Nieuwsoverzicht

O IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas se encerrou neste sábado (23) com números positivos. O evento atraiu 452 trabalhos científicos relacionados a peixes, camarões, moluscos, quelônios, jacarés e algas. O número de inscritos alcançou 846 pessoas, entre estudantes, produtores…
cpatu.embrapa.br
A necessidade de agregar tecnologia no processamento dos pescados foi um dos temas em debate nessa sexta-feira (22), no segundo dia do IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas, que acontece em Belém. O zootecnista Darci Fornari apresentou informações sobre a trajetória de uma grand...
cpatu.embrapa.br

Nesta sexta-feira (22), a presidente da Aquabio, Débora Fracalossi, fala sobre avanços e perspectivas na nutrição de peixes. Já o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, André Pontes, fará palestra voltada para as políticas públicas de sua pasta relacionadas ao cultivo do pirarucu no Pará. E representantes de uma das maiores empresas exportadoras de peixes congelados do país também participam da programação do segundo dia.

“Vocês têm a faca e o queijo na mão para se tornarem grandes expoentes na piscicultura nacional.” Com essa frase, a presidente da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio), Débora Fracalossi, saudou o público presente na abertura do IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas, nessa quinta-feira (21), em Belém (PA). Para Débora, a Amazônia possui condições favoráveis para avançar nessa atividade e a presença de mais de 700 inscritos no evento revela que se caminha nessa direção.

Na programação do IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas, o pesquisador Carlos Alberto da Silva (Embrapa Tabuleiros Costeiros) vai falar sobre boas práticas de manejo de espécies nativas e como medidas simples podem minimizar impactos ambientais e melhorar o retorno financeiro de pequenos produtores.

Foto: Jefferson Christofoletti (Embrapa Pesca e Aquicultura)

foto van IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas.

A nova instrução normativa que simplifica o processo de licenciamento ambiental para a pesca será um dos temas abordados no IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas. Palmira Ferreira Gonçalves (Sema) e Maria Fernanda Nance Ferreira (MPA) fazem a exposição do assunto.

foto van IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas.

O extrativismo desordenado de peixes ornamentais preocupa o mercado legal e o poder público. No IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas, a Embrapa vai apresentar pesquisas sobre produção, reprodução, manejo, nutrição e sanidade de peixes ornamentais para melhorar a cadeia produtiva e ampliar os mercados de exportação.

Na foto, Apistograma caetei com os filhotes ao fundo. Crédito: Rodrigo Yudi Fujimoto.

foto van IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas.

A ração artesanal foi desenvolvida a pedido de agricultores familiares como alternativa à ração comercial que elevava o custo da produção de peixes. A ideia de incorporar a macaxeira à ração é uma forma de aproveitar produtos abundantes na região. Os ingredientes são farelo de soja, premix (composto de vitaminas e sais minerais), fosfato bicálcio e a macaxeira. E o valor nutricional é o mesmo das rações convencionais. http://aquicultura2013.com.br/

foto van IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas.

A pisicultura intensiva de tambaqui a partir do sistema de aeração artificial está na programação científica do VI Congresso Brasileiro de Aquicultura e Espécies Nativas. A tecnologia, desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-PA), fornece mais oxigênio aos tanques escavados e possibilita o aumento da densidade de peixes por metro quadrado de lâmina de água. Confira a programação completa! http://aquicultura2013.com.br/

foto van IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas.

Congresso com inscrições promocionais

As inscrições para o IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas estão abertas na internet com valores promocionais. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 deste mês de novembro pelo site www.aquicultura2013.com.br. Depois desta data, as inscrições serão realizadas somente no local do evento. O congresso será realizado no período de 21 a 23 de novembro no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Com a inscrição efeti...vada, o participante terá direito a prestigiar ainda os eventos paralelos como IV Congresso Brasileiro Aquicultura de Espécies Nativas; o IV Encontro de Ostreicultura do Nordeste Paraense; o III Workshop do Cultivo do Pirarucu e o I Encontro dos Aquicultores do Estado do Pará. Confira a programação completa do evento no link http://aquicultura2013.com.br/programacao .

Informações pelo e-mail: pautaeventos@yahoo.com.br ou pelo telefone telefone: (91) 3259-4472.

Meer weergeven
Receberemos em Belém do Pará, no período de 21 a 23 de Novembro de 2013, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, o IVCongresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas…
aquicultura2013.com.br
Vídeo Técnico produzido pela Película Vídeo Design para a Embrapa Pesca e Aquicultura, localizada em Palmas, Tocantins. Captado, editado e finalizado em Full...
youtube.com