Posts
No automatic alt text available.
Paulo Ferreira da Cunha

ALGUNS QUEREM RESTRINGIR
o uso do tratamento de Dr. a quem tem doutoramento. Ou aboli-lo para todos.
Integro mais estas campanhas num vendaval de coisas tardo-...modernas que varrem tradições sem deixar nada em seu lugar. Normalmente, uma tradição tem um fundamento. E se se manteve, algo tem a apoiá-la na condição social dos que a vão prosseguindo. Ou no seu universo mental ou sentimental...
Se ela é inofensiva, para quê erradicá-la? Há por aí uma grande febre iconoclasta de mudanças, algumas perigosas... Desviando as atenções e as energias das mudanças necessárias, as que põem em causa os males estruturais, desde logo de injustiça social. Mas isso são contos largos.
Evidente que numa sociedade de anjos somos todos irmãos. E os irmãos tratam-se fraternalmente. Mas as sociedades reais não são de irmãos, infelizmente... E a fraternidade não se impõe à força, vai-se construindo...

Prefiro assim (enquanto não formos irmãos ou camaradas todos nós e entre nós) que se continue, por trato social, a tratar por Dr. quem é bacharel ou licenciado, a uma situação de rigorismo certificativo em que a sede de ascensão social e o snobismo (tão próprios das nossas sociedades) venham a sucatear os doutoramentos / doutorados verdadeiros, por pressão sobre as Universidades. Nesse horizonte hipotético, elas (naturalmente as do "elo mais fraco", não todas), pressionadas e sem meios de resistência (desde logo porque depauperadas e sem meios robustos de afirmação do rigor avaliativo: por exemplo, com classificações apenas de Apto/ não apto), passá-los-iam a conceder indiscriminadamente, para satisfazer as vaidades... Que mal faz tratar todos por Dr., sabendo-se que Doutores só são alguns? Não me sinto incomodado com isso...

Se um dia acabarem com o título de Dr. achar-se-á outra forma de distinção social. Napoleão soube bem que a natureza humana é criadora de distinções e aspira à diferenciação, ao instituir a Legião de Honra. E não se vê que a febre de doutorice é um substituto para a mania nobiliárquica? Nicolau Clenardo, que vinha de fora, percebeu bem isso, já no séc. XVI. Todos queríamos ser nobres. Como hoje isso se tornou um arcaísmo social, todos queremos ser doutores. Apesar de tudo é melhor que todos querermos ostentar os sinais exteriores do novo-riquismo.

Na imagem, o Imperador Justiniano, que parece ter dado aos doutores em Direito o título de Condes palatinos... segundo me disseram (quem puder confirmar com a fonte, agradeço).

Dei um retoque no texto.

See More
Para celebrar os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos em 2018, a revista acadêmica Monções, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e a ONU Brasil convidam pesquisadores, …
nacoesunidas.org
Photos
Posts
Image may contain: 1 person, smiling, standing
Image may contain: 2 people, people smiling, people standing
Image may contain: 8 people, screen and indoor
Albert Ruda added 3 new photos — with Marcos Catalan.

Ayer el Prof. Marcos Catalan (Unilasalle y Unisinos, Brasil) presentó una ponencia sobre "La problemática de los transgénicos en el derecho civil", en la Facultat de Dret Udg.

Rede OPEN PLANET foi criada em São Paulo visando desenvolver pesquisas sobre mudanças climáticas e direito de migração.

Image may contain: 8 people, people smiling, people standing
Albert Ruda is feeling positive with Silvana Terezinha Winckler and 5 others at Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Today we have created the 'Open Planet' network in Sao Paulo, at our foundational meeting at the Universidade Presbiteriana Mackenzie. A group of scholars devot...ed to promoting the study of some of the most pressing issues of our time: migration, climate change, collaborative economy and sustainable development. I have been appointed coordinator for Europe, for which I feel very much honoured.

See More
* Artigo originalmente publicado na Folha de S. Paulo desta quinta-feira (21/12), com o título O futuro da pós-graduação em direito no Brasil. A expansão dos cursos de mestrado e doutorado em direito no Brasil tem sido intensa. Se, em 1980, havia 11 programas de mestrado e 3 de doutorado,...
conjur.com.br
No automatic alt text available.
Fernando Moreira Freitas da Silva

Demonstro a minha profunda alegria pelo convite do IBDFAM Nacional, na pessoa da Presidente da Comissão, Silvana Do Monte Moreira, para ocupar a Vice-Presidênci...a da Comissão Nacional de Adoção. Também externo minha satisfação pelo honroso convite do IBDFAM-MS, na pessoa da Presidente Líbera Copetti, para compor a Comissão Científica do IBDFAM-MS. Avante!

See More
Academia de Letras Jurídicas do Estado de Mato Grosso Do Sul - ALJMS added 155 new photos to the album: CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE MS EXPLICADA - LANÇAMENTO DO LIVRO — with Marcel Leal and 8 others.

ACADEMIA DE LETRAS JURIDICAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, EM PARCERIA COM O CONSELHO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MS, COM APOIO DA ASSE...MBLEIA LEGISLATIVA E SENADO FEDERAL, LANÇOU O LIVRO CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL - EXPLICADA, COM LINGUAGEM SIMPLES E ACESSÍVEL AOS SUL-MATO-GROSSENSES, EM HOMENAGEM AO 40º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO ESTADO DE MS. O LIVRO CONTA COM A COLABORAÇÃO DE 72 AUTORES DAS MAIS DIVERSAS ÁREAS JURÍDICAS E CURSOS DE DIREITO DO ESTADO, SOB COORDENAÇÃO DE FADEL TAHJER IUNES (EX-PROCURADORES GERAL DE JUSTIÇA) E OS PROFESSORES LUCIO FLAVIO SUNAKOZAWA (UEMS), WILSON JOSÉ GONÇALVES (UFMS) E ANDRÉ PUCCINELLI JUNIOR (UFMS).

See More
Image may contain: 3 people, people smiling, people standing and indoor
Image may contain: 1 person, standing, sitting and indoor
Image may contain: 1 person, standing, shoes and indoor
Image may contain: text
Academia de Letras Jurídicas do Estado de Mato Grosso Do Sul - ALJMS added 4 new photos.

Presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, recebe em primeira mão livro inédito no País, o primeiro a tratar de uma constituição esta...dual analisada e explicada por uma gama de escritores de diversos setores da sociedade, intitulado "CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL - EXPLICADA" dos coordenadores e membros da Academia de Letras Jurídicas de MS, professores Wilson José Gonçalves e Lucio Flavio Sunakozawa, em agradecimento ao apoio para a publicação que favorecerá a concretização da cidadania constitucional dos Sul-mato-grossenses. O livro será lançado no próximo dia 15.12.2017, a partir das 08:00h, no auditório do Sebrae, na Av. Mato Grosso, 1661, em Campo Grande (MS), e é uma edição especial, em Homenagem aos 40 Anos de Criação do Estado de MS, que foi escrito por diversos autores composto por um grupo de professores, pesquisadores, juristas, advogados, delegados de polícia, autoridades jurídicas, membros do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias e outros. A Academia também homenageará o ex-procurador geral de Justica Fadel Tahjer Iunes que faleceu logo após ajudar a coordenar e escrever a sua última obra. O livro contou com o apoio institucional da Assembléia Legislativa, Senador da República Waldemir Moka, Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior (CRIE-MS) representado pelo Reitor Fábio Edir dos Santos Costa, além de outras instituições de MS.

See More
Image may contain: text
No automatic alt text available.
Academia de Letras Jurídicas do Estado de Mato Grosso Do Sul - ALJMS added 2 new photos.

15/12/017 - 08:00h - LANÇAMENTO DE LIVRO
A Academia de Letras Jurídicas do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Assembléia Legislat...iva, Senado Federal e Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de MS, têm a honra em convidar V. Exa. para o lançamento e sessão de autógrafos do livro “CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – EXPLICADA”, de autoria de diversos autores, juristas, professores, advogados, magistrados, membros do ministério público, delegados de polícia, bacharéis em direito, publicação inédita no Brasil e em Edição Comemorativa de Homenagem ao 40º Aniversário de Criação do Estado de Mato Grosso do Sul.
Data: 15/12/2017 – Horário: 08:00h
Local: Auditório do Sebrae
Av. Mato Grosso, 1661 - Campo Grande (MS)

See More
Image may contain: 2 people, text
ATOS & FATOS JURIDICOS

Um artigo sobre Direito Médico com um novo olhar sobre a necessidade de valorizar a relação interdisciplinar entre o Direito e a Medicina, como se dá com a util...ização das perícias técnicas extremamente especializadas, na busca de uma justa decisão sobre os casos de indenizações nas áreas de saúde. http://revistaportalsaude.com.br/…/revista-campo-grande-005… (página 154)

See More

COMO SEMPRE ME PERGUNTAM COMO E ONDE COMPRAR OS MEUS LIVROS: para este último, Direito Fraterno Humanista - www.editoragz.com.br o coupon e PFC30 que dará um desconto de 30% a partir de quarta-feira

Editora GZ
editoragz.com.br

HOMENAGEM ESPECIAL

Diversos representantes de missões diplomáticas da língua portuguesa e autoridades como os ministros Ayres Britto e Walmir Campelo estiveram no evento, que aconteceu na última quinta-feira (31), na Embaixada de Portugal. Leia mais:

Diversos representantes de missões diplomáticas da língua portuguesa e autoridades como os ministros Ayres Britto e Walmir Campelo estiveram no evento, que aconteceu na última quinta-feira (31), na Embaixada de Portugal O poeta Dom Carlos Nejar, indicado ao prêmio Nobel de Literatura, foi empossad...
anadem.org.br
Image may contain: 7 people, people smiling, people standing and suit
ABA Associação Brasileira de Advogados Mato Grosso do Sul Campo Grande MS

ADVOGADAS E ADVOGADOS,
Filiem-se à ABA - Associação Brasileira de Advogados, com sede em Brasilia e diretoria regional em todos os Estados da federação e usufru...am dos benefícios dessa grande rede de integração nacional classista.

See More

"Aquele que não entender a inovação disruptiva irá em breve deixar de militar...", diz o autor do bom texto para alertar os quase um milhão de advogados que teremos em breve...

http://www.beckhauser.com/…/A-Inova%C3%A7%C3%A3o-Disruptiva…

Na semana de comemoração do dia do advogado de 2014 tive a oportunidade, em conjunto com colegas, de discutir os rumos da advocacia moderna, em especial quanto ...
beckhauser.com
Image may contain: text
No automatic alt text available.
Image may contain: text
LUCIO FLAVIO SUNAKOZAWA added 3 new photos.

Em breve, lancamento do livro COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL que, singelamente, contribuí com escritos sobre os primeiros dispositivos, sob a coordenac...ao do nosso grande professor Ney Alves Veras, e com muitos outros professores e juristas de renomada vocação processualistica. Parabéns aos eminentes colegas que ajudaram a formatar essa bela obra.

See More