Photos
Posts

O ATR72-600 da PASSAREDO LINHAS AÉREAS, prefixo PR-PDB (cn 1028) "Canário" , foi visto nesta quarta-feira (16/DEZ) no Aeroporto de Goiânia/GO (GYN)...

... [leia mais e comente! :)]
aeroentusiasta.com.br

Ainda sobre o spotting day. Matéria no Correio do Povo.

Os "spotters" se reúnem para observar aviões em aeroportos
correiodopovo.com.br
Posts

Materia Veiculada em rede nacional sobre o Spotting Day em POA!

Empresa que administra a maioria dos aeroportos do Brasil tem facilitado o contato de observadores fanáticos de aviação com aviões. Veja todos os v...
noticias.band.uol.com.br

O ATR72-500, prefixo PP-PTO (cn 837) da PASSAREDO LINHAS AÉREAS, está com adesivo alusivo a uma promoção da ADEVIRP (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região)!

O Airbus A319 PR-AVB (cn 4222) da AVIANCA BRASIL, retornou ontem (17/NOV) da Europa, onde passou por longa revisão e troca de pintura. Agora ele ostenta a imagem padrão da Star Alliance, assim como os A320 PR-AVR e PR-OCQ.

Vem aí o 1º SPOTTER DAY POA!

Uma manhã fotografando a movimentação em áreas inéditas!!!

Para maiores informações e inscrição, os interessados em participar do evento deverão entrar em contato com a Comunicação Institucional do Aeroporto Salgado Filho (POA), através do e-mail: spotterdaypoa@gmail.com.

...

* As vagas são limitadas e as inscrições iniciam-se em 01/11 e encerram-se em 12/11/15.

Apoio: Site AeroEntusiasta

See More
Image may contain: text

#AeroClassificados - Aos interessados, contato somente através do Aeroforum, diretamente com o vendedor! Obrigado!

VENDA: Aeroporto Gemini Jets 1:400

Em uma cerimônia emocionante realizada no Aeroporto Salgado
aeroentusiasta.com.br

AZUL iniciará operações para os EUA a partir de 2015.
Segue press release da cia.

No automatic alt text available.
Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Faça as malas, separe o passaporte e treine seu inglês.

Em 2015 a Azul começa a operar nos Estados Unidos: http://bit.ly/AZULInternacional

PR-ONV: O PRIMEIRO A330 CARGUEIRO DO BRASIL
http://www.aeroentusiasta.com.br/posts/420

No último dia 07/MAR o Airbus A330-200F, prefixo de testes F
aeroentusiasta.com.br

Amigos do AeroEntusiasta, seguem mais informações sobre a volta da prática do planespotting no "MORRINHO"

Image may contain: people standing and stripes
GRU Plane Spotting

Coletes!

Boa noite amigos spotters! Viemos lembrar que a aquisição dos coletes é imprescindível para o spotting em nosso "morrinho". Pedimos que enviem O MAIS R...ÁPIDO POSSÍVEL um e-mail para spottergru@gmail.com com seu nome completo para montarmos uma lista com os interessados.

LEMBRANDO! O GRU Airport nos avisou que a segurança poderá convidar o spotter a se retirar do local caso o mesmo não esteja usando o colete.

Pedimos também que enviem o tamanho do colete (P, M, G) para podermos ter uma ideia de quantos e quais tamanhos pediremos.

Os coletes custarão 40 Reais.

ATENÇÃO! Os coletes poderão ser pedidos SOMENTE através do e-mail spottergru@gmail.com

Faremos, EM BREVE, um evento no morrinho para a entrega dos coletes. Os mesmos poderão ser pagos neste dia conosco.

Amanhã, entre 10:30 e 12:00 nós, da administração da página, estaremos visitando o "morrinho" para tirar fotos do local e fazer um guia de acesso a área, que publicaremos em breve. Se alguém quiser ir conhecer o local e tirar duvidas pessoalmente, estaremos por la para ajudar no que for preciso.

* Imagem ilustrativa, não necessariamente será igual, apenas a cor "verde limão" com certeza, pois estamos negociando com mais de 1 fornecedor.

Obrigado meus amigos!

See More

Amigos do AeroEntusiasta....O morrinho de GRU está de volta!!!
Segue comunicado com as informações e orientações.

Parabéns, amigos do GRU PLANE Spotting!!!

Image may contain: one or more people, people standing, sky and outdoor
GRU Plane Spotting

Atenção amigos Plane Spotters do GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo!

- É com grande alegria e satisfação que anunciamos a volta da prática do sp...otting no "MORRINHO"!

Após reunião com o GRU Airport, foi decidido que a parte externa da cerca do morro, no antigo local de spotting (próximo de onde se encontrava uma casa de madeira), está liberada para acesso dos fotógrafos, DESDE QUE OS MESMOS UTILIZEM O COLETE VERDE (não será necessário o uso por parte de acompanhantes). Isto se dá para que o setor de segurança do GRU Airport consiga identificar os spotters e auxiliar na proteção de todos. A credencial, por hora, NÃO será necessária.

* RESSALTANDO, a área é uma área EXTERNA ao GRU AIRPORT. A área cercada do "Morrinho" (área interna com acesso feito por um portão) NÃO pode ser acessada. Portanto, FIQUEM ATENTOS, pois o acesso e permanência no local são por conta e risco do fotógrafo, e o GRU Airport não se responsabilizará por qualquer incidente ocorrido. Pedimos também que cuidem bem da área, não jogando lixo e, até, recolhendo o que encontrarem, ajudando a preservar o local e nosso spotting.

O acesso ao local é feito por um espaço na cerca localizada ao final da Estrada Guarulhos-Nazaré.

* COLETES - Quem estiver interessado no uso do colete para fotografar, favor enviar um e-mail para spottergru@gmail.com. O custo do colete será de 40,00 Reais, incluindo o colete + o silk screen (estampa) de identificação do spotter.

AVISO IMPORTANTE! - Pedimos que, em caso de qualquer dúvida, entre em contato direto via mensagem APENAS através desta página e email. Pedimos que evitem entrar em contato particular com qualquer pessoa, como o Luis Alberto Neves (que NÃO faz mais parte da administração oficial da página GRU Plane Spotting, mas ainda recebe mensagens com dúvidas), ou mesmo com Luiz Fernando Graça, Aidan Formigoni, Arthur Gulmini, Maurício Sato e outros, pois isto pode gerar um desencontro na divulgação de informações, além de associar pessoas específicas a um projeto que é de todos nós. Esta página sempre será o canal de comunicação oficial dos plane spotters com o GRU Airport.

Grande abraço Plane Spotters!

FOTO: Luiz Fernando Graça

See More

Aos amigos do Site AeroEntusiasta, segue comunicado importante do GRU PLANE Spotting a respeito do planespotting no GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo

GRU Plane Spotting

GRU PLANE Spotting é a fan page OFICIAL sobre a prática do plane spotting no GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo.

A página oficial

Esta página é ...uma página oficial porque foi nos concedida pelo GRU Airport.

Após muitos fotógrafos terem entrado em contato com a nova administradora do aeroporto após a mesma ter assumido o controle do local, foi iniciado o que chamamos não oficialmente de “projeto spotter”, e a página foi criada para que os plane spotters não precisem entrar em contato com o GRU Airport utilizando seus diversos meios de comunicação social. Toda a interação entre os fotógrafos e o aeroporto é feita de forma direta, sendo esta página a única intermediadora. Com isto as pessoas envolvidas com o projeto dentro do aeroporto pretendem facilitar a comunicação entre ambas as partes.

Logo, o objetivo desta página e do grupo de pessoas que a administra é serem intermediadores oficiais entre o aeroporto e os plane spotters. Sendo assim, qualquer informação que o aeroporto de Guarulhos queira passar aos fotógrafos será passada por aqui. Por outro lado, sempre que os fotógrafos tiverem qualquer dúvida, sugestão, reclamação, ou sempre que quiserem buscar informações sobre o “projeto spotter” junto ao aeroporto, poderão também fazê-lo por aqui.

Salientamos então que qualquer pedido feito por esta página aos fotógrafos é um pedido oficial do pessoal que administra o GRU Airport. Da mesma forma, sempre que algum fotógrafo entrar em contato com a página para qualquer fim, ele estará entrando em contato com pessoas ligadas diretamente ao pessoal de comunicação social do aeroporto, e tudo será repassado a eles. Eles são os responsáveis pelo “projeto spotter” dentro da nova administradora.

O credenciamento

A fim de ter um controle maior de quem frequenta o aeroporto e do número exato de pessoas que lá estão somente com o objetivo de fotografar aviões, o GRU Airport iniciou o cadastramento dos plane spotters junto ao mesmo.

O GRU Airport definiu que, para receber a credencial, o fotógrafo deve morar no estado de São Paulo, e deve visitar o aeroporto com certa frequência. Isto foi pedido porque o número de credenciais que o aeroporto pode emitir ainda é limitado. Portanto, os plane spotters que mais visitam o aeroporto são cadastrados primeiro.

No entanto, o objetivo do GRU Airport é dar a oportunidade de cadastramento a todos os fotógrafos. Isto pode demorar um tempo, já que a emissão das credenciais depende do aval do setor de segurança e de outras partes do aeroporto, então a mesma está sendo feita aos poucos. Ainda assim, salientamos que nosso objetivo é o de dar a oportunidade de cadastramento a todos em um determinado momento.

As pessoas que não possuem a credencial e os fotógrafos residentes em outros estados podem visitar o GRU Airport para fotografar. Em alguns pontos, será necessário estar acompanhado de alguém que possua a credencial e em outros não, como será explicado mais abaixo.

Os plane spotters de outros estados terão a oportunidade de se cadastrar quando grande parte dos fotógrafos locais já estiver cadastrada. Ainda não há prazo para isso, mas assim que o GRU Airport tomar tal decisão, a mesma será informada em nossa página.

Para todos os fotógrafos frequentes que moram no estado de São Paulo e desejam se cadastrar junto ao GRU Airport, basta enviar os dados abaixo para o e-mail spottergru@gmail.com:

Nome completo
Data de nascimento
RG
CPF
Telefone de Contato
Endereço Completo (rua, número, complemento, bairro, cidade, CEP)

Spotting Points

Hoje, dentro do GRU Airport e em suas proximidades, existem os seguintes pontos de observação/fotografia de aeronaves: vidros do mezanino do Terminal 1, vidros do mezanino do Terminal 2, vidros do restaurante Viena do Terminal 1, rua dos Correios ao lado do Terminal 4 e gramado das cabeceiras 09 na rodovia Hélio Smidt. Há ainda alguns outros pontos fora das proximidades do aeroporto, como o estacionamento da Localiza, a rua Engenheiro Albert Leimer e as ruas nas proximidades das cabeceiras 27, mas estes não fazem parte do local administrado pela concessionária que gere o GRU Airport e, portanto, a ida aos mesmos é de responsabilidade exclusiva do fotógrafo.

Vidros dos mezaninos dos Terminais 1 e 2

Nos vidros dos mezaninos (último piso) dos Terminais 1 e 2, é possível fotografar sem o uso da credencial. Ocasionalmente, o fotógrafo pode ser abordado por algum segurança do aeroporto. Isto ocorrendo, basta informar que está tirando fotos para uso próprio e que faz parte do “projeto spotter”. A regra geral é que qualquer um pode frequentar estes locais.

Vale ressaltar que, devido às muitas obras que estão acontecendo nas proximidades destas duas áreas, os vidros das mesmas podem se encontrar sujos. O GRU Airport está ciente deste detalhe, e a área encarregada do “projeto spotter” tem feito pedidos para que os mesmos sejam limpos pelo pessoal de limpeza.

Vidros do Viena

Os vidros do restaurante Viena, localizado no Terminal 1, podem ser acessados por todos sem o uso da credencial, desde que respeitados os horários de funcionamento do restaurante. No entanto, é altamente aconselhável que se consuma algum produto do local para fotografar dentro do mesmo por algum tempo.

Correios

A rua dos Correios, ao lado do Terminal 4, pode ser acessada por todos, sem o uso da credencial, desde que permanecendo fora das áreas particulares dos edifícios que ali se encontram. Ocasionalmente, o fotógrafo pode ser abordado por algum segurança do aeroporto. Isto ocorrendo, basta informar que está tirando fotos para uso próprio e que faz parte do “projeto spotter”.

Gramado

Para fotografar no gramado das cabeceiras 09 na Rodovia Hélio Smidt, o fotógrafo precisa ter a credencial junto ao GRU Airport. O pedido foi feito pelo aeroporto aos plane spotters por se tratar de uma área de segurança onde o controle de todos que ali permanecem precisa ser feito. Com a proximidade da Copa do Mundo Fifa 2014, a segurança precisou ser reforçada, e nenhum indivíduo poderia mais permanecer no local. O credenciamento foi a solução encontrado pelo GRU Airport para que nosso grupo pudesse continuar frequentando a área. É altamente aconselhável também o uso de um colete com cor de destaque para que o fotógrafo seja identificado pelos seguranças e por possíveis veículos que estejam prestando serviços no local, evitando assim qualquer tipo de acidente. O colete não é fornecido pelo aeroporto e nem por esta página oficial.

Caso o fotógrafo não possua a credencial e queira fotografar no gramado da cabeceira 09, basta procurar alguém que possua o credenciamento junto ao aeroporto para lhe fazer companhia. O mesmo vale para plane spotters de outros estados. Como página oficial, recomendamos os a todos os fotógrafos credenciados que levem membros não cadastrados ao gramado sempre que possível. O ato faz parte da implementação de uma cultura de companheirismo e de comprometimento entre os plane spotters que só tem a fazer bem ao nosso projeto e a todo o nosso grupo.

Seguranças

Todos os detalhes de nosso projeto foram repassados para o setor de segurança do GRU Airport. No entanto, por ser um projeto novo, e devido ao setor de segurança compreender muitas pessoas, nem todos os seguranças agirão como o esperado. Caso algum segurança peça para o fotógrafo se retirar do local a ser frequentado, é aconselhável que isto seja feito sem que haja qualquer tipo atrito ou ato de desrespeito com o trabalhador do aeroporto. Após o fato ocorrer, entre em contato conosco nesta página. Assim, repassaremos as informações do incidente para os encarregados do projeto “plane spotter” dentro do aeroporto para que eles reforcem as informações a respeito de nosso grupo entre seus parceiros.

Cooperação

A cooperação dos planes spotters com o nosso aeroporto começa de uma forma bem simples: todos devem ajudar a manter os locais frequentados limpos e intactos, todos devem agir sempre com discrição, educação e respeitando ao próximo, e todos devem fazer o papel de conscientização dentro de nosso grupo para que novos praticantes possam estar informados sobre o plane spotting e suas diretrizes dentro do GRU Airport.

O morrinho

Em nosso saudoso “morrinho”, a fim de permitir que obras sejam realizadas, ocorreu uma grande desapropriação que envolveu a retirada de muitas famílias residentes no local, e uma cerca foi colocada para isolar a área. Esta cerca tem o objetivo de prevenir que pessoas voltem a habitar o local de forma irregular, além de isolar o morro para que obras ainda não definidas possam ser executadas em um futuro próximo sem que exista o risco de acidente.

Assim, o GRU Airport oficialmente pede para que os plane spotters e entusiastas da aviação não acessem as áreas isoladas do morro que estão fechadas com cercas, independentemente de o portão que dá acesso ao local estar aberto ou não.

A razão do pedido é simples: a consolidação da desapropriação precisa ser estabelecida, mas isto requer certo tempo. A presença de qualquer pessoa no local, neste momento, pode indicar a outros que o mesmo não possui fiscalização ou que ele não está sendo utilizado, e assim poderia ser invadido novamente, o que geraria muitos problemas para o aeroporto, e, consequentemente, para os fotógrafos. É preciso um período de adaptação para que a comunidade possa acostumar-se e conscientizar-se de que aquela área é uma área pertencente ao aeroporto.

Além disso, desde que as obras na região tiveram inicio, o “morrinho” tornou-se um local inseguro e, por enquanto, condições adequadas para que pessoas fotografem no local ainda não podem ser oferecidas. Assim, o GRU Airport não poderá ser responsabilizado por qualquer infortúnio que venha a acontecer a qualquer um, e qualquer tipo de acidente ou incidente, seja relativo à saúde ou à segurança de qualquer fotógrafo, pode atrapalhar o trabalho da concessionária, e o apoio aos plane spotters pode ser prejudicado. Vale ressaltar também que acessar as áreas isoladas, sem devida autorização, é cometer crime de invasão de propriedade.

Locais fora das áreas isoladas do morro ainda podem ser frequentados, mas os mesmos não são administrados pela concessionária que gere o GRU Airport e, portanto, o mesmo não é responsável pelo segurança e pelo controle de tais locais. A ida aos mesmos é de responsabilidade exclusiva do fotógrafo.

Vale ressaltar também que conversas sobre o futuro do morrinho estão em andamento junto ao pessoal responsável pelo “projeto spotter” dentro do GRU Airport. Assim que novidades surgirem, informaremos a vocês utilizando este canal.

Dúvidas

Gostaríamos de lembrar a todos que, em caso de dúvidas, basta entrar em contato conosco através desta página. Estaremos sempre dispostos a respondê-los e a levar seus pedidos, questões e críticas ao GRU Airport se necessário.

Considerações finais

A parceria entre o GRU Airport e os plane spotters é inédita no Brasil. Com ela, pretendemos aumentar o espaço e o reconhecimento de nosso grupo junto ao aeroporto de Guarulhos e, consequentemente, junto aos outros aeroportos do país. Com o apoio e a cooperação de e entre todos os envolvidos, conseguiremos muitos benefícios para ambas às partes. Para os plane spotters, os benefícios podem vir na forma de eventos, permissões e, acima de tudo, na garantia de que nosso grupo, nosso espaço e nossas ações sejam bem vistos e bem recebidos pelo GRU Airport, e podemos garantir que isto já vem ocorrendo. Esta página oficial vem ser um facilitador para que esta cooperação venha a ser mais ágil, prática e eficiente.

Obrigado a todos pela atenção.

Equipe GRU PLANE Spotting

See More

Bom dia, amigos!
Como AeroEntusiastas e Planespotters, vamos fazer a nossa parte e colaborar!
Não apenas no GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo, mas em "qualquer local"!!!!
Uma ótima 4a.feira a todos!!!

No automatic alt text available.
GRU Plane Spotting

Olá amigos, como vão?

Esta imagem foi tirada por um plane spotter credenciado durante uma visita ao gramado da cabeceira 09 do GRU Airport - Aeroporto Internaci...onal de São Paulo nesta última semana.

Sabemos que é um caso isolado, mas a colocamos aqui para lembrar a todos que é essencial que ajudemos a cuidar de todas as áreas de nosso aeroporto e de outros aeroportos a serem visitados. Sabemos que é importante levarmos alimentos e bebidas para aguentarmos as longas sessões de fotografia embaixo deste sol de verão, mas pedimos que tomem cuidado com seus objetos e que zelem pelo local a ser frequentado, não só evitando estragar o mesmo, como também conscientizando a todos os seus frequentadores.

É importante que os fotógrafos façam sua parte nesta parceria que é inédita no Brasil, pois assim fortalecemos nossa relação com o aeroporto, e as duas partes sempre sairão ganhando.

Um ótimo dia a todos.

See More