O inverno chegou, e com ele três acessórios são indispensáveis: cobertor, pipoca e um bom filme. Quer uma dica? "Fragmentos de Paixão", o primeiro filme sobre raios feito no Brasil, no qual fatos inusitados são revelados, mostrando a visão da ciência e da cultura sobre o fenômeno. A obra está disponível para compra em lojas físicas e virtuais da Livraria da Travessa (http://www.travessa.com.br/…/7F3CD74D-5677-462D-985B-9DFDE8…) e também no site www.scorpiusvideo.com.br.
is op Facebook.
- Dr Osmar e Dna Iara, vocês não entendem nada do assunto. Aprendam um... pouco com esse vídeo. https://www.facebook.com/video.php?v=1121889587836592 Meer weergeven
Nieuwsoverzicht
Nieuwsoverzicht
Dias 12 e 13 de maio aconteceu um incidente sem precedentes na história de Bangladesh: 81 mortes por raios.
Segundo o especialista do Departamento de Meteorologia de Bangladesh, M. Abul Kalam: “[...] neste país a agricultura é um setor muito importante e muitos camponeses trabalham durante horas ao ar livre. [...] É complicado para muitas pessoas encontrar refúgio imediatamente".
No Brasil, nos últimos 15 anos, as atividades rurais lideraram as mortes por raios. Para informações sobre proteção fora da casa, assista ao vídeo feito pelo ELAT:

O vídeo a seguir mostra o momento em que um raio atinge um avião perto do Aeroporto de Heathrow, durante uma tempestade em Londres/Inglaterra, no dia 27/4. Segundo o Bom Dia Brasil, o avião pousou com segurança.

O Concurso Foto do Mês continua a todo vapor, a foto vencedora do mês de abril foi feita na cidade de Francisco Morato/SP, por Paulo César Ayres. Belo clique!
Como saber se o raio caiu perto?
Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
Foto: Jacomo Piccolini - Campinas/SP
Os cariocas estão tomando conta do concurso "Foto do Mês" com belíssimas fotografias! A imagem vencedora de março foi feita por Douglas Costa de Paulo na cidade maravilhosa.
Se você também tem fotos e/ou vídeos de raios compartilhe conosco! Envie para: elat@inpe.br
Você sabe a diferença entre clima e tempo?
Clima é uma condição permanente ou referente a um período de tempo. Por exemplo: “O clima do deserto é quente e seco”.
Tempo é um estado momentâneo da atmosfera, refere-se a algo passageiro, como: “Hoje o tempo está chuvoso”.
Foto: Rui Bark - Curitiba/PR
Começamos a semana com uma dica de leitura: "Brasil: Que raio de história". A obra inspirou a série País dos Raios, exibida no Programa Fantástico da Rede Globo em 2013 e o documentário científico Fragmentos de Paixão.
O livro está disponível:
Oficina de Texto: http://www.ofitexto.com.br/brasil-que-raio-de-historia/p
Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/brasil-que-raio-de-hist…...
Livraria Saraiva: http://www.saraiva.com.br/catalog/product/view/id/3701182
Amazon: http://www.amazon.com.br/Brasil-Raio-Hist%C3%…/…/ref=sr_1_1…
Os admiradores de raios que moram Londrina e região poderão conferir a exposição “Raios e Luz” promovida pelo fotógrafo Fedrizzi Júnior em parceria com ELAT/INPE.
Onde: Espaço Cultural do Shopping Boulevard
Quando: 29/03 a 02/05
Preço: Gratuito
“Mas eu não moro em Londrina e quero ver fotos de raios, tem como?” Tem sim! Continuem acompanhando o site do ELAT e facebook do Fragmentos de Paixão e vendo as lindas imagens que aparecem por lá e por aqui!
Abaixo uma das fotos que estará na exposição.
Você sabe qual a diferença entre relâmpagos, raios e trovões? Relâmpagos são todas as descargas elétricas geradas por nuvens de tempestades, que atingem ou não ao solo. Raios são somente as descargas que atingem o chão. E, trovões são os sons produzidos pelos raios.
Fonte: ELAT/INPE
Foto: Jacomo Piccolini - Campinas/SP
Segundo dados do ELAT/INPE, a cidade mais atingida por raios no Brasil é Porto Real no Rio de Janeiro, e a menos atingida é Penha em Santa Catarina.
Quer saber mais? Acesse: http://www.inpe.br/webelat/homepage/
Foto: Igor Alves de Albuquerque – Rio de Janeiro. Vencedor de fevereiro do concurso "Foto do Mês".
Você sabia? A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico.
Foto: Rui Bark
Semana passada uma grande quantidade de raios atingiu SP e RJ. Informação de proteção é sempre bem-vinda! A Maria Júlia Coutinho já sabe e deu as dicas no Jornal Nacional:

O ELAT desenvolveu uma campanha inédita de proteção contra raios! São dois vídeos: um com orientações de proteção para quem está ao ar livre, e outro com orientações dentro de casa.O vídeo abaixo contém informações para quem está em casa:

O ELAT desenvolveu uma campanha inédita de proteção contra raios! São dois vídeos: um com orientações de proteção para quem está ao ar livre, e outro com orientações dentro de casa.O vídeo abaixo contém informações para quem está fora de casa:

A Agência Fapesp fez um vídeo sobre o sistema inédito de previsão de raios desenvolvido por pesquisadores do ELAT/INPE. O assunto é muito interessante e vale a pena conferir:

O ELAT orienta a população a não procurar abrigo embaixo de árvores durante uma tempestade. Veja o que pode acontecer:

Verão: estação de altas temperaturas, férias, litoral, praia e raios. Sim, raios! Somente nos primeiros 15 dias de janeiro de 2016 foram registradas 2 mortes por raios em praias.
Mas, o que fazer quando estiver na praia e começar uma tempestade? Dr.Osmar Pinto Junior dá dicas de como se proteger:

Acácio Cordioli conseguiu capturar um raio caindo bem próximo do carro em que estava na cidade de Maringá/PR! Se você também tem fotos e/ou vídeos bacanas de raios envie para: elat@inpe.br

Dr.Osmar Pinto Jr. participou hoje do Programa Encontro na Rede Globo, ensinou o que fazer ou não durante uma tempestade com raios.Veja a entrevista no vídeo:

Esta semana será dedicada aos raios no GloboNews, o Programa Cidades e Soluções reprisará uma entrevista sobre o filme "Fragmentos de Paixão" com o pesquisador Dr.Osmar Pinto Junior e a diretora Iara Cardoso. Confira datas e horários:
Hoje (11/01) - 21h30
12/01 - 08h30 e 16h30
13/01 - 05h05...
14/01 - 13h30
15/01 - 19h30
16/01 - 20h30
18/01 - 04h05






























