Nieuwsoverzicht

NOTA EXPLICATIVA
A Marcha das Vadias do Distrito Federal lança a primeira nota explicativa do projeto, após reuniões coletivas, intitulado “Daqui pra Frente MDV”. Contamos com a participação de todas, pois a causa é nossa. Daqui pra Frente!

Brasília, 18 de junho de 2011,
Nessa data a Marcha das Vadias do Distrito Federal (MDV-DF) tomava as ruas do coração de nossa cidade pela primeira vez. Mulheres, homens e crianças, convidadxs ou não, faziam parte dos gritos de liberta...

Lees verder
foto van Marcha das Vadias de Brasília.

Nieuwsoverzicht

foto van Senado Federal.
Senado Federal

No dia 17 de maio, o mundo celebra o Dia Internacional Contra a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia. No Brasil, a data faz parte do calendário oficial desde 201...0. Nessa data, em 1990, a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Desde então, o dia se tornou símbolo da luta por direitos humanos, pela diversidade sexual e contra a violência e o preconceito.
Por sugestão popular, o Senado analisa sugestão legislativa que equipara a homofobia ao racismo, tornando crime a prática de discriminação por orientação sexual. Opine sobre a proposta http://bit.ly/1XeTDXq
Saiba mais sobre as sugestões populares em exame no Senado http://bit.ly/1ZXcsh7

Meer weergeven

Marcha das Vadias, em sua reconstrução intitulada ‪#‎Daquiprafrente‬ convida todas as minas de Gama City e região em colar na nossa reu que acontecerá na praça do Cine Itapoã, as 14h nesse sábado (07/05).
Venham nos ajudar nessa construção!

foto van Marcha das Vadias de Brasília.
7MEI
Za 14:00 in UTC-03Praça Cine Itapuã - Gama
9 personen zijn geïnteresseerd · 6 personen gaan

Todos os dias, pelo menos uma mulher é encaminhada para a Casa Abrigo do Distrito Federal. A cada 24 horas, é arrancado dela o direito de viver como quer e onde acha melhor. O medo de serem espancadas novamente, ameaçadas outra vez, assassinadas, não as permite continuarem livres. No primeiro trimestre deste ano, 3.481 mulheres se dirigiram a uma delegacia a fim de pedir ajuda, vítimas de violência doméstica. Maltratadas dentro de um ambiente criado, naturalmente, para existir o amor. Mas há raiva, covardia. A fórmula para romper o ciclo é a denúncia.

Todos os dias, pelo menos uma mulher é encaminhada para a Casa Abrigo do Distrito Federal. A cada 24 horas, é arrancado dela o direito de viver como quer e onde... acha melhor. O medo de serem espancadas novamente, ameaçadas outra vez, assassinadas, não as permite continuarem livres. No primeiro trimestre deste ano, 3.481 mulheres se dirigiram a uma delegacia a fim de pedir ajuda, vítimas de violência doméstica. Maltratadas dentro de um ambiente criado, naturalmente, para existir o amor. Mas há raiva, covardia. A fórmula para romper o ciclo é a denúncia.

Meer weergeven
Mesmo assim, ainda falta coragem para denunciar antes que uma tragédia aconteça. Dos cinco feminicídios registrados no DF no início deste ano, apenas uma das vítimas tinha feito boletim de ocorrência contra o agressor
correiobraziliense.com.br|Door Correio Braziliense
30APR
Za 14:00 in UTC-03Casa Viva (CASFA) - Qd. 31 Conj. C Casa 10 - Paranoá - Casa de esquina - Próxima ao corpo de bombeiros,
9 personen zijn geïnteresseerd · 10 personen gaan
16APR
Za 14:00 in UTC-03Brasilia, DF, Brazilië
15 personen zijn geïnteresseerd · 9 personen gaan

"Não deixe a pressão definir o seu futuro"
O ano é 2016 e, na China, mulheres com mais de 25 anos que ainda não se casaram são consideradas "sobras" na sociedade. E nem precisamos ir muito longe pra saber que essa realidade se aplica para muitas outras mulheres, já que mesmo indiretamente ou de forma mascarada, recebemos essa pressão da sociedade.
Fonte: Empodere Duas Mulheres

Geplaatst door Empodere Duas Mulheres
718.082 weergaven
718.082 weergaven
Empodere Duas Mulheres

"Não deixe a pressão definir o seu futuro"
O ano é 2016 e, na China, mulheres com mais de 25 anos que ainda não se casaram são consideradas "sobras" na sociedad...e. E nem precisamos ir muito longe pra saber que essa realidade se aplica para muitas outras mulheres, já que mesmo indiretamente ou de forma mascarada, recebemos essa pressão da sociedade.

Meer weergeven

Amor Não Fere - Amor Não Mata - Amor Não Ameaça - Amor Não Humilha - Amor Não Culpa - Amor Não Controla - Amor Não Oprime - Amor Não Desvaloriza - Amor Não É Violento - Amor Não Envergonha - Amor Não Machuca - Amor Não Chama De Louca - Amor Não Obriga - Amor Não Invade Privacidade - Amor Não Faz Chantagem Emocional - Amor Não Quer o Mal.

O AMOR DE VERDADE RESPEITA, CUIDA E AMA

LEMBRETE: esse sábado tem reunião aberta. Todas são bem vindas!

9APR
Za 14:00 in UTC-03Universidade Católica de Brasília - Campus I QS 07 - LOTE 01 - EPCT- Bloco (rosa) Sala 311
10 personen zijn geïnteresseerd · 6 personen gaan
foto van EBC na Rede.
EBC na Rede

Existe um tipo de violência emocional que consiste na manipulação psicológica que leva a mulher e as pessoas à sua volta pensarem que ela perdeu a sanidade ou ...é incapaz.
Essa prática tem nome: GASLIGHTING. Conheça essa e outras práticas que são consideradas machismo oculto; http://bit.ly/1RYIdUq

Meer weergeven
9APR
Za 14:00 in UTC-03Universidade Católica de Brasília - Campus I QS 07 - LOTE 01 - EPCT- Bloco (rosa) Sala 311
10 personen zijn geïnteresseerd · 6 personen gaan
foto van Think Olga.
Think Olga

Este não é um post sobre política.

Este é um post sobre GASLIGHTING, que é uma forma de machismo cruel e perniciosa. Pode ser descrita como uma violência emocio...nal que se dá por meio de manipulação psicológica e leva a mulher e todos ao seu redor acharem que ela enlouqueceu ou que é incapaz.

Se você é mulher certamente já passou por isso ou conhece alguém que já viveu. "Você é louca", "Não dá para discutir com você desse jeito", "Isso nunca aconteceu, você está inventando!" (quando você tem certeza do que está dizendo e passa a duvidar de si).

É muito grave quando a imprensa apresenta esse comportamento - e ela o faz com toda intenção e consciência de seus atos -, pois ela legitima sua ocorrência nas nossas vidas e na vida de todas as mulheres.

Como no caso da capa desta semana da Revista ISTOÉ, que traz a presidente Dilma em uma foto de aparente descontrole emocional e cujo foco é noticiar esse comportamento na presidenta com o único objetivo de retratá-la como louca e desmerecê-la pessoal e profissionalmente.

Em meio ao conturbado momento político que vivemos, essa é uma estratégia baixa e covarde para convencer a população de que Dilma não é confiável para estar no comando da nação por problemas psicológicos. Muitos outros presidentes e políticos de grande influência no Brasil já passaram por momentos de crise tão ou mais graves quanto os que Dilma vive atualmente, mas suas faculdades mentais jamais foram questionadas dessa maneira.

O negativo estereótipo de pessoa "louca descontrolada" recai apenas sobre as mulheres. Nos homens, os sinais de frustração e raiva são percebidos como demonstrações de poder, confiança, autoridade. Como apontaram o usuário do Twitter Jonatas Andrade e Letícia Bahia (da página Reflexões de uma lagarta) aqui no Facebook, o ex-técnico da seleção brasileira Dunga é conhecido por seu comportamento explosivo, mas quando o assunto foi capa da Revista Época, a abordagem foi bem mais positiva: "O Dom da Fúria. O que nos faz perder o controle. E como usar a raiva a nosso favor." Veja: https://twitter.com/JonatasAndrad…/status/716317114878062593

Não se trata de um problema exclusivo do Brasil, é o velho conhecido machismo de sempre. Hillary Clinton, candidata à presidência dos EUA, é vítima constante de jornais e revistas que a retratam como uma pessoa agressiva e assustadora quando ela não se comporta de maneira que a diferencie de seus colegas de pleito.

O mesmo acontece com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, retirada de sua humanidade na capa da revista New Statesman com uma montagem que a transforma em um ciborgue. Cristina Kirchner, presidente da Argentina entre 2007 e 2015, era retratada de forma sexualizada, chamada de louca e vaidosa, quando nada disso tinha qualquer relevância em sua vida política.

Mas não são apenas as chefes de estado que sofrem com o problema. Qualquer mulher de destaque pode ser vitima e, se for negra, o gaslighting é ainda pior por causa do estereótipo da "mulher negra irritada". Existe uma visão racista que recai sobre as mulheres negras de que elas são barraqueiras, de confusão. Michelle Obama já precisou rebater publicamente esse tipo de acusação e Nicki Minaj, quando teve sua discussão com Taylor Swift no Twitter repercutida na imprensa, aparecia em fotos com uma expressão de raiva e Taylor não.

É preciso reagir, falar, não aceitar. Dizer à Isto É que ‪#‎IstoÉMachismo‬ e entender que o machismo é a engrenagem que está detrás disso tudo e ele nos engole diariamente. Discordem politicamente da Dilma o quanto quiserem, mas NÃO ACEITAMOS que a pintem de louca pois conhecemos na pele o peso que tem essa tinta.

Meer weergeven

Daqui a pouco, em Taguatinga! Vamos todas!

2APR
Za 14:00 in UTC-03Universidade Católica de Brasília - Campus I QS 07 - LOTE 01 - EPCT- Bloco Central das Ocas
3 personen zijn geïnteresseerd · 7 personen gaan
2APR
Za 14:00 in UTC-03Universidade Católica de Brasília - Campus I QS 07 - LOTE 01 - EPCT- Bloco Central das Ocas
3 personen zijn geïnteresseerd · 7 personen gaan
Nosso repórter foi ao único grupo reflexivo para homens enquadrados pela Lei Maria da Penha existente na capital paulista; ele esperava ver monstros, mas viu homens constrangedoramente comuns
apublica.org
foto van Todd Tomorrow.
Todd Tomorrow

Olha o Golpe: Enquanto todos prestam atenção na crise política e no impeachment, graves ameaças avançam sem muita resistência no Congresso mais conservador da h...istória recente. Aqui uma lista com propostas reacionárias que estão articuladas e prosperando na Câmara e no Senado

- Ataques ao Estado Laico, contra LGBTs e mulheres:

1. Alteração da Constituição para que entidades de cunho religioso possam propor Ações de Constitucionalidade perante o STF (PEC 99/2001 – Câmara);

2. Instituição do Estatuto da Família – retrocesso para grupos LGTBs e mulheres: não reconhecimento como família – ficam fora do alcance de políticas do Estado (PL 6583/2013 – Câmara);

3. Instituição do Estatuto do Nascituro – Ameaça aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Seria concretizada a criminalização generalizada das mulheres, inviabilizando, inclusive, o aborto previsto no Código Penal (PL 478/2007 – Câmara) e alteração do Código Penal sobre a questão do aborto, criminalizando ainda mais as mulheres e profissionais de saúde (PL 5069/2013 – Câmara);

- Interesses de mineradoras e grandes produtores rurais em ataque ao meio ambiente, aos indígenas, direitos do consumidor e contra o trabalhador do campo:

4. Paralisação das demarcações de terras indígenas (PEC 215/2000);

5. Estabelecimento do nocivo Novo Código de Mineração (PL 37/2011 – Câmara);

6. - Alteração da Lei de Biossegurança para liberar os produtores de alimentos de informar ao consumidor sobre a presença de componentes transgênicos (PLC 34/2015 – Senado);

7. Regulamentação da EC 81/2014, do trabalho escravo, com supressão da jornada exaustiva e trabalho degradante das penalidades previstas no Código Penal (PL 3842/2012 – Câmara, PL 5016/2005 – Câmara e PLS 432/2013 – Senado) e tentativa de sustar Norma Regulamentadora 15, do Ministério do Trabalho Emprego, que regula as atividades de trabalhadores sob céu aberto (PDC 1358/2013 – Câmara);

- Legislação trabalhista sob ataque:

8. Regulamentação da terceirização sem limite permitindo a precarização das relações de trabalho (PL 4302/1998 – Câmara, PLC 30/2015 – Senado, PLS 87/2010 – Senado);

9. Impedimento do empregado demitido de reclamar na Justiça do Trabalho (PL 948/2011 – Câmara e PL 7549/2014 – Câmara); Extinção da multa de 10% por demissão sem justa causa (PLP 51/2007 – Câmara e PLS 550/2015 – Senado) e retirada do direito de greve dos servidores (PLS 710/2011 – Senado; PLS 327/2014 – Senado; e PL 4497/2001 – Câmara);

- Desmonte de setores estratégicos e entreguismo:

10. Fim da exclusividade da Petrobras na exploração do pré-sal (PL 6726/2013 – Câmara) e Estabelecimento de "independência" do Banco Central (PEC 43/2015 – Senado).

[+] Links das tramitações das propostas e por ordem de citação:
1. http://bit.ly/1D2UksS
2. http://bit.ly/1wNsDzJ
3. http://bit.ly/1pUrmt6 - http://bit.ly/1iD0g5j
4. http://bit.ly/1uSSVAl
5. http://bit.ly/1PAF0WI
6. http://bit.ly/1RnzA6V
7. http://bit.ly/1DBux7x - http://bit.ly/25sp6co - http://bit.ly/1URnmWC - http://bit.ly/1PAFvQo
8. http://bit.ly/21P5j2d - http://bit.ly/1NOzBO3 - http://bit.ly/1MMQer4
9. http://bit.ly/1TefSM5 - http://bit.ly/1RnzVGS - http://bit.ly/1URnCVF - http://bit.ly/1Teg6Tx - http://bit.ly/1pFjNWt - http://bit.ly/1URnO7b - http://bit.ly/1TegjWJ
10. http://bit.ly/1RKcKsh - http://bit.ly/1WSJrBV

Meer weergeven