Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
onder de indruk.
Desenvolvido pela biomédica Deborah Zanforlin, o chip ConquerX aguarda liberação de patente e a autorização para ser produzido e utilizado no Brasil 👏💡


Desenvolvido pela biomédica Deborah Zanforlin, o chip ConquerX aguarda liberação de patente e a autorização para ser produzido e utilizado no Brasil 👏💡
Pesquisa comprova viabilidade do cultivo da palma forrageira no semiárido; planta é a principal fonte de alimento dos rebanhos nos períodos de estiagem 🐮🌵☀
Hermann Gonçalves Schatzmayr foi um virologista brasileiro que se tornou expoente da ciência nacional durante mais de meio século de carreira exemplar. Sua história de vida se mistura com a da própria virologia no país, sempre atuando na vanguarda da pesquisa.
Hermann estudou a pandemia de gripe no Rio de Janeiro ao final da década de 1950 e contribuiu para a erradicação da varíola e o combate à poliomielite no Brasil. Também produzido diversos estudos sobre ...a dengue antes mesmo do vírus ter chegado ao país, na década de 1980, sendo o responsável pelo isolamento dos tipos 1, 2 e 3.
Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Hermann ingressou na instituição em 1961, onde permaneceu desde então, afastando-se apenas durante períodos de estudos no exterior. Por mais de 30 anos esteve à frente do Departamento de Virologia no Instituto Oswaldo Cruz, que deu origem a diversos centros de referência nacionais e internacionais. Foi membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, da Academia Brasileira de Ciências e integrou vários comitês internacionais da Organização Mundial da Saúde.
Em sua última entrevista, Hermann Schatzmayr deixou o seguinte recado: "Basta que os pesquisadores olhem pela janela e se deparem com a carência das comunidades que nos cercam para se certificarem do quanto nosso trabalho é importante. Sempre trabalhei com foco na doença, no doente e na carência da nossa população"

1º lugar na seletiva brasileira da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica garantiu ao estudante Giancarlo Pereira, 16 anos, viagem para conhecer o Observatório Europeu do Sul, no Chile ✨👏🌙
Colóquio Internacional sobre Métodos Teóricos de Grupos Aplicados à Física acontece pela 1ª na América do Sul. Confira as atividades da semana: http://u.mcti.gov.br/vx
Frederick Gowland Hopkins foi um bioquímico britânico que recebeu o Prêmio de Nobel de Fisiologia ou Medicina por ter descoberto as vitaminas, ou o que na época foi chamado de “nutrientes fatores essenciais", necessários na dieta animal para uma saúde melhor.
Formado na Universidade de Londres, ensinou química fisiológica em Cambridge. Aos 40 anos, publicou um importante trabalho sobre proteínas, demonstrando que certos aminoácidos deveriam ser administrados ...através de dietas e que a vida animal dependeria da presença no organismo de uma mistura de proteínas, gorduras e carboidratos.
Dez anos depois, descobriu a importância das vitaminas na prevenção e tratamentos de raquitismo, escorbuto, beribéri, tornando-se assim, pioneiro na demonstração da existência destas substâncias e sua importância no balanceamento na dieta alimentar.
Além do Nobel, foi nomeado cavaleiro pela Ordem do Império Britânico em 1925, pelas mãos do Rei Jorge V.

Na última semana, o ministro Gilberto Kassab participou de uma audiência pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Também esteve no Rio, onde se reuniu com dirigentes de agências, institutos, membros da Academia Brasileira de Ciências e reitores de universidades públicas. Ainda no estado, conheceu as instalações do navio Vital de Oliveira. Ele encerrou a agenda com uma série de visitas a institutos de pesquisa no estado do Amazonas. Confira os detalhes em nosso Flickr:
Acontece no Rio o mais importante encontro de pesquisadores que estudam a simetria - ferramenta matemática que desvenda a Teoria da Relatividade, a antimatéria e a 'partícula de Deus' ✨⬜✳
"“O coração tem razões que a própria razão desconhece". O autor dessa conhecida frase foi Blaise Pascal, gênio da ciência, matemático brilhante, físico, filósofo, pai da computação digital, da probabilidade, da hidráulica, do cálculo integral e diferencial, da geometria projetiva e um dos grandes pensadores da literatura universal.
Órfão de mãe, foi criado pelo pai, um magistrado da com vasto interesse cultural e inclinado aos estudos científicos e matemático...s. Apesar disso, havia decidido que o filho não estudaria matemática antes de completar 15 anos. Mas o menino era curioso e começou a estudar geometria sozinho. Aos 12 anos, Pascal descobriu que a soma dos ângulos de um triângulo era igual a dois ângulos retos.
Com 19 anos, Pascal inventou uma calculadora mecânica que permitia a qualquer um somar, subtrair, dividir e multiplicar. Tudo isso sem nem saber de aritmética! Quando completou 23, tomou conhecimento da experiência de Evangelista Torricelli com a pressão atmosférica e começou uma série de experimentos que o levaram a provar a existência do vácuo.
Pascal pesquisou ainda problemas matemáticos relacionados aos jogos de dados que o possibilitaram formular o cálculo das probabilidades. Outro resultado dessas pesquisas com jogos foi o Triângulo de Pascal, uma tabela numérica infinita formada por números binomiais.
Em 1653, escreveu o "Tratado do Equilíbrio dos Líquidos", no qual explicou a lei da pressão, uma contribuição muito importante para a física. Investigou como calcular a área de cicloide – uma curva traçada por um ponto da circunferência que rola sem deslizar sobre uma reta –, desafiando outros matemáticos a encontrar a solução que ele, obviamente, já havia conseguido.
Assim como tudo em sua vida, morreu de forma precoce, com apenas 39 anos de idade.

Temperaturas mais baixas e dias mais curtos, a estação mais fria começa segunda http://u.mcti.gov.br/vk ☁☔☁☔☁
#CiênciaEmDia #DiaDoQuímico #MulheresNaCiência
Embora seja um tecido leve e maleável, o Kevlar pode parar uma bala à queima roupa. Mais resistente que o aço, quando um objeto entra em contato com sua superfície, as fibras do tecido absorvem e dissipam a energia do impacto, diminuindo sua velocidade.
Em 1965, trabalhando para DuPont, a química norte-americana Stephanie Kwolek se deparou com uma fibra inédita enquanto testava algumas aplicações químicas para polímeros.... A pesquisadora percebeu que havia encontrado cadeias de moléculas extremamente resistentes, chamadas de polímeros líquidos cristalinos.
Como as moléculas se quebravam facilmente, Kwolek desenvolveu um solvente capaz de estabilizar as longas cadeias de carbono. Depois de muitos testes, descobriu-se uma fibra mais leve do que o aço e cinco vezes mais forte do que o metal.
A substância que ela criou, leve, flexível, forte e resistente ao calor, viria a ter centenas de aplicações. Atualmente, a fibra é aplicada em mais de 200 produtos, desde os coletes à prova de bala, até cabos de fibra óptica, peças de aeronaves, canoas, lonas de freio, veículos espaciais, barcos, pára-quedas, esquis e materiais de construção.
Kwolek trabalhou por 40 anos na DuPont e registrou cerca de 28 patentes. Ela atuou como consultora depois de se aposentar e em 1995 tornou-se a única mulher a receber da empresa a medalha de Lavoisier para pesquisa.

Hoje homenageamos profissionais que atuam de forma decisiva no progresso do Brasil. Os químicos adequam a ciência para encontrar soluções aos problemas tecnológicos, impulsionando os centros de pesquisas e universitários do país.
Além disso, o químico tem grande responsabilidade pelo bem-estar da sociedade. É ele quem proporciona que medicamentos, alimentos, produtos de higiene, limpeza e tantos outros sejam feitos com qualidade e segurança, tanto para o cons...umidor como para quem os fabrica, minimizando ao máximo os impactos ambientais.
São técnicos, bacharéis, licenciados, industriais, engenheiros, tecnólogos e todas as suas especializações, formando um leque com mais de 50 denominações de carreira.
A data escolhida para celebrar o Dia do Químico remete há exatamente 60 anos, quando o presidente Juscelino Kubitschek decretava a Lei Mater dos Químicos. Esse marco reconheceu a profissão que até então era pouco conhecida, regulamentou o exercício e permitiu a criação dos conselhos federal e regionais de Química.
O MCTIC parabeniza a todos os químicos brasileiros!
*Na imagem, a nossa versão da Bela Gil dá um exemplo de reação de substituição, que ocorre quando um grupo funcional numa molécula é substituído por outro. Um processo muito importante na química orgânica. Pesquise mais: http://u.mcti.gov.br/vn 😉 👌
"É importante convencer os jovens que a pesquisa matemática é uma boa opção de carreira", diz pesquisador do IMPA que aplicou a metodologia ⚽️🏃
Dia mundial de combate à desertificação e à seca
Pesquisa que incentiva reúso de água mostra que é possível economizar até 83% 💦☀💧 Acompanhe nossa rádio online: soundcloud.com/mctic
O cientista britânico William Crookes possuía tanto o dom de descobrir como o de inventar. Foi ele quem revelou o tálio e desenvolveu várias teorias originais no campo da físico-química.
Além de ter fundado uma revista muito respeitada – a "Chemical News", da qual foi diretor por 50 anos –, Crookes possuía seu próprio laboratório de pesquisa. Foi lá onde estudou o espectro de minerais e acabou detectando uma linha verde que nunca havia sido notada.
...Dessa forma, descobriu a existência de um novo elemento químico que batizou de Tálio, em referência à cor dos talos das folhas. Seguindo nas investigações desse novo elemento, Crookes inventou um aparelho para medir a intensidade das radiações: o radiômetro. Assim se tornou possível analisar de forma mais detalhada as propriedades físicas e químicas de diferentes substâncias.
Também foi ele quem inventou o espinteroscópio, ferramenta que tornou possível observar o espectro do hélio. Devemos a Crookes ainda a teoria original da matéria radiante, que ele elaborou baseado em observações sobre os fenômenos que acompanham a descarga elétrica num tubo contendo um gás rarefeito.

"As principais secretarias e todas as prioridades da ciência foram mantidas", ressaltou o ministro Gilberto Kassab, sobre a fusão do #MCTIC. Em audiência pública na Câmara do Deputados, na quarta (15), ele destacou que existe integração entre as políticas públicas desenvolvidas pelos dois ministérios e que a ciência ganha com a convivência com as comunicações. Leia mais: http://u.mcti.gov.br/vb
