Posts

Vila Fernando

Com aproximadamente 350 habitantes é a freguesia menos povoada do Concelho de Elvas, no entanto já foi sede de concelho até 1836. Até ao séc. XIX foi também denominada Aldeia da Conceição, pelo orago da Igreja Matriz.

A área da freguesia de Vila Fernando foi ocupada desde cedo, no Paleolítico e no Neo-Calcolítico, época na qual se construíram a maioria dos vestígios megalíticos neste espaço. Também a civilização romana acorreu a este território e aqui construíra...m diversas villas e, das quais o Carrão ou a Atalaia dos Sapateiros são grandes exemplos.
Diversas epígrafes, cerâmica e outros vestígios encontrados na freguesia de Vila Fernando fazem parte do espólio do Museu do Palácio Ducal de Vila Viçosa e outros farão parte do espólio do Museu de Arqueologia de Elvas.
Desde o período romano até ao final do período islâmico pouco sabemos desta área. No séc. XIII era denominada de Alcarapinha ou Alcarapina e o repovoamento cristão aconteceu a partir de 1260, data da concessão de terras do Monarca ao Mosteiro de São Vicente de Lisboa, e de 1264 com a doação das mesmas terras a D. João Peres de Aboim. Certamente as terras foram posteriormente povoadas pelos servos deste senhor juntamente com os descendentes de alguns muçulmanos que ficaram.

Em 1320 já o grupo disperso de casas tem o nome de Vila Fernando, facto que se deve a D. João Fernandes de Lima, casado com D. Maria Anes, filha de D. João Peres de Aboim e herdeiro das suas terras na zona de Elvas. A fraca densidade populacional ainda em 1320 é atestada pelo arrolamento paroquial onde a igreja de Santa Maria, Matriz e antiga mesquita, é só taxada com 15 libras.
Já em 1527, Vila Fernando apenas tinha 10 fogos e mesmo o pároco da igreja vivia em Estremoz, pelo que a população se queixava de uma igreja ao abandono.

No séc. XVI, as terras de Vila Fernando, entretanto tornada sede de concelho, foram compradas por D. Catarina, duquesa de Bragança. A sede do município situava-se no Monte de Vila Fernando, da Audiência ou do Paço. É com a reedificação da igreja após o terramoto de 1755 que a vila começa a nascer, construindo-se alguns anexos e casas em volta do templo. Em 1758, Vila Fernando conta com 30 fogos e 213 habitantes.

O Concelho de Vila Fernando, com cerca de 300 habitantes, foi extinto em 1836 e a vila passou a pertencer à Freguesia de Barbacena. A criação da Colónia Correccional em 1895, um magnífico projecto com edifícios de carácter neo-gótico, desenho do Eng. Mendes Guerreiro, foi um grande passo para o desenvolvimento da vila que viria finalmente a ser sede de freguesia em 1920.

Hoje, para além do extraordinário complexo da antiga Colónia Correccional, resta algum casario do séc. XIX e a Igreja Matriz, bastante alterada durante os séculos XIX e XX.

Fonte: CME

See More
Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX.[1] Era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 256 habitantes.
pt.wikipedia.org

Taberna da Adro na Sic

Image may contain: 2 people, indoor
Queridas Manhãs

Estamos em ‘Querido Garfo’ com Maria José Sousa, proprietária e cozinheira do restaurante ‘Taberna do Adro’. 😄🍴

Aprenda a fazer ‘Galinha tostada com migas’ e ‘Cericá com Ameixas de Elvas’. 🤤

#queridasmanhas #sic #fremantlemediapt

Photos
Videos
Oasis Trio Vila Fernando - Elvas
27
2
Posts