de hoje "encontrou" uma área de lazer do tráfico, prendeu um fornecedor de armas e vasto material entorpecente.

Quem vê até pensa!! Só que não.

O mega traficantes de armas que eles prenderam, na verdade é um jovem de 22 anos, que se chama Gabriel e todos o conhecem como sendo um rapaz trabalhador. Tem um box de concerto de celular. Moradores relatam que na hora da abordagem, os policiais pediram que Gabriel descesse da moto e entregasse a mochila e o celular. Ele entregou e os policiais retiraram todas as roupas que tinha na mochila e jogaram no chão. Não havia armas ou qualquer outra coisa que o incriminasse. Mesmo assim a policia pediu "gentilmente" com tapas na cara que o rapaz entrasse dentro do caveirão. Ele continou sendo agredido dentro do veículo blindado e foi obrigado a passar a senha do celular mesmo sem madato judicial. Ele foi levado a Cidade da Policia, seu pai, que é advogado, também se encontra detido por desacato. Estamos acompanhando e em breve daremos noticias.

O local que eles afirmam ser uma área de lazer do tráfico, na verdade é um pequeno salão de festas (fotos). Inaugurado recentemente e divulgado muitas vezes em grupos de compra e venda da comunidade conforme print abaixo. Quem acompanha esse tipo de grupo aqui na favela, já viu sem sombra de dúvidas a moça divulgando o aluguel do salão. É ou não é pessoal? Eu mesmo entrei em contato!!

A quantidade de drogas que eles dizem ter encontrado no local é pífia: 50 quilos de maconha e 780 sacolés de cocaína. Mesmo que isso tenha sido verdade (o que a gente dúvida muito) não justifica quebrar todo o local com uma marreta.

Prova disso é que é na "pequena" apreensão de MEIA TONELADA DE COCAÍNA PURA apreendida no helicóptero do Senador Perrella, não foi motivo pra destruir a aeronave. Não é mesmo?

Quem é mais bandido?

See More

IMPORTANTE DEMAIS:
AO VIVO: 7 tabus que precisamos quebrar para avançar na agenda de direitos humanos no Brasil. #AIR18

It looks like you may be having problems playing this video. If so, please try restarting your browser.
Close
49,762 Views
Quebrando o Tabu was live.

AO VIVO: 7 tabus que precisamos quebrar para avançar na agenda de direitos humanos no Brasil. #AIR18

Hoje teve papo reto participando ao vivo do jornal internacional NTN24, falando sobre a situação do RJ e do país.

“Acciones del presidente Michel Temer generan mayor desigualdad, racismo y violencia”: activista Raull Santiago, sobre militarización de Río de Janeiro. Hoje para América Latina e EUA noNTN244.

Raull Santiago, activista defensor de derechos humanos y habitante de una favela de Río de Janeiro se refirió a la militarización ordenada por el presidente Michel Temer en un intento por disminuir los altos índices de violencia y dijo que las acciones del mandatario “generan mayor desigualdad...
ntn24america.com

#urgente | Complexo da Maré

"Favela, este é o o Gabriel Barbosa.

Moradores relatam que ele foi parado pela policia, estava em uma moto recentemente comprada. Não teve nem desenrolo. Baixaram a porrada e botaram ele dentro do blindado. A vida do rapaz está em risco. Se acontecer alguma coisa com ele a culpa é da policia!!!

...

Ele é trabalhador, tem um box de concerto de celular."

See More
Image may contain: 1 person, smiling
Maré Vive

ATUALIZAÇÃO 16:27

Gabriel Barbosa se encontra na cidade da policia com seus familiares. Relatos de amigos dão conta de que ele está sendo acusado de ter partici...pado do tiroteio. Ou seja, que ele estava trocando tiro com a policia. Ele foi agredido, mas se encontra bem, na medida do possível. A policia também forjou um flagrante. Dizendo que ele estava com uma pistola na mochila. Só que geral viu que na mochila só tinha roupa. Ficaram espalhadas pelo chão da favela. O policial pegou o celular do rapaz e violou o direito privado do cidadão também. Viu imagens, mensagens, vídeos...

__________________________________________

Favela, este é o o Gabriel Barbosa.

Moradores relatam que ele foi parado pela policia, estava em uma moto recentemente comprada. Não teve nem desenrolo. Baixaram a porrada e botaram ele dentro do blindado. A vida do rapaz está em risco. Se acontecer alguma coisa com ele a culpa é da policia!!!

Ele é trabalhador, tem um box de concerto de celular.

See More

[ Complexo da Maré ]

Morador investe, empreende, cria um espaço de lazer pra alugar para festas. Olha os que os policiais fizeram?

"Gente por favor compartilha ai entraram na piscina que é de trabalhor do meu esposo e quebraram tudooooo alegando q era de bandido avisaram eles mas quando ele chegou eles já tinham feito....super abusados alegando q ia dá tiro na cara dele e tudo por conta do nervosismo dele....não esperanram ele chegar estamos triste e revoltados ao mesmo tempo..ajuda ai isso tem q ir pra mídia absurdo...t😠😠😠😠😔😔😔"

Maré Vive added 6 new photos.

Morador investe, empreende, cria um espaço de lazer pra alugar para festas. Olha os que os policiais fizeram?

"Gente por favor compartilha ai entraram na pisci...na que é de trabalhor do meu esposo e quebraram tudooooo alegando q era de bandido avisaram eles mas quando ele chegou eles já tinham feito....super abusados alegando q ia dá tiro na cara dele e tudo por conta do nervosismo dele....não esperanram ele chegar estamos triste e revoltados ao mesmo tempo..ajuda ai isso tem q ir pra mídia absurdo...t😠😠😠😠😔😔😔"

See More

63 ANOS DA PRISÃO DE ROSA PARKERS, marco importante da luta pelos direitos civis negros no racista EUA.

“Rosa Parks foi fichada pela polícia em Montgomery, Estado do Alabama, em 22 de fevereiro de 1956, poucos meses após se recusar a ceder seu lugar no ônibus para um passageiro branco (em 1º de dezembro de 1955).

Ela foi presa com diversas outras pessoas que desafiaram as leis de segregação.

...

A atitude de Parks levou a um boicote aos ônibus em dezembro de 1955, uma manobra organizada por ativistas como o reverendo Martin Luther King Jr.”

“Ao anoitecer do dia 1 de dezembro de 1955, Parks entrou em um ônibus na avenida Cleveland, no centro da cidade de Montgomery. Ela pagou a passagem e se sentou na primeira fileira de assentos reservados para negros no veículo. O motorista, James F. Blake, seguiu viagem em sua rota tradicional. O ônibus ia enchendo até que na terceira parada, em frente ao teatro Empire, vários passageiros entraram. Blake notou que umas duas ou três pessoas brancas estavam em pé. Para resolver o “problema” ele mudou o sinal de "colored" ("pessoa de cor", termo usado nos Estados Unidos para se referir a afro-americanos) para atrás da fileira onde Parks estava. Ele exigiu que os passageiros negros sentados levantassem para que os brancos pudessem sentar. Enquanto os outros três negros levantaram, Rosa se recusou.

Anos depois, em uma entrevista, ela recordou: "meu corpo foi tomado por uma determinação, como uma colcha numa noite de frio". Parks se moveu, mas para o assento da janela. Blake, o motorista, perguntou para ela: "Por que você não se levanta?" Ela respondeu que "Eu não deveria ter que me levantar". O homem chamou então a polícia e mandou prender Rosa Parks. Quando o policial chegou ela perguntou "Por que vocês mexem com a gente assim?" Ele respondeu: "Eu não sei, mas lei é lei e você está presa."

Parks foi acusada de violar o capítulo -racista- 6, seção 11 da lei de segregação do código da cidade de Montgomery. Apesar dela tecnicamente não ter sentado em um assento reservado para brancos.

Três dias depois do fato, a 4 de dezembro, foi convocado um boicote aos ônibus de Montgomery. Nos eventos que se seguiram, alguns líderes religiosos e ativistas se destacaram, como os reverendos Ralph Abernathy e Martin Luther King, Jr.. Os mais de 40 mil usuários negros de ônibus da cidade e arredores prosseguiram com o boicote por 381 dias. Em 1956, a Suprema Corte americana julgou inconstitucional a segregação racial em transportes públicos.”

See More
Image may contain: 1 person
Image may contain: 2 people, people smiling, stripes, outdoor, text and closeup

Mas quem diria, heim? ATÉ QUE ENFIM!
Juízes tem 60 dias para resolver essa parada e liberar as beneficiadas, que também se estende as que estão cumprindo medida socioeducativa. Um passo muito importante, diante do racismo, preconceitos e desigualdade contra a população favelada e periférica, relacionada a prisão de muitas dessas mulheres.

Elas irão para prisão domiciliar. Pois se as mulheres ligadas a conhecidos políticos partidários, como ex governadores, por exemplo, cum...prem a pena em casa, porque as mulheres da periferia tem que ficar trancadas e ainda com as crianças, dentro do sistema?

Isso abre brecha para importantes desenrolos, inclusive. Como essa atual política de guerra às drogas racista, preconceituosa e desigual que tando genocida a população negra, periférica e favela.

Vamos acompanhar e ver utilidades para que esse fato posa servir como ferramenta de pressão para outras situações.

Mas por enquanto,
Lili vai cantar!

See More
Em decisão inédita, ministros reconhecem figura de HC coletivo e juízes de terão 60 dias para liberar as beneficiadas
jota.info

Essa atual política de guerra às drogas é direcionada apenas a certas pessoas da nossa população, usada como ferramenta para o genocídio do povo negro, das favelas e periferias.
Qualquer debate sobre política de drogas precisa ter questão racial e favelas/periferias como centro do debate, simples assim!

Excelente, a Conferência Internacional "As Fronteiras Raciais do Genocídio".

It looks like you may be having problems playing this video. If so, please try restarting your browser.
Close
1,552 Views
INNPD - Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas

A Conferência Internacional “As Fronteiras Raciais do Genocídio” ocorreu entre os dias 16 e 18 de Novembro, na Companhia de Teatro Pessoal do Faroeste, rua do T...riunfo 301, no bairro da Luz, em São Paulo-SP.

O evento foi organizado pela Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD), organização que aponta para a política de guerra às drogas como a principal justificativa para a continuidade do genocídio negro no Brasil.

PS: Todos os vídeos do evento estão na nossa página para quem não conseguiu participar.

See More