Nieuwsoverzicht

Conselho Quilombola de Itacaré heeft 4 nieuwe foto's toegevoegd — enthousiast.
7 uur

Primeiro intercâmbioCultura é td.

foto van Conselho Quilombola de Itacaré.
foto van Conselho Quilombola de Itacaré.
foto van Conselho Quilombola de Itacaré.
foto van Conselho Quilombola de Itacaré.

Oi pessoal o festival de cultura quilombola será no mês de julho. Nos dias 15 .16 .17.

"A hora que chega o rolo compressor, não existe APA, quilombola, movimento ambientalista. A ganancia humana destrói tudo!" Paulo Humberto Sousa Santos, morador de Itacaré, Bahia, atingido pela barragem de rejeito de níquel da Mirabela. ‪#‎MarianaéAQUI‬
http://facebook.com/MarianaeAQUI/

Mariana é AQUI

"A hora que chega o rolo compressor, não existe APA, quilombola, movimento ambientalista. A ganancia humana destrói tudo!" Paulo Humberto Sousa Santos, morador ...de Itacaré, Bahia, atingido pela barragem de rejeito de níquel da Mirabela. Essa é uma série de videos com depoimentos de pessoas que vivem da relação sustentável com o Meio Ambiente e estão com seu modo de vida ameaçado por empreendimentos insustentáveis.
Mariana é AQUI! é um movimento da sociedade civil unida pelo desenvolvimento sustentável, que busca alertar para os riscos da Mineração no Brasil. ‪#‎MarianaéAQUI‬
http://facebook.com/MarianaeAQUI/

Meer weergeven
Conselho Quilombola de Itacaré heeft zijn/haar profielfoto bijgewerkt.
foto van Conselho Quilombola de Itacaré.

Segundo festival quilombola de itacare tá bom demais.

Hoje graças a Deus fechamos o dia com sucesso apesar do cansaço.

Tá chegando!

Cidade no sul da Bahia tem 7 comunidades remanescentes de quilombolas. Evento tem objetivo de valorizar e divulgar os costumes dessa população...
g1.globo.com
Conselho Quilombola de Itacaré heeft zijn/haar profielfoto bijgewerkt.
foto van Conselho Quilombola de Itacaré.
Conselho Quilombola de Itacaré heeft de omslagfoto bijgewerkt.
foto van Conselho Quilombola de Itacaré.

Falta poucos dias para o segundo festival de cultura quilombola de Itacaré vamos participar

Vitória dos Quilombolas do Fojo, Itacaré!

foto van Ministério da Cultura.
Ministério da Cultura

‪#‎CulturaAfro‬ | ‪#‎Quilombo‬ | ‪#‎Bahia‬

O Incra publicou o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do Quilombo do Fôjo, situado em Itacaré, na Bahia.... O quilombo foi certificado pela Fundação Cultural Palmares em 2006. A publicação do relatório representa o fim de uma etapa complexa que visa a titulação coletiva do território.

Meer weergeven

Caruru de Iansã no terreiro de Nanã no quilombo do santo amaro nesse ultimo sabado mt bom.

Encerramento das atividades do conselho quilombola com almoço uma grande mariscada hoje.

foto van Conselho Quilombola de Itacaré.
foto van Conselho Quilombola de Itacaré.
foto van Conselho Quilombola de Itacaré.
foto van Você Fiscal.
Você Fiscal

Pessoal, temos recebido dúvidas recorrentes e vamos esclarecer aqui: espalhem, por favor ‪#‎vemproBU‬

Para saber o que é BU: www.vocefiscal.org

1. O fato de nã...o ser permitido entrar com câmera dentro da seção eleitoral não impede que você fotografe o BU. Ele será afixado na porta da seção, do lado de fora. Veja o artigo 82 da resolução 23399/2013 do TSE: http://bit.ly/bu-obrigatorio

2. Você pode fotografar BUs de quantas seções quiser ou puder. No site http://somos.vocefiscal.org/ você poderá adotar uma zona (cada zona tem várias seções), mas isso não faz com que você tenha que fiscalizar todas as zonas daquela seção ou mesmo mudar de ideia de última hora e resolver fotografar outras zonas não adotadas no site.

3. O aplicativo só está disponível para Android dessa vez mas isso não impede que as pessoas possam participar fazendo fotos com qualquer câmera digital. Basta fazer as fotos e nos enviar por e-mail: bu@vocefiscal.org. Esse vídeo ensina a tirar as fotos com qualquer tipo de celular: http://bit.ly/vocefiscal-sem-app. Temos ainda um infográfico que pode ser inclusive impresso: http://www.vocefiscal.org/vemproBU/

4. É possível enviar as fotos do BU para o Você Fiscal até 23h59 de segunda-feira, dia 06/10.

Meer weergeven
foto van Igualdade Racial.
Igualdade Racial

[EMPREGO] "UNFPA e SEPPIR abrem vaga para consultoria em Saúde da População Negra": Com inscrições até 10 de outubro, o edital visa contratar consultor(a) para ...“Mapeamento sobre estágio de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra - PNSIPN e Gestores de Saúde da População Negra”. Interessados(as) podem enviar carta de apresentação, currículo e documentos que comprovem experiência para o e-mail selecao@unfpa.org.br. Mais informações em http://www.seppir.gov.br/…/unfpa-e-seppir-abrem-vagas-para-…

Meer weergeven

O Paulo Ferrera trouxe um esclarecimento quanto à situação do projeto do Conselho Quilombola de Itacaré que foi cadastrado no SINCOV em nome da prefeitura de Itacaré. Agora é ficar em cima da prefeitura para garantir que esse compromisso não fique só na palavra, mas também na prática:

"Ao ler o esse post, refleti que provavelmente está havendo falta de comunicação e conhecimento entre os diretores do Conselho Quilombola de Itacaré, em relação ao SICONV - SISTEMA DE GESTÃO DE ...

Lees verder
foto van Conselho Quilombola de Itacaré.
Conselho Quilombola de Itacaré

Acabamos de descobrir que a Prefeitura de Itacaré submeteu um projeto para o Governo Federal solicitando R$ 369.312,00 para realizar o Festival da Cultura Quilo...mbola de Itacaré sem nem ao menos consultar as entidades quilombolas do município, O projeto foi enviado por ninguém menos que o prefeito JARBAS BARBOSA BARROS, e tem como responsável PAULO ROBERTO FERREIRA SANTOS.

Quando será que eles pretendiam consultar os quilombolas a respeito disso? Quanto desse dinheiro vai chegar na mão dos quilombolas? Exigimos explicações!

Ainda usaram um texto elaborado pelo Conselho Quilombola que foi encaminhado à prefeitura solicitando apoio na logística da primeira edição do festival, que aconteceu no início desse ano.

O trecho que foi copiado do nosso projeto (sem solicitar autorização para isso) é o seguinte:

"Na década de 90 o turismo agravou a desigualdade econômica e a exclusão social da população quilombola que sofreu com exploração do trabalho marginalização e subemprego. Os grupos das comunidades quilombolas se constituíram por diversos fatores que incluem as fugas com ocupação de terras livres e geralmente isoladas mas também por heranças doações recebimento de terras em pagamento de serviços prestados a simples permanência nas terras que ocupavam e cultivavam no interior das grandes propriedades bem como a compra de terras tanto durante a vigência do sistema escravocrata quanto após a sua extinção. Nenhuma destas comunidades vive isolada e todas trazem laços com moradores de outras comunidades e das cidades próximas. Apresentam nitidamente um elo de parentesco cuja origem está num passado escravo e na relação de apropriação do território que lhes oferecem a identidade atual. Junto à marginalização da população quilombola fica evidente a falta de integração de sua cultura em Itacaré. A cidade tem suas origens no Quilombo do Oitizeiro mas sua história oficial sempre é lembrada a partir da fundação da Matriz de São Miguel como seu marco inicial. Esse esquecimento do passado quilombola se reflete também no momento atual. As comunidades remanescentes estão em sua maioria segregadas a longínquas áreas rurais acessíveis apenas por estradas de terra ou por embarcações através do Rio de Contas e até mesmo a comunidade urbana do Porto de Trás está excluída do centro de Itacaré apesar de sua proximidade geográfica pela falta de estrutura e o acesso complicado configurando uma comunidade favelizada e periférica. Existem diversas manifestações culturais quilombolas tradicionais em Itacaré como a Volta da Jiboia o Bicho Caça....."

Não acredita? Confira aqui:
http://api.convenios.gov.br/sic…/dados/proposta/1844277.html

---------------------
Atualização em 17 de Setembro:
O Paulo Ferrera trouxe um esclarecimento quanto à situação do projeto do Conselho Quilombola de Itacaré que foi cadastrado no SINCOV em nome da prefeitura de Itacaré. Agora é ficar em cima da prefeitura para garantir que esse compromisso não fique só na palavra, mas também na prática:

"Ao ler o esse post, refleti que provavelmente está havendo falta de comunicação e conhecimento entre os diretores do Conselho Quilombola de Itacaré, em relação ao SICONV - SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS E CONTRATOS DE REPASSE DO GOVERNO FEDERAL.
Explicação:
Estando a Prefeitura Municipal de Itacaré regularizada com o CAUC - SERVIÇO AUXILIAR DE INFORMAÇÕES PARA TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS, está apta a apresentar propostas para recebimento de verbas federais.
No dia 27/03/2014 foi disponibilizado através da SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, o Programa: Fomento a Ações Afirmativas e Outras Iniciativas para o Enfrentamento ao Racismo e a Promoção da Igualdade Racial, sob o numero 2012620140026, com a Chamada Pública nº01-2014.
As propostas para esse programa atendiam a Administração Pública Municipal, Administração Pública Estadual ou do Distrito Federal, portanto só os municípios, estados ou distrito federal poderiam pleitear e todos os estados estávamos aptos, com data final de apresentação da justificativa, projeto e plano de trabalho até 02/05/2014.
Buscando valorizar as comunidades quilombolas com a proposta do programa, procuramos o Conselho Quilombola de Itacaré, através de Ró Oliveira e Cláudia Cruz do ITI e foi marcado reuniões com Aquis Maciel, Wellington e os diretores para apresentação deste programa.
Em comum acordo com Aquis Maciel, Welington e diretores do Conselho Quilombola de Itacaré, Cláuida Cruz e Ró Oliveira, montamos uma justificativa com o intuito de conseguir a verba acima citada para a realização do 2º Festival da Cultura Quilombola de Itacaré.
Utilizamos os textos que nos foi fornecido e autorizados pelo Conselho Quilombola de Itacaré, com as adaptações que achamos necessário para pleitear e justificar o recurso do referido programa.
Em reunião com os diretores do Conselho Quilombola de Itacaré, eu deixei claro que o recurso do Governo Federal, e contrapartida da Prefeitura seriam empregados exclusivamente no 2º Festival da Cultura Quilombola de Itacaré e por eles seriam geridos até o final na prestação de contas, e que estávamos apenas pleiteando e se aceito fosse iriamos trabalhar a quatro mãos para que o festival fosse um sucesso ainda maior que o anterior, porém, infelizmente não tivemos ainda um parecer da SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL sobre a proposta.
Hoje, em reunião com Aquis Maciel, Wellington do Conselho Quilombola de Itacaré, para falar sobre a postagem publicada em 05 de setembro de 2014, abrimos o sistema juntos, analisamos proposta, programa e projeto e juntos vimos que ainda não houve um parecer e os mesmos concordaram comigo que houve um equívoco na publicação.
Estou à disposição de qualquer integrante do Conselho Quilombola de Itacaré, para dirimir quaisquer dúvidas que haja sobre o programa e gostaria que o texto da postagem fosse ratificado e retratado do equivoco."

Meer weergeven

Acabamos de descobrir que a Prefeitura de Itacaré submeteu um projeto para o Governo Federal solicitando R$ 369.312,00 para realizar o Festival da Cultura Quilombola de Itacaré sem nem ao menos consultar as entidades quilombolas do município, O projeto foi enviado por ninguém menos que o prefeito JARBAS BARBOSA BARROS, e tem como responsável PAULO ROBERTO FERREIRA SANTOS.

Quando será que eles pretendiam consultar os quilombolas a respeito disso? Quanto desse dinheiro vai cheg...

Lees verder
foto van Conselho Quilombola de Itacaré.

Os vereadores de Ilhéus proibiram a sociedade civil de filmar e transmitir em tempo real as suas sessões públicas.
Assine a petição e ajude a defender a democracia e a Lei de Acesso à Informação!

foto van Nossa Cidade.
Nossa Cidade

Instituto Nossa Ilhéus lança petição em defesa da Lei de Acesso à Informação, da Constituição Federal e do Monitoramento Social! Assine: http://www.nossailheus....org.br/causa/democracia

Na sessão da Câmara de Vereadores de 13 de agosto de 2014, o vereador Luiz Carlos Escuta propôs um requerimento que proíbe filmagens das sessões da Câmara de Vereadores de Ilhéus, aprovado por unanimidade dos presentes.

Isso é um atentado à democracia! A população está impedida de assistir as sessões em tempo real e de acompanhar a atuação dos representantes que elegeu para representá-los. Trata-se de violação grave da Lei de Acesso à Informação.

Diante disso, o Instituto Nossa Ilhéus decidiu lançar na noite de domingo (17) uma petição em defesa da Lei de Acesso à Informação e da Constituição Federal.

Agora precisamos da sua ajuda!

Assine a petição e compartilhe com seus contatos:
http://www.nossailheus.org.br/causa/democracia

Meer weergeven