Photos
Posts

Você sabe liderar? Conheça alguns atributos da liderança.

Existem dezenas, centenas, milhares de atributos necessários para quem quer exercer a liderança. Mas esses atributos são como aquela réplica do navio de Pedro Álvares Cabral que o Brasil construiu para comemorar os quinhentos anos do descobrimento: tem casco, velas, cordames, quilha, mastros, leme e até motor... mas não navega.

Por exemplo, uma pessoa que tem conhecimento e criatividade não fará nada se não tiver corag...em. O verdadeiro líder é aquele que entende quais são os atributos necessários para exercer a liderança num determinado contexto, sabe os atributos que lhe faltam e cerca-se de pessoas capazes de complementá-lo. O líder é um... é um... maestro! Essa imagem está mais do que batida, mas é irresistível. Apenas ter os atributos não resolve; além de tê-los é necessário fazer com que funcionem em conjunto e em harmonia.

Dá para ser um maestro sem ser um virtuose num instrumento musical? Eu acho que dá. Dá para ser maestro sem conhecer música? Aí não dá. Dá para ser maestro sem ter autoridade? Também não dá! Mas olha que interessante: música a gente aprende. E autoridade a gente conquista. É só o chefe maior anunciar o novo organograma com seu nome ali na caixinha de “chefe” e pronto. Ele tem a autoridade. Mas, para este artigo, essa autoridade hierárquica não serve. Estou interessado na autoridade que se conquista pelo respeito e pela admiração dos liderados.

Por isso vou contar a partir de agora uma série de histórias que fazem parte de meu livro Diário de Um Líder e que focalizam alguns dos atributos com os quais sempre deparei quando estive diante de gente que desempenhou – bem – o papel de líder em diferentes situações. Ah, sim, não existe ordem de importância nos atributos, vou apenas elencar os que mais me chamaram a atenção.

Seja bem-vindo, seja bem-vinda a esta viagem pelo universo da liderança.

Dica: que você consiga ter todos os atributos de um líder é necessário também entender que você precisa agir apesar do medo. Baixe agora gratuitamente meu ebook ENSAIO SOBRE O CAGAÇO e entenda http://materiais.cafebrasilpremium.com.br/ensaiosobreocagaco

See More
Ensaio sobre o Cagaço: um livro que vai sacudir seus medos e trazer novas perspectivas para que você possa AGIR.
materiais.cafebrasilpremium.com.br
Diário de Um Líder updated their cover photo.
No automatic alt text available.
Posts

Mais um retorno de leitor: Ola Luciano. Me chamo Rodolfo.

Quero agradecer por compartilhar suas experiencias. Sou estudade de Administração, estou no 7• periodo, tenho vontade de fazer MBA em Gestão Empresarial. Tambem sou líder, jovem com 25 anos em uma equipe de 5 pessoas de uma empresa do ramos comércio varejista(supermercados). Suas experiências, opniões, atitudes entre outras mencionadas em seu livro, me ajudaram a entender mais sobre liderança, onde venho sempre em busc...a dos melhores resultados, de uma forma geral.

Com cada topico de seu livro, pude perceber que em grande parte do relatado desde aos "pocotos" que na crise a primeira coisa que pensam é em demissão não em melhorar seus serviços ou produtos, vejo um grande exemplo na Toyota que na crise pos-guerra veio evoluindo para o que é hoje. Aos leigos que ao comprarem algo procuram apenas em ver o preço e não o valor agregado, onde é o mais importante.

Quando li as ultimas paginas, fiquei bastante pensativo e achei muito geniosa sobre a colocação da metáfora dos canário e os sabiás. Acho que estou em enquadrando em ser um sabiá filhote com uma grande vontade de voar alto mas com uma visão ampla para todas as direções, quero dizer em busca de experiência e o mais importante, com respeito ao próximo e com a vontade da busca de sabedoria, sabendo a hora de ouvir e falar.

Sobre sua fala, "escolha um ou mais mentores para se espelhar" tenho uma grande admiração pela visão e inteligência de Steve Jobs e Bill Gates, acho fascinante esses dois visionários.

Dou-lhe meua sinceros parabéns e agradescer pelo compartilhamento genial de seus conhecimentos.

Um abraço, do seu leitor

Rodolfo Ramalho

See More

Fabiano M. M. Luz fala do DIÁRIO DE UM LIDER

"Luciano, seu livro é muito bom!
O que o deixa muito interessante são os relatos da sua experiência de a liderança, que ilustram muito bom os conceitos que você ensina. O livro cumpre muito bem o papel de inspirar o leitor! Sou professor e vejo nessa atividade uma grande oportunidade de liderar pessoas que no futuro farão a diferença. Se eles aprenderem algo comigo, pode ser que tenha um pouquinho do seu trabalho nisso.
Um abraço...,
Fabiano."

See More

Outro depoimento sobre o DIÁRIO DE UM LÍDER. Pelo Eduardo Farto:

"Acabei de ler um de seus livros 'Diário de um líder'. Primeiramente parabéns e claro agora tem mais um fã :)Me identifiquei em diversos momentos durante a leitura. Trabalho em uma pequena empresa em Piracicaba - SP onde desenvolvemos software e fornecemos serviços e ferramentas para agrimensores, engenheiros/prefeituras e cartórios de registro de imóveis. Trabalhei em empresas como IBM porem fiquei desapontado ...com algumas coisas que presenciei. Morei 2 anos em Melbourne na Austrália e aprendi inglês, retornei ano passado e voltei para a empresa onde foi meu primeiro estágio. Hoje sou chamado de gerente de vendas. A empresa tem grande potencial e estou buscando conhecimento para organizar/estruturar. Seu livro foi excelente/essencial. mas claro o caminho é longo, de qualquer forma, Muito obrigado! Abraços."

Obrigado Eduardo! Fico feliz em saber que posso ter inspirado você de alguma forma. Um abraço!

See More

Como é bom receber um email assim:

Olá Luciano!

Tive a felicidade de comprar seu livro "Diário de um Líder" (estou lendo nesse exato momento e parei para enviar esse email) a decisão de comprá-lo foi motivada por causa do meu trabalho, sou Engenheira de Segurança do Trabalho, tenho 33 anos e 2 anos como líder de uma equipe que foi modificada diversas vezes e lapidada ao longo desse período.

...

Como a faculdade não nos ensina a liderar equipes, pessoas percebi a grande necessidade de buscar a espertize que me faltava e comecei a ler livros de liderança, fato que tem me ajudado a cada dia a entender os meus Técnicos de Segurança primeiro como pessoas e segundo como profissionais.

Ainda não terminei de ler os outros capítulos, mas já fiquei maravilhada com as experiências e dicas lidas até o momento e com certeza estão me ajudando a fazer uma auto avaliação do meu papel de Líder na vida das outras pessoas que me cercam.

Abraço,

Gizelle das Graças Gonçalves
Ouro Preto, MG

See More

Onde estão os líderes?

Image may contain: text

A dura realidade...

No automatic alt text available.

Mais um comentário sobre o DIÁRIO DE UM LÍDER:

Sou o Alan Zimermann tenho 25 anos, acompanho o seu trabalho há pouco tempo e já o admiro bastante. Há 6 meses fui solicitado para um cargo de liderança na empresa onde trabalho, trata-se de uma empresa de TI. Nunca tinha sido "chefe" de ninguém, sempre fui subordinado. Diante dessa situação pensei, ok sou líder, mas e agora? O que devo fazer?
Foi então que adquiri o seu livro "diário de um líder" que me foi bastante proveitoso, é um livro simples prático e objetivo, parabéns por este trabalho. Tendo colocado em prática os conceitos visualizados no livro, após 6 meses de trabalho recebi um feedback bastante satisfatório da minha gerência. Enfim, Luciano gostaria que você viesse até a empresa onde trabalho para nos passar um pouco da sua fantástica experiência de vida e inspirar a todos.

Um comentário sobre o Podbook Diário de Um Líder, do Everton Marinho:

Luciano,
Adquiri há duas semanas todos os episódios do podbook " Diário de um líder" para carregar comigo durante minhas viagens. Estou ouvindo pela segunda vez cada capítulo e apesar de já ter lido o livro, o podbook está servindo para que eu tenha a oportunidade de fixar mais as informações, melhor reflexão e aquisição do conhecimento. Gostei de todo o conteúdo e fico agradecido por ter a oportunidade de conhecer aspectos de sua experiência profissional e todo o conhecimento compartilhado. Fiquei muito emocionado com o último capítulo com o texto de comparação entre canário e o sabiá. Maravilhoso!! Só tenho que agradecer por seu trabalho e a contribuição que este está dando pra minha vida. Abraço.

Mais um comentário sobre o livro:

Luciano,
Sensacional. Este é o resumo que tenho do livro Diário de um Líder que ganhei em uma de suas discussões no Facebook. Sou engenheiro, e pós graduado em uma das escolas mais conceituadas em negócios do Brasil, e nunca tinha lido algo similar. Devia ser implantado como guia para todos alunos, não somente em ensino superior, mas no básico. Sempre fui fã do bom senso, educação e ética, características raras hoje em dia, em qualquer meio.
...O livro todo é uma viagem a nós mesmo, nossas condutas, atitudes e dia a dia, mas o desfecho com o conto do Canário e do Sábia é de tirar o chapéu. Resolvi empreender a pouco mais de um ano, e a relação entre ambas as espécies reflete bem o que é ter todos os cuidados vs a liberdade! E realmente, não é fácil. Mas por nada volto pra gaiola.
Grande abraço e parabéns pelo maravilhoso trabalho, Zedu

See More

Com você também é assim?

Are you like that?
Translated
No automatic alt text available.

E um comentário de quem ouviu o Podbook DIÁRIO DE UM LÍER;

Olá Luciano,
Fiquei bastante feliz quando ouvi, como ouço toda semana, o podcast 349 sobre o podbook. Adorei o primeiro capítulo e logo corri para comprar o restante. Excelente ideia, o que não deve ter sido tão difícil para você, pois o que ouvi foi uma aula de liderança e boas ideias, e o melhor de tudo com a emoção e ênfase passada pelo próprio autor que com competência nos passa valores que servem em todos os set...ores de nossa vida, tanto privada como profissional. Fico com a esperança da chegada de outros podbooks.
Obrigada pelo comprometimento de sempre.
Abraço
Claudia LAnzellotti

See More

Mais um comentário de quem leu o DIÁRIO DE UM LÍDER:

Carlos De Almeida Junior

Caro Luciano Pires, bom dia!

...

Conheci seu trabalho através do Primeiro Programa na rádio Transamérica, com o Irineu Toledo. Me formei recentemente em Tec. de Processos Gerenciais e sou fascinado por assuntos corporativos.

Logo, ao saber do lançamento do "Diário de um Líder", adquiri rapidamente o meu. Li praticamente o livro inteiro dentro do "busão", leitura essa na qual me via rindo sozinho por muitas vezes, principalmente pela forma como você relatava suas experiências e alguns assuntos. A leitura deste livro foi de grande importância, pois me vejo como você nos seus 20, 30 anos em muitos aspectos...

Obrigado por compartilhar sua experiência e seu conhecimento, e parabéns pelo excelente trabalho!!!

See More
Diário de Um Líder added a new photo.
May 19, 2013
Image may contain: text