See more of Infancia Livre de Consumismo by logging into Facebook
Message this Page, learn about upcoming events and more. If you don't have a Facebook account, you can create one to see more of this Page.
See more of Infancia Livre de Consumismo by logging into Facebook
Message this Page, learn about upcoming events and more. If you don't have a Facebook account, you can create one to see more of this Page.
Not Now
Posts
No automatic alt text available.
Infancia Livre de Consumismo

"Não existe alimento barato. Se estivermos comprando algo a um preço muito pequeno é porque algum elo da cadeia produtiva está sofrendo, e normalmente é o peque...no produtor, meio ambiente ou empregados. Se custos socioambientais fossem colocados na conta dessas grandes empresas, o barato sairia bem caro. A solução para o alimento é a produção local, a eliminação de muitos intermediários e um pouco de boa vontade da população em prestar atenção no que come e no que fornece aos filhos. Árvores frutíferas, hortas urbanas comunitárias e etc além de aumentarem a liberdade de escolha ainda são atividades terapêuticas, que levam à união! E barateiam a conta! Feiras de produtores e comprar comida na época certa são outras atitudes que podem ajudar."
Aline Kehrle ~ http://on.fb.me/1RYIV5H

See More

E ainda tem gente que diz que a culpa é toda da mãe!

"Só na presença de uma dieta não saudável a genética se relaciona com obesidade. Sem dúvida, o papel dos pais é chave, e também o da escola, dos profissionais de saúde, da mídia e da cultura de entretenimento."
Miguel Ángel Martínez-González, médico e professor, em entrevista sobre os resultados de sua pesquisa, a relação da pesquisa científica, sobre a dieta mediterrânea e os riscos relacionados ao açúcar e às farinhas ref...inadas.

El País | bit.ly/2mlK5f4

See More
Image may contain: text
Videos
Where to invade next ~Michael Moore
286
74
Inspiração <3
725
90
Já percebeu que a indústria e a publicidade procuram te convencer a sempre buscar modelos mais novos? Que tal pensar em consumo sustentável? Reduzir, reutilizar, reciclar.
891
47
Photos
Posts

Sakamoto fez uma matéria muito boa sobre esse assunto que exige um olhar atento.

Sakamoto did a very good on that subject that requires a watchful eye.
Translated
Um estudo do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar mostra que a proporção de pessoas obesas entre usuários de planos de saúde passou de 12,5%, em 2008, para 17%, em 20...
blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br|By Leonardo Sakamoto
Infancia Livre de Consumismo updated their cover photo.

Os tamborins esquentando, o chão da praça balançando, os blocos indo pra rua e o Milc desacelerando as atividades pra brincar o carnaval com as crianças!

Na quarta-feira de cinzas, voltaremos a todo vapor pra passar a quaresma de olho na metralhadora giratória de abusos das campanhas de ovos de chocolate com seus brindes xexelentos que tenta retirar qualquer sentido sagrado da Páscoa, deixando apenas o consumismo como legado.

Bom carnaval para crianças e adultos!

...

Foto: Mariana Rocha

See More
Image may contain: shoes

É mole?

It's soft?
Translated
Image may contain: one or more people
Polly do Amaral

Projeto de Lei (385/2013) quer permitir que empresas privadas recebam incentivo fiscal para fazer publicidade infantil dentro das escolas de BH por meio de PPP....

#PublicidadeInfantilNÃO
#EscolaSemPublicidade

O PL foi aprovado em 1o turno na última sexta (10/02/17) com 31 votos favoráveis, 5 contrários e 2 abstenções. Propõe que empresas privadas forneçam cartilhas educativas e itens de higiene bucal para as escolas municipais e em troca "poderão explorar publicidade moderada nos itens fornecidos" e ainda "receberão benefícios tributários do Município". É mole?

Veja mais detalhes no site da Câmara Municipal de BH: bit.ly/2kp9QtD
* Para ler o PL na íntegra vá em: Tramitação da proposição -> 1 Autuação -> 'Inicial Apresentado'
* Para ver como votaram os vereadores vá em: Tramitação da proposição -> 6 Apreciação em Plenário -> 'Decisão e ocorrências: Aprovado em Primeiro turno'

See More

Princesas x Roqueiras
no blog ~ http://bit.ly/Milc_PrincesasXRoqueiras

"As meninas podem ser o que elas quiserem, inclusive princesas" é a frase que tenta encerrar o debate sobre a escolas de princesa e as iniciativas que se contrapõem a essa.

...

Porém a ideia do "ser princesa" vai muito além do rosa, das saias rodadas e das purpurinas: aliás, se fosse apenas isso, a ideologia do "ser princesa" seria inofensiva.

A questão é: o que significa 'ser princesa' para as escolas de princesas?

E o que significa 'ser roqueira', ser uma menina livre ou desprincesar-se para as oficinas em formatos diversos de que se proliferam Brasil afora?

As oficinas surgem justamente em oposição a estes espaços em que as meninas (apenas as meninas!) aprendem a se comportar "como princesas"? A escola de princesa ganhou destaque muito na mídia e que já foi bastante criticada pelo Milc e por outros movimentos exatamente por se aproveitar da fantasia e da imaginação das meninas para incutir conceitos que estereotipam as meninas e reduzem a sua potência criativa e suas possibilidades de felicidade e bem-estar.

A escola de princesas - de acordo com o que a sua idealizadora já disse em entrevistas - é um espaço onde a estética da fantasia de que significa 'ser princesa' disfarça uma a ética perniciosa quando reduze o papel e a função da mulher no mundo e na sociedade.

Me parece aceitável que uma menina goste de brilhos e babados (da mesma maneira que achamos aceitável o fato dela não gostar) e que as mães aceitem, respeitem e até que curtam junto. Mas a estética das purpurinas nas escolas de princesa disfarçam uma ética da subserviência e uma reprodução do machismo com zero criticidade ao sistema patriarcal que se mantém oprimindo e matando as mulheres.

Nos agrada mais as propostas que dizem às meninas que elas podem ser o que elas quiserem, mas que não precisam ser doces, bonitas e amáveis para que sejam aceitas, respeitadas e amadas. Não é questão de princesa ou roqueira apenas na estética, mas também sobre a ética e os valores que são transmitidos por trás de cada uma das imagens e mensagens.

* * *

Mapeamos quatro iniciativas que incentivam o empoderamento de meninas:
Girls Rock Camp - http://www.girlsrockcampbrasil.org/
Oficina de Desprincesamento - https://www.facebook.com/desprincesamento/
Oficina de Meninas Livres - https://www.facebook.com/cursoparameninaslivres/
Marias vão com as Outras - https://www.facebook.com/MariasVaoComAsOutras
(se souber de outras iniciativas, deixe nos comentários)

Antes de defender a escola de princesas como um espaço para o lúdico e a fantasia no estilo contos de fada e disney, vejam esta matérias http://bit.ly/2kPN1CJ (precisa ler o texto todo e ver o vídeo):

Imagem Kate T. Parker, idealizadora do projeto 'Strong is the new Pretty', porque não é só no Brasil que estamos precisando mudar a maneira de criar meninas ~ https://www.katetparker.com/

Texto de Mariana Sá com todos os links no blog ~ http://bit.ly/Milc_PrincesasXRoqueiras

See More
Image may contain: one or more people, people playing musical instruments, guitar, outdoor and text

Ilegal, imoral e engorda. No nosso blog explicamos estes e mais sete motivos para evitar publicidade infantil a todo custo. Siga o link!

#infancialivre

Publicidade Infantil só é boa para quem investe nela. Anunciantes são os grandes defensores da prática que facilita a vida de quem deseja vender qualquer produto ou serviço para crianças assediando os menores de idade para compra e não os pais, respo
milc.net.br
No automatic alt text available.
Infancia Livre de Consumismo

O Verdadeiro Corredor da Morte
Estes dias entrei em um supermercado buscado altenativas para a minha diet Low Carb. Parei por um momento em frente a um corredo...r como estes e comecei a analisar os chamados "alimentos": TODOS embalados, processados e conservados artificialmente. Me recordei então de um vídeo que assisti sobre a origem dos alimentos processados e enlatados, no pós guerra, para suprir a escassez de alimentos do período caótico que a humanidade viveu. Hoje, sem perceber, vivemos em um campo do concentração simbólico e, todos os dias, nos dirigimos para o "corredor da morte". Diferentemente dos judeus, não vamos silenciosamente e totalmente tomados de pavor: vamos totalmente conscientes do inconsciente!
Isso me apavora e sai de lá de mãos vazias...
(Simone de Carvalho)

See More

A relação da lanchonete do palhaço e a publicidade clandestina praticada por youtubers mirins.

A pedido do Instituto Alana, de defesa da criança, vídeos em que presentinho enviado pelo McDonald’s era desempacotado e ‘avaliado’ devem sair do ar
veja.abril.com.br

Atividade bacana em São Paulo

1,039 Views
1,039 Views
Ana Carolina Guedes at Espaço de Leitura.

Sábado especial @Quintal de Trocas!

Contação de Histórias, Feira de Trocas, conversa, risadas, Espaço de Leitura e muitas outras delícias.

Quando: 18.fev...
Horário: 9h as 11h

Como será a programação?

9h as 11h: Feira de Trocas de Brinquedos, Jogos, Livros e Fantasias e vai rolar também uma linda Contação de História com a Francine Brandão, totalmente conectada com a temática da feira. :)
(http://www.francinebrandao.com.br/)

Onde: no Espaço de Leitura, Parque da Água Branca (próximo ao metrô Barra Funda)

O que levar para participar da Feira de Trocas?!

Brinquedos, Jogos, Livros e Fantasias em bom estado!!!

Acho legal também levar canga ou um tecido para colocar os brinquedos em cima.

Queremos fazer esse sábado, um sábado MUITO ESPECIAL!!!!!

Compartilhe essa ideia e marque todos os amigos com filhos! Vamos brincar!!!!

Agradecimento especial a Ana Carolina Pendloski Abe que vai fotografar o evento.

Ao time Quintal de Trocas que faz tudo isso possível: Audrey Trotta, José Cashana, Osny Santos Netto, Raniere Silva, Gustavo Tanaka, Michel Marcondes e Ana Carolina Guedes.

E a amada Tati Fraga que ama aquele espaço e que faz dele um lugar ainda melhor e possível.

See More

É difícil de acreditar, mas Ronald McDonald agora também está fazendo aparições em hospitais. Além da presença polêmica nas escolas, agora, com aval de gestores da área de saúde pública – a parte mais difícil de entender – Ronald se apresenta dentro de hospitais, passando horas brincando com crianças que estão passando por algum mal estar físico, passageiro ou duradouro, para vender sua marca mesmo sem apresentar o logotipo.

* * *

O Milc é membro da Aliança Pela Alimentação... Adequada e Saudável e assina carta de repúdio sobre o episódio. http://bit.ly/CartaAliançaRepudio

Saiba mais: Sobre Ronald McDonald nas escolas http://bit.ly/2kXcKcj

Imagens da web – autoria poderá ser creditada caso haja identificação do fotógrafo nos comentários.

Texto completo de Vanessa Anacleto no nosso blog ~ milc.net.br

See More
Falar sobre uma ação de marketing que aproveita um momento de vulnerabilidade das famílias, quando estão e um hospital a procura de atendimento com uma criança doente, é difícil para nós que temos como missão justamente alertar os pais e mães para os abusos e a falta de limites da comunicação de mer...
milc.net.br

Confira a participação da MILC, Debora Regina Diniz, no programa Santa Receita debatendo o tema "infância e tecnologia".

"Durante a campanha, as lojas da rede Burger King foram decoradas com diversos anúncios alusivos às personagens e com expositores contendo todos os brinquedos, posicionados à altura de uma criança, e o site da empresa também anunciava o lanche com uma área própria para o público infantil. Além disso, a segmentação dos combos com brinquedos ‘para meninas’ e ‘para meninos’, artifício da empresa para aumentar os lucros, desperta nas crianças o desejo de possuir produtos diferentes e estimula valores estereotipados de gênero desde a infância."

A rede de fast food lançou, em parceria com a Mattel, duas linhas de brinquedos colecionáveis para divulgar o lanche ‘King Jr’
criancaeconsumo.org.br

"É inacreditável que hoje se passeiam mais os cães do que as crianças"

Ana Bela Ferreira | bit.ly/2f5AARq | 26/09/2016

<<O entrevistado fala sobre Portugal, mas qualquer semelhança com o Brasil não é apenas coincidência>>

...Continue Reading
Image may contain: one or more people, sky and outdoor

Daqui a pouco, às 15h, a Milc Debora Regina Diniz estará no programa Santa Receita para debater o tema "Criança e Tecnologia".
O programa é exibido pela TV Aparecida.

Image may contain: 1 person, smiling, text and closeup
Image may contain: 1 person, smiling, text and closeup