Beiträge

O PS não terá maioria absoluta
O voto útil é no nós cidadãos, a garantia de vozes independentes na Assembleia da República.

Clica no botão "Experimenta", debaixo da foto e coloca o nosso crachá
Diz não à abstenção. Vota útil no Nós, Cidadãos...
🇵🇹
Descobre mais em www.noscidadaos.pt
🇵🇹
#noscidadaos
#cidadania
#reconstruirportugal
#votadiferente

Mehr anzeigen
Bild könnte enthalten: eine oder mehrere Personen, Personen, die stehen und im Freien
Nós, Cidadãos hat einen Beitrag geteilt — auf der Suche nach Hoffnung in Distrikt Évora.

Obrigado José Manuel Veludo.

José Manuel Veludo

A INSUFICIÊNCIA DE ÁGUA É CADA VEZ MAIS EVIDENTE
Por várias vezes escrevemos, que um dos grandes problemas (para nós o maior), que iriamos ter no futuro, seria ...a falta de água. No dia 5 do corrente mês, o IPMA-Instituto Português do Mar e Atmosfera, divulgou, que em matéria de seca, apenas 1,2% do nosso território está em situação normal, 64,75% está em seca extrema, severa ou moderada, e 34% está em seca fraca, sobre os restantes 0,3% nada dizem.
Por outro lado, foi dito há pouco tempo, que as duas barragens, que servem o maior “exportador” do país, o turismo Algarvio, estão com menos de 25% da sua capacidade, logo ou chove bastante no outono e inverno, ou irá desaparecer o nosso crescimento do PIB, e a nossa balança de transações, voltará a ter um brutal desequilíbrio, com o consequente aumento da divida pública.
As grandes medidas do governo para combater este flagelo, são como sabemos, voltar à agricultura dos pobres (de sequeiro), e pouparmos a água na lavagem dos dentes e nos duches, estes “sábios” esquecem, que os fogos consomem mais água, do que aquela que poderíamos poupar individualmente. O problema dos fogos, mesmo com tantos meios aéreos, e nova disposição dos meios de combate, não está a resultar como há muito vimos dizendo. Estes fogos estão intimamente ligados ao abandono da agricultura, pecuária e atividades afins. Para controlar os fogos, só um regresso em massa das populações a estes territórios, em companhia dos seus “bombeiros” de limpeza diária, que são as cabras e ovelhas, devidamente apoiadas, será a solução. Esta situação só se resolve, com a adoção de medidas drásticas de discriminação positiva, para todo o interior,
Para a falta de água, por falta de chuva, só existe um caminho a seguir, dessalinizar a água do mar que nos rodeia, obrigando a “Águas de Portugal” em investir na dessalinização, ou o próprio governo o deve fazer. Teremos de adotar o mesmo caminho, que já fizeram dezenas de países, de entre os quais destacamos, Marrocos, Israel, Arábia Saudita, Singapura, Espanha, Argélia, Dubai, Cabo Verde, Porto Santo, etc Os peritos em matéria de clima, dizem que Portugal caminha para ter apenas duas estações, e uma das consequências, será o do aumento dos períodos de seca, que passarão de meses a anos, e os calores extremos, passarão de dias a dezenas de dias. A falta de água, não só põe em risco a vida humana, como tem um preço incomensurável, nomeadamente em toda a economia.
Aqui chegados, o que temos ouvido, é que esse é um grande investimento, e que o preço da água sairia caro, ora o preço da água é uma total mentira, porque com as novas práticas e as energias renováveis, a dessalinização de água salgada agora, através do método da Osmose (como a de Israel) só precisa 2kWh por metro cúbico, e produz 624 milhões de litros de água potável por dia, podendo vender mil litros (1 m3) por € 0,60. O consumo médio diário por pessoa é de 100 litros, logo uma central destas, produziria água para 6.240.000 de pessoas, (60% da população portuguesa). Hoje, têm ainda, uma central de energia elétrica a ela vinculada, que produz até 2,0 milhões de watts de eletricidade.
Assim, podemos concluir, que com duas centrais como estas, poderíamos ter água para todo o consumo normal dos portugueses, incluindo os gastos de todos os nossos turistas, podendo destinar toda a água hoje existente, para a agricultura e indústria, ou inverter para o nosso consumo a existente, e a dessalinizada para as atividades económicas.
Pensamos nós, que problema estaria então, apenas no custo dessas centrais, que no caso da referida central de Israel em Tel Aviv, custou cerca de € 435 milhões, logo teríamos de investir 870 milhões de euros, mas com o propósito de dar realmente resposta, ao que sabemos, que a água é vida, e sem ela tudo morre, mas o governo estupidamente tem outra lógica, o importante é o aéreo, como aéreas são as suas prioridades, e quando pensávamos, que o problema era o custo do investimento, eis que o governo anunciou em 11/7, que formalizou a compra de 5 aviões KC-390 para a força aérea, no valor de 827 milhões de euros.
Confessamos, que não temos capacidades incluindo a inteligência, para compreender estas opções, o que nos leva a termos a igualmente uma estúpida ideia, estes aviões têm individualmente, uma capacidade para o transporte de 80 pessoas, no total os 5, poderão transportar 400 pessoas, e ao contrário dos C-130, estes têm propulsão a jato. Está assim garantida a fuga, dos 400 principais responsáveis deste país, quando ferozmente os portugueses se revoltarem, ao se verem rodeados pelo fogo, e sem água para beber e o combater.

Mehr anzeigen
Videos
Cidadãos como tu
91
2
1º Tempo de Antena Nós, Cidadãos!
90
4
Nós, Cidadãos com Marco Almeida do Movimento Sintrense
18