Photos
Posts
Jobrane updated their profile picture.
Image may contain: 1 person, outdoor

ENVELHECEMOS NO MUNDO ESPIRITUAL?

No plano físico é inegável a comprovação do envelhecimento corporal. Mesmos diante de fórmulas mágicas, dos esforços das grandes indústrias de cosméticos, da habilidade dos cirurgiões plásticos… Estas medidas apenas, tentam esconder as marcas que o tempo vai deixando e não há, como deter os ponteiros do tempo.
O espírito depois de se despojar do carcaça física, ao chegar no mundo espiritual, não demora muito para comprovar a realidade e quan...do ouve dizer que vivemos aqui 50, 100, 500... anos sem envelhecer, antes de voltar a escola terrena – a alegria se estampa logo no seu semblante - e isto acontece porque, não temos a indumentaria carnal que se tem aí. Isto quer dizer que o corpo material é composto por uma energia e o espírito de outra. Quando no repouso do corpo, o espírito se liberta nos apresentamos no plano espiritual com o outro corpo que possuímos e isto se pode comprovar porque o corpo físico fica, não há como levá-lo e disto temos a certeza.
Mas, vamos imaginar se fosse possível não envelhecer – se usasse aquele jeitinho brasileiro – e não se envelhecer e quem está aí, no mundo permanecesse sempre jovem? Bom! se demoraria por aí um tempo que não se poderia prever. Mas, uma coisa puxa outra: e o que dizer daqueles nasceram cegos, aleijados, com problemas psiquiátricos… enquanto outros nascessem em berços de ouro? Haveria assim, uma tremenda injustiça de Deus, o que não é atributo divino.
Tudo que Deus cria, têm sempre uma razão de ser, e por isso não adianta ir contra à sua vontade, porque, é Ele quem sabe o que é melhor para cada um dos seus filhos.
Então, aquele que ainda esteja nesta escola terrena, aproveitem bem o tempo e não o desperdiceis com ações, que não acrescentem nada às suas necessidades de crescimento espiritual. A melhor fase da vida não há dúvida de que é da juventude – é o alicerce - É este, porém, o momento de somar virtudes morais, a fim de se aproveitar melhor as outras fases seguintes que virão.
A “Venus de Milo - deusa da beleza e do amor” e a madona de Leonardo da Vince, são expressões criados pelas mãos humanas, com referência a beleza terrena, mas mesmo assim, não resistem a ação do tempo. O tempo se encarrega de tudo que é físico, sem efeito algum no espiritual.
Apostemos tudo portanto, o que temos na vida espiritual, a do corpo é muito curta é um sopro, é uma vela que se acende e se nos deixarmos levar pelos excessos acenderemos os dois lados e logo ela será consumida.
Portanto, se envelhece na terra, apenas o corpo físico, - o espírito por ser eterno não sofre com o passar do tempo. E, é por isso que é nele que devemos envidar todos os esforços. A verdadeira beleza é a espiritual que vai se aperfeiçoando através das boas ações.

Jobrane - Um espírito amigo

See More
Image may contain: 1 person, closeup

“EU TENHO UM SONHO”

Frase pronunciada pelo ativista negro de nome: Martin Luther King. No final de uma marcha em Washington. “Eu tenho um sonho” e pelo que observamos, ele ainda não se realizou e isto foi dito a mais de meio século. A discriminação racial, continua sendo um câncer que não conseguimos extirpar de dentro do coração do homem. Mas, os seus esforços juntados a de outros, são sementes plantadas que vão germinando dentro dos corações, mesmo que lentamente.
Não têm ...explicação alguma, por mais que se queira dar, discriminar o irmão, só porque ele tem a pele escura, como se o homem valesse pela cor da sua pele e não pela sua inteligência, pelas suas ações.
A segunda guerra ainda não foi esquecida, o sangue derramado, as atrocidades cometidas permanecerão por muito tempo no inconsciente de cada ser pensante que viveu aquela época, onde se lutava por uma raça pura “ariana” Como se Deus tivesse se enganado ao criar o branco e o negro.
Se formos analisar mais profundamente a questão, Jesus Cristo, não era como costumamos admirar através da genialidade de grandes pintores ocidentais, com os olhos, azuis, verdes… cabelos louros e por aí vai. Se ele era judeu, portanto o corpo que vemos não é real, destoa e muito do que ele era realmente pela predominância da raça hebraica.
Pela lei da reencarnação e esta pode ser até negada, mas não pode ser anulada, porque é lei de Deus. Portanto, espelho-me em Jesus que disse: “Antes que Abraão era eu sou.” Isto quer dizer: que ele já existia antes do Pai Hebreu. Ou quando Ele disse que Elias já tinha vindo na personalidade de João Batista – o seu precursor - e ninguém o tinha reconhecido.
Desta forma aqueles que hoje discriminam os negros, podem vir com o mesmo corpo daquele que ele humilhou. Ou será que Deus vai deixa-lo reencarnar as vezes que for preciso sem passar na pele de um negro?
A humanidade é avaliada pelo que os seus habitantes pensam, portanto, ainda temos muito que aprender para respeitar os nossos irmãos, filhos de Deus. E quem ver um neto de Deus, aqui no mundo me avisem.
O que falta mesmo é amor, respeito, pelo próximo e é por isso que sofremos tanto e pouco fazemos para melhorar a nossa condição.
“Eu tenho um sonho” tomara que nós também tenhamos de ver se realizar um dia o sonho de Martin Luther King, coisa que os seus filhos não conseguiram ver.

Jobrane

See More
Image may contain: 1 person, text and closeup

OS ANÉIS E OS DEDOS

Vão-se os anéis, ficam os dedos.” É um dito popular. Entretanto, creio que ficaria melhor o entendimento ante a realidade em que vivemos se disséssemos assim: Vão-se os dedos ficam os anéis. O espírito - que é eterno - ao partir logo que chega na aduana entre os dois planos da vida, sente que lhe foram tirados tudo que seja material. Só os bens espirituais seguem com ele a viagem de volta. E pelo que podemos observar, só levaremos o que couber no coração. ...O espírito ao chegar aqui, veio de algum lugar, e ao chegar aqui, veste a roupagem carnal que lhe proporcionará usar tudo o que ele achar melhor.
Portanto, os anéis ficam, os dedos não. Outros dedos serão ornamentados, folheando sorrisos, despertando cobiças e, assim, por diante.
Mas, com o passar o tempo, logo as mesmas lições se repetem. Os anéis continuam com o seu brilho, cada um mais bonito do que o outro, enquanto os olhos vão se apagam e os dedos vão murchando pelos anos vividos. Os anéis não vão, porque pertencem ao mundo, foi apenas um empréstimo, por mais que acreditemos que são realmente nossos. Enquanto isto, os dedos seguem acompanhando o espírito que retorna do lugar de onde um dia saiu.
Há uma verdade incontestável na sabedoria popular, só que as vezes ela é invertida.

Jobrane

See More
No automatic alt text available.

AS EXIGÊNCIAS DE TOMÉ

Não bastasse todas as humilhações sofridas do julgamento a crucificação e após se despojar dos laços carnais. Jesus aparece aos apóstolos como havia prometido e diante da incredulidade de Tomé – também chamado: Dídimo – que havia dito que se não tocasse nas suas chagas não acreditaria. Então, chamando-o autoriza a tocar nas suas chagas. Tanto nos punhos com no flanco direito, mais precisamente na terceira quarta vértebra que o soldado de nome: Longinus p...erfurou com uma lança, a fim de comprovar se era Ele mesmo que tinha voltado dos mortos.
Entretanto, se Jesus surgisse hoje? Se alguém dissesse que Ele tivesse voltado? Será que seria preciso repetir as exigências de Tomé?
Deixo para cada um a resposta para quem ler esta crônica.
O comportamento humano, tem deixado muitas dúvidas quanto a interpretação do Evangelho, pelas interpretações que sempre procuram fortalecer os seus desejos e gozos mundanos.
Jesus sabendo disso disse citando Isaias: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
Há um brocado popular que diz o seguinte: “Que Deus nos chama sempre pelo amor, mas só queremos ir pela dor.”
Aproxime-mo-nos do mestre não para pedir provas da sua ressurreição, mas para ouvir o que Ele tem para nos falar e não há dúvida que precisamos muito.


Jobrane

See More
Image may contain: 2 people, indoor

RESSURREIÇÃO DE JESUS

Após todos os sacrifícios de Jesus na cruz e fora dela, ele não deixou de incomodar as autoridades Judaicas e Romana. Isto desde as suas primeiras passadas neste mundo ou seja: com poucos dias de nascido, foi preciso que o anjo Gabriel avisasse a família que se dirigisse ao Egito, porque Herodes, “o grande” queria mata-lo, pelo que se falava em cada beco em cada esquina do Rei dos Judeus, que havia nascido em Belém.
Ao iniciar a sua missão na festa de ...uma boda, logo começou a ser perseguido por causa dos seus ensinamentos que diziam assim:
- Amar aos inimigos.
- Quando alguém bater numa face apresentai também a outra.
- Que era preciso perdoar setenta vezes sete.
- Perante Deus somos todos irmãos.
Os doutores da lei não gostando em nada destes ensinamentos e principalmente por este que dizia: “fariseus hipócritas que são como túmulos caiados por fora, mas por dentro reina a podridão.” Por isso tramaram e executaram crucificando-o.
Estes momentos são revividos em cada páscoa celebrada e vem a pergunta depois de todos os sacrifícios: de se dobrar numa cruz após ter nos deixado os seus ensinamentos e exemplos? Valeram a pena, pelo que vivemos hoje?
Senão vejamos: Ele falou de amor, entretanto o ódio, a violência impera motivos de tantas guerras, inclusive as religiosas. Que nós nos amassemos como Ele nos amou. E o que presenciamos é a falta de compreensão, de perdão entre aqueles que Ele veio, a fim de nos libertar das garras da ignorância perante as leis de Deus.
Que Ele é o pastor e nós as ovelhas e Ele veio para nos levar ao redil divino, disto não temos dúvidas, mas é preciso escutar a sua voz e seguir as suas passadas já que Ele é: “O caminho, a verdade e a vida.”
Todos os anos revivemos estes momentos e pouco fomos tocados no coração. Entretanto, a humanidade continua a mesma seduzida por Cesar – que representa as coisas efêmeras do mundo – e o que Ele disse era que deveríamos dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. E que nós, não poderíamos servir a dois senhores: “A Deus e a Mamom” – Este último representando os prazeres e os gozos mundanos.
Diante de tudo que vivemos só nos resta confiar porque foi Ele mesmo que disse: “o bom pastor dar a vida pelas suas ovelhas, e que das ovelhas que o Pai me confiou, nenhuma se perderá.”
Então, resta apenas esperar que nos decidamos seguir na companhia do Pastor, ao aprisco divino, por tudo que Ele falou e exemplificou, para que ao segui-lo não seja pela dor, e sim pelo amor.

Jobrane

See More
Image may contain: one or more people and outdoor

O JEJUM

Jejuo duas vezes na semana... Lc18:12

O ato de jejuar no tempo em que vivemos, ainda não é bem compreendido porque uns acreditam que este seja o do corpo e não o da alma. Mas, vamos admitir que fosse mesmo o do corpo físico, neste caso aqueles que passam fome – e não são poucos – seriam os campeões e já sairiam diretamente para o céu. Desta forma, não seria nem mesmo preciso viver os ensinamentos de Jesus. ...
Alguma coisa está errada e se não é Deus e nem Jesus, então é o homem na sua interpretação dos ensinamentos do mestre.
Na época de Jesus, certa feita os doutores da lei, O abordaram reclamando de que os discípulos de João, - o Batista - jejuavam e os de Jesus não e Ele respondeu: “Chegará o dia em que jejuarão” e jejuaram espiritualmente diante dos açoites, das pedradas, das humilhações... que receberam ao tempo que trabalhavam o orgulho, o egoísmo, a vaidade...
Na verdade, o homem a todo instante procura uma forma de não seguir as leis de Deus, com interpretações que satisfaçam as suas vontades. Mas se esquecem do que Jesus disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.”
Portanto, o jejum é o do orgulho, do egoísmo, da vaidade... e este foi o que Jesus ensinou e que estamos tendo dificuldades de fazer preferindo o do corpo.

Jobrane

See More
Image may contain: one or more people

OLHEMOS PARA FRENTE

Ouvimos os mais exaltados e pessimistas falar assim: “porque é que Deus não manda logo outro “Dilúvio” Já que o primeiro Ele se arrependeu de ter criado o homem. E se arrependeu naquele tempo, então do jeito que o mundo está hoje, já deve ter se arrependido novamente. E dão até a sugestão: “Seria bom que começaríamos tudo de novo sem contas a pagar, sem preocupações. Bastava apenas, ressuscitar Noé e sua barca. Com isto eles querem dizer que o Criador é o... responsável por tudo que está acontecendo por ter criado o homem. Aí, os ateus deitam e rolam, aplaudem, convictos em seus pontos de vista de que Deus não existe, que estão certo – isto tudo porque Deus não satisfez os seus caprichos.
Estas conjecturas apenas revelam o quanto nós estamos distantes do Pai, qual o “Filho Pródigo” e não nos decidimos quando será o dia que vamos cair em si, e voltar para a casa do Pai.
A grande batalha do homem não deve contra as leis de Deus, mas consigo mesmo. Esta, tem sido renhida, cheias de estratégias, mas, no intuito de burlar as leis do Criador e todos sabemos quem será o vencedor no final.
O homem continua acreditando que Deus poderia derrogar as suas leis, assim como se faz aqui na terra para agradar a uns e a outros não. E isto me faz lembrar Jesus quando disse: “Eu não vim destruir as leis, mas cumpri-las.” Se Ele veio para cumprir porque não podemos fazer o mesmo?
Portanto, não acreditemos no caos, no fim do mundo, nem que a barca de Noé navegará pelos mares tempestuosos em que estamos vivendo. O que precisamos entender é que cada um de nós, faça a sua parte e não acredite que Deus perdeu as rédeas do mundo, que Ele criou. Analisemos que dos tempos da barbárie para cá, muita coisa mudou e só quem não quer enxergar, são aqueles que meteram os pés pelas mãos e sabem do trabalho que terão para refazer tudo, e por isso acham melhor folhear as páginas da história e trazer para o presente, alegorias bíblicas. Imaginemos Deus se arrependendo de ter criado os seus próprios filhos? Que exemplo Ele daria para nós, que temos a certeza de que Ele é todo amor, todo bondade e toda misericórdia…
Olhemos para frente porque atrás, o que já vivemos não vamos sentir a presença de Deus, Ele estará sempre caminhando ao nosso lado como bom Pai que é.

Jobrane, psicografia - Espírito amigo

See More
Image may contain: sky, ocean, cloud, water, outdoor and nature

UMA PROVA DE AMOR

Eu gostaria tanto que quando você me dissesse que me ama, não fosse com palavras, mas com ações que comprovassem o seu amor por mim.
Eu gostaria tanto quando você me fizesse sonhar, não aparasse as asas dos meus sonhos com as suas indecisões.
Eu gostaria que você soubesse que, todas as vezes que você vem ao meu coração,o encontrarás com a porta aberta e não encontrarás espinhos, somente pétalas de rosas para te untar com o meu amor. ...
Eu gostaria tanto que você me fizesse feliz, mas não com a felicidade que o mundo oferece, mas, com a felicidade das almas gêmeas, afins que vivem uma a procura da outra não importando a condição material.
Eu gostaria tanto de saber se estarei sempre dentro do teu coração, porque você nunca sairá do meu.
Você me ensinou a ti amar e depois que comprovou o meu amor, não o tem valorizado como eu esperava.
Mas, mesmo assim, o meu amor te compreende e gostaria que um dia, você me amasse o quanto eu te amo.
Eu sei, você disse que tem os seus sonhos, eu compreendo, mas eu sinto que cada vez mais eu estou ficando longe deles.
Quando eu acordei pela manhã estendi o meu braço e comprovei que você estava ao meu lado e fiquei feliz. Quando você acordou olhou para mim e me disse: “Amor! Porque é que você não me dá uma prova, mais uma prova de que me ama realmente?
Eu sorri e depois respondi: mais do que eu já te dou?

Jobrane

See More
Image may contain: 2 people, text