Photos
Posts

Sim, mas somente quando as lâmpadas são instaladas na fabricação do veículo. 🚗👍

Image may contain: car and text

POSICIONAMENTO DO DETRAN SOBRE A MANIFESTAÇÃO DE ALGUMAS AUTOESCOLAS

A exigência dos simuladores é uma questão vencida. Está sendo cumprida uma Lei federal criada há quatro anos, cuja vigência foi adiada sucessivamente para que as autoescolas se adequassem. Os Detrans do país, inclusive o Detran-RJ, apoiam a medida, assim como o sindicato das autoescolas.

Das 905 autoescolas credenciadas no Detran do Rio, apenas 110 não aderiram ao simulador. O equipamento pode ser comprado, ...alugado, alugado em parceria ou obtido em comodato.

Qualquer mudança sobre essa questão tem obrigatoriamente que passar pelo Congresso Nacional.

See More
Posts

DETRAN LEVA SERVIÇO DE VISTORIA ITINERANTE A 18 MUNICÍPIOS DO INTERIOR NA PRÓXIMA SEMANA

Entre os dias 7 e 11 de março, o DETRAN vai visitar 18 municípios do interior do estado para oferecer serviços como licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características.

Com a visita dos vistoriadores, a partir de segunda-feira (7/3), o DETRAN evita que... seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos.

Para agendar o serviço, os motoristas devem ligar para 0800-0204040 e 0800-0204041.

Confira abaixo o calendário de vistorias na próxima semana:

07/03 – Levy Gasparian, Rio Claro, São João da Barra e Iguaba Grande;
08/03 – Arraial do Cabo, Cardoso Moreira, Itatiaia e Sumidouro;
09/03 – Carmo, Porto Real, Italva e Silva Jardim;
10/03 – Tanguá, Natividade, Quatis e Três Rios;
11/03 – São Fidélis e Saquarema.

See More

EXIGÊNCIA DE EXAME TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS DAS CLASSES C, D E E ENTRA EM VIGOR

A partir desta quarta-feira, 02 de março, o Detran-RJ passa a cumprir a Resolução 425 do Contran, alterada pela Deliberação 145, que exige a realização de exame toxicológico de motoristas interessados em renovar, reabilitar, adicionar ou mudar carteira de habilitação nas classes C, D e E. A medida vale para quem tem exames médicos de aptidão física e mental agendados desta data em diante nesse...s processos para as três categorias.

O procedimento poderá ser feito em postos de coleta de laboratórios credenciados pelo Denatran. Clique aqui e veja a lista dos laboratórios.

Passo-a-passo

Após fazer o requerimento de renovação, reabilitação, adição e mudança para as três categorias no Detran, os motoristas devem se encaminhar para um dos pontos habilitados para fazer a coleta de material para o exame toxicológico.

De posse desse laudo, o motorista deve ir a uma clínica credenciada e direcionada pelo Detran para realizar os exames de aptidão física e mental, além do psicológico em casos de atividade remunerada.

Vale lembrar que os condutores que já deram entrada no requerimento para esses processos, mas que ainda não realizaram os exames médicos de aptidão física e mental, deverão, primeiramente, se submeter ao exame toxicológico.

Nos casos em que o resultado do exame toxicológico dê positivo, o motorista poderá repetir o procedimento após 90 dias, caso queira. É importante frisar que, enquanto o motorista estiver com o exame toxicológico com resultado positivo, ele fica impedido de dirigir qualquer tipo de veículo.

CATEGORIA C – Se aplica a condutores de veículos motorizados utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg, como caminhões;

CATEGORIA D – Se aplica a condutores de veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, cujo lotação exceda a oito lugares, excluído o motorista, como ônibus, micro-ônibus e vans;

CATEGORIA E - Se aplica a condutores de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares. Também vale para condutores de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total, como veículos com dois reboques acoplados.

See More
Image may contain: text

DETRAN PODERÁ DESCREDENCIAR AUTOESCOLAS ENVOLVIDAS NO ESQUEMA DE FRAUDES APURADO PELA OPERAÇÃO BACKDOOR

O Detran informa que as autoescolas envolvidas nas fraudes investigadas pela Polícia Civil – que deflagrou nesta terça-feira (1/3) a Operação Backdoor – poderão ser descredenciadas, conforme determina o Art. 31 da Resolução n°358/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que caracteriza a prática de improbidade administrativa por inserção de dados falsos no sistema p...úblico.

Quanto aos ex-alunos, hoje motoristas, que teriam se valido do esquema da quadrilha para não frequentarem as aulas das autoescolas, além de serem objeto de inquérito criminal da Polícia Civil, responderão a processo administrativo junto ao Detran, o que poderá resultar na cassação de suas carteiras.

É importante salientar que a Operação Backdoor é consequência de uma denúncia do Detran feita a Polícia Civil, em 2013, sobre possíveis fraudes no sistema de frequência de aulas teóricas e práticas de candidatos a motorista. A Em 2015, o Detran implantou um novo sistema, a fim de coibir as fraudes identificadas e dar mais segurança a seus usuários.

Vale frisar que os alunos das autoescolas citadas no inquérito que estejam frequentando o curso regularmente, podem pedir a desvinculação dos centros de formação descredenciados para se matricularem em outra autoescola, sem perder as aulas já registradas.

See More

Por determinação do Contran, a partir do dia 02/3, motoristas interessados em renovar, reabilitar, adicionar ou mudar a carteira de habilitação nas classes C, D e E devem realizar o exame toxicológico.

A medida vale para quem tem exames médicos de aptidão física e mental agendados desta data em diante em processos para as três categorias.

O procedimento deve ser feito em laboratórios credenciados pelo Denatran. Veja o passo a passo e a lista dos laboratórios: http://bit.ly/exame_toxi

No automatic alt text available.

DETRAN DÁ PRIORIDADE A QUEM TEVE A CARTEIRA DE IDENTIDADE ROUBADA OU FURTADA

A partir da próxima sexta-feira (4/12), quem tiver a carteira de identidade roubada ou furtada terá prioridade para emitir a nova via do documento nos postos do Detran, sem necessidade de agendamento. Com a medida – que consta da Portaria N°4.698, assinada pelo presidente do departamento, José Carlos dos Santos Araujo, e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (2/12) – basta o cidadão comparec...er a qualquer posto de Identificação Civil; do Rio Poupa Tempo; ou no Acesso 5 do edifício-sede, munido do Registro de Ocorrência Policial (R.O.), relativo ao roubo ou ao furto do documento de identidade.

Ainda de acordo com a Portaria, a medida vale tanto para carteiras emitidas pelo Detran como pelo Instituto de Identificação Félix Pacheco (IFP). Caso a via anterior tenha sido emitida pelo IFP, é necessário que o cliente apresente, além do R.O., o original e cópia da Certidão de Nascimento (se ele for solteiro) ou da Certidão de Casamento.

Vale lembrar que Lei Estadual 3.051, de 21 de setembro de 1998, já isenta os cidadãos fluminenses de pagar a taxa para emissão de nova via de identidade em casos de roubo e furto.

See More

“DETRAN E VOCÊ” AJUDA TRÊS MILHÕES DE USUÁRIOS A RENOVAREM SEUS DOCUMENTOS DENTRO DO PRAZO

O “DETRAN E VOCÊ” atingiu, no mês de novembro, a marca dos três milhões de clientes cadastrados. O programa, criado em 2010, avisa o usuário, por e-mail, quando as carteiras de motorista e de identidade vão vencer ou quando já está na hora de o veículo fazer a vistoria anual. A iniciativa tem como objetivo ajudar o cidadão a estar sempre com os documentos em dia.

A ideia do “DETRAN E VO...CÊ” surgiu com o início da Operação Lei Seca, quando ficou evidente que uma grande quantidade de condutores somente se dava conta que estava dirigindo com a CNH vencida ao ser parada nas ações de fiscalização. Com o aumento do número de clientes cadastrados, o programa se expandiu, não só para outros serviços oferecidos pela Habilitação, como também para os setores de Identificação Civil e Registro de Veículos.

Hoje, além de avisar sobre o vencimento da CNH e da identidade, candidatos a motoristas recebem e-mails lembrando o dia das provas práticas e teóricas de direção; e os proprietários de veículos são informados sobre o prazo para fazer a vistoria anual.

Para se cadastrar no “DETRAN E VOCÊ”, basta acessar o site www.detran.rj.gov.br, clicar no banner do programa no alto da página e preencher o formulário. A partir daí, o cliente já contará com os benefícios do serviço.

See More

OUVIDORIA ITINERANTE ESTENDE SERVIÇO PARA AS ÁREAS DE EXAME PRÁTICO DE DIREÇÃO.
O candidato Érico Souza registra seu elogio na Ouvidoria

Depois de quatro meses atuando nos postos de vistoria, a Ouvidoria Itinerante do Detran começou, nesta terça-feira (1/12), a atender também os clientes das áreas de exame prático de direção. Hoje, a equipe esteve na Unidade de Referência de Serviços do Detran Governador Marcello Alencar (URSD), na Ilha do Governador. Os candidatos à primeira... habilitação puderam tirar dúvidas, elogiar, dar sugestões ou fazer reclamações.

Ao ser aprovado no exame, o motoboy Erico Souza registrou seu elogio aos examinadores. “Estava muito nervoso e os examinadores me ajudaram a manter a calma para realizar a prova. Estou feliz por ter passado, mas também por ter sido bem atendido”, contou.

A Ouvidoria Itinerante seguirá nas áreas de exame da Região Metropolitana durante todo o mês de dezembro. A escolha da área será aleatória para manter o elemento surpresa. Por isso, a programação da atividade não será divulgada.

Foto: Sebastião Gomes

See More
Image may contain: 2 people, people sitting

O CAMINHO MAIS SEGURO PARA SUA VIAGEM

NESTA ÉPOCA, MUITAS PESSOAS TIRAM FÉRIAS E APROVEITAM O PERÍODO PARA VIAJAR.
POR ISSO, O DETRAN-RJ QUER FAZER ALGUNS LEMBRETES.

...

CONFIRA

Antes de pegar a estrada, faça a manutenção preventiva, confira os instrumentos mecânicos e de sinalização e certifique-se de que seu veículo encontra-se em plenas condições de circulação. Confira os principais itens antes de uma viagem: calibragem e o estado dos pneus; alinhamento da direção; balanceamento das rodas; parte elétrica: seta, pisca alerta, farol, lanterna e luz de freio; fluido do reservatório do radiador; nível de óleo do motor; filtro de óleo e de ar; nível de água e cabos de bateria; triângulo, chave de roda e macaco...
Utilize o cinto de segurança e oriente os passageiros para que façam o mesmo;
Transporte as crianças nos devidos dispositivos de segurança e respeite a lotação do veículo;
Nas férias, ficamos mais relaxados, porém, não confunda descanso com irresponsabilidade: não dirija alcoolizado ou sob efeito de substâncias psicoativas;
Pesquise sobre as vias por onde pretende passar e sobre as formas de chegar ao destino desejado. É prudente ter alternativas, caso ocorra algum imprevisto;
Mantenha o tanque cheio de forma a ter combustível suficiente para chegar ao próximo posto de abastecimento e informe-se sobre a localização dos mesmos;
Respeite às regras de trânsito e à sinalização. Dessa forma, você estará dando sua contribuição para um trânsito mais seguro para todos.
Fique atento: Este período é o tempo propício para relaxar, se esquecer das tensões do dia-a-dia e aproveitar com a família, os amigos, ou mesmo sozinho. Por isso, em seus deslocamentos, seja paciente, gentil e continue cumprindo as normas de circulação. Vá e volte com segurança, e lembre-se: a segurança no trânsito não tira férias!

See More
Image may contain: text
Detran-rj added a new photo.
No automatic alt text available.

COMUNICADO SOBRE O DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, foi decretado ponto facultativo para os servidores estaduais, não havendo expediente na próxima segunda-feira, dia 28 de outubro. Uma justa homenagem aos grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público.

Tendo em vista que a população mantém-se em constante expectativa dos serviços prestados pelo estado e considerando que vários são os fatores que ...interferem no equilíbrio da oferta e demanda dos exames de direção veicular, agradecemos antecipadamente aos servidores que possibilitarão a realização dos exames programados para a próxima segunda-feira, e asseguramos que haverá compensação do feriado trabalhado com a concessão de folga em outro dia.

No ensejo, parabenizamos a todos os servidores do DETRAN/RJ que, com seus conhecimentos e dedicação, colaboram com o aprimoramento da gestão, superam dificuldades e elevam a qualidade do nosso atendimento

See More

CAMPANHA OUTUBRO ROSA BUSCA ESTIMULAR DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Começou hoje, dia 1/10, o Outubro Rosa, campanha de luta contra o câncer de mama. Durante todo o mês serão realizadas ações de conscientização para o diagnóstico precoce e os riscos da doença. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contr...a o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para 2014 cerca de 57 mil novos casos da doença no país. Quando detectado precocemente, esse tipo de câncer tem quase 100% de chances de cura, mas, ainda assim, é o que mais mata mulheres no mundo. Pensando nisso, o foco do Outubro Rosa é a conscientização para a prevenção dos casos

See More
Image may contain: text

NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO, DETRAN OFERECE CURSO DE PILOTAGEM SEGURA A MOTOCICLISTAS DE TRÊS COMUNIDADES PACIFICADAS

Dentro das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, o Detran vai dar um curso de atualização exclusivamente para motociclistas residentes nas comunidades pacificadas de Mangueira, Manguinhos e Batan. As aulas, com noções práticas e teóricas de pilotagem segura, serão ministradas na Quinta da Boa Vista, entre os dias 23 e 25 de setembro, das 8h às 10h.

O...

Continue Reading

DETRAN LEVA SERVIÇO DE VISTORIA ITINERANTE A 23 MUNICÍPIOS ATÉ O FIM DE SETEMBRO

Até o fim de setembro, o DETRAN vai visitar 23 municípios do interior do estado para oferecer serviços como licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características.

Com a visita dos vistoriadores, a partir de segunda-feira (21/9), o DETRAN evita que seus clientes ...precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos.

Para agendar o serviço, os motoristas devem ligar para 0800-0204040.


Confira abaixo o calendário completo de vistorias até o fim de setembro:

21/09 – São Sebastião do Alto, São João da Barra, Tanguá e Areal;
22/09 – Bom Jardim, Cardoso Moreira, Silva Jardim e Guapimirim;
23/09 – Bom Jardim, São Francisco de Itabapoana, Rio das Ostras e Japeri;
24/09 – Trajano de Moraes, Italva, Arraial do Cabo e Pinheiral;
25/09 – Cantagalo, São Fidélis e Saquarema;
28/09 – Santa Maria Madalena e Sumidouro.
29/09 – Duas Barras, São José do Vale do Rio Preto, Rio das Ostras e Sumidouro;
30/09 – São José do Vale do Rio Preto, Tanguá e Três Rios.

See More

#Atenção!!!!!
SITE DO DETRAN FICARÁ INDISPONÍVEL NA MANHÃ DO PRÓXIMO DOMINGO

O Detran informa que, devido à realização de melhorias no sistema de informática, o portal ficará parcialmente inoperante das 7h às 10h20 do próximo domingo (20/9). A paralisação, que tem como objetivo manter o bom funcionamento dos serviços providos pelo departamento, impedirá no período citado apenas o agendamento de serviços via internet e as consultas ao site.

GRUPO TEATRAL DÁ DICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM POSTOS DE VISTORIA DO DETRAN.

Em continuidade às atividades comemorativas da Semana Nacional de Trânsito, nesta sexta-feira (18/9), o Detran levou aos postos Machado de Assis, no Largo do Machado, e Haddock Lobo, na Tijuca, a ação “Vistoriando com Educação”, em que um grupo de quatro atores apresenta esquetes para alertar os clientes e funcionários, de forma bem-humorada, sobre a importância da utilização dos itens de s...egurança do veículo, como a cadeirinha para proteger as crianças e o cinto de segurança.

Enquanto aguardava a vistoria do seu veículo no posto Hadock Lobo, Guilherme Ferreira elogiou a iniciativa: “A sociedade brasileira precisa de atitudes como essa. Eu tenho uma filha e não sabia muita coisa do que foi passado aqui para proteger a criança dentro do veículo”.

Durante a ação, foram distribuídos folhetos com orientações sobre como se pode e se deve ter atitudes que fazem toda a diferença no trânsito.

As mesmas esquetes serão apresentadas neste sábado (19/9) no posto de vistoria de Niterói e na Unidade de Referência de Serviços do Detran Governador Marcello Alencar, situada na Ilha do Governador. Na segunda-feira (21/9), a equipe de atores se apresentará nos postos de Nova Iguaçu e Queimados.

See More
Image may contain: 3 people, people smiling