Posts
O Xingu
4 hrs

Hospital Regional de Altamira reaproveita mantas de SMS para evento sobre bebês prematuros

No dia 30/11, às 16h, acontecerá nas dependências do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará, a terceira edição do Encontro da Prematuridade. Será um momento de conversa e troca de experiências entre as mães que estão com filhos em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e outras mães e crianças que já vivenciaram esta s...ituação.

“Queremos propiciar essa conversa das mães com outras que já passaram por isso – de estar com o bebê prematuro em tratamento. É interessante que elas vejam as crianças, que antes eram bebês prematuros, com baixo peso, e agora são saudáveis, com um desenvolvimento adequado à idade”, explica a coordenadora das UTI’s pediátrica e neonatal do HRPT, Renata Chiquetti.

Para a realização deste encontro, uma estrutura será montada na área externa do hospital, onde fica o jardim. Para receber as mães e as crianças, a unidade confeccionou um tapete que será colocado em cima da grama e almofadas, que darão mais conforto aos participantes. Este material foi todo produzido a partir da reciclagem das mantas de SMS, que são utilizadas para proteger e manter o processo de esterilização das caixas de instrumentos cirúrgicos.

Foram cerca de 125 mantas reaproveitadas para confeccionar apenas o tapete, que tem 10,7 metros de comprimento por 8,4 metros de largura e foi produzido com camada dupla. Para se ter uma ideia, uma manta é usada para embalar uma caixa cirúrgica, ou seja, o material reaproveitado equivale ao utilizado em 125 cirurgias. As 12 almofadas completam a confecção, que durou cerca de 20 dias para terminar.

A responsabilidade de produzir todo este material foi da costureira da unidade, Francélia Macieira. Ela fala sobre o longo período dedicado à confecção e conta que o tapete, pelo tamanho e peso, foi o que deu mais trabalho. “Foram cerca de 20 dias fazendo. O mais trabalhoso foi montar o tapete, porque primeiro fiz várias tiras e depois fui unindo tudo, aí ficou bem pesado. A manta é bem leve, mas como foram muitas, e ainda em camada dupla, o material acabou pesando”.

O tapete e as almofadas foram todas confeccionadas em tons de roxo, que é a cor alusiva ao Dia Mundial da Prematuridade – comemorado em 17/11 – e que ilustra a campanha. O roxo simboliza a sensibilidade dos bebês prematuros - aqueles que nasceram antes das 37 semanas de gestação.

Por Gustavo Campos

See More
Image may contain: 2 people, people smiling
O Xingu
6 hrs

7 milhões de kits gratuitos distribuídos

A #SejaDigital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, atingiu nesta semana um importante marco: sete milhões de kits gratuitos entregues às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal.

O kit, composto por antena digital e conversor com controle remoto, permite que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital e possibilita que a ...população continue assistindo à programação da TV aberta após o desligamento do sinal analógico de TV. "Neste último semestre, o trabalho da Seja Digital avançou por muitas regiões do País simultaneamente", afirma Antonio Martelletto, presidente da Seja Digital. "O sinal analógico já foi desligado em 135 cidades, o equivalente a mais de 20 milhões de domicílios".

A distribuição de kits gratuitos começou em 2015, em Rio Verde (GO), cidade-piloto do projeto. Em 2016, a distribuição avançou pelo Distrito Federal e mais nove cidades do entorno. Em 2017 foi a vez da Região Metropolitana de São Paulo. Ainda em 2017, a Seja Digital atuou nas regiões de Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza, Vitória, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; e está a pleno vapor nas regiões de Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e mais de 200 cidades do estado de São Paulo.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit. Se o nome estiver na lista, deverá escolher local, dia e horário para agendar a retirada.

See More
O Sinal analógico de TV da sua Cidade será migrado para o Sinal Digital.Confira quando isso vai acontecer e os Benefícios da TV Digital. Saiba Mais!
sejadigital.com.br
Reviews
1 Review
Tell people what you think
Photos
Posts
O Xingu
7 hrs

Novembro Azul: conheça a doença mais comum da próstata

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, por meio da Campanha #NovembroAzul. No entanto, a doença mais comum da próstata não é o câncer, e sim a Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB), que pode atingir até 80% dos homens com mais de 50 anos, cerca de 14 milhões de brasileiros.

Exclusivamente masculina, a próstata é uma glândula pequena (em formato de no...

Continue Reading
Image may contain: text
O Xingu
7 hrs
Há também trechos para cidades do Pará com descontos; as passagens serão válidas para viagens entre 20 de dezembro e 31 de janeiro de 2018
acritica.com
O Xingu
8 hrs

PMDB expulsa senadora Kátia Abreu

Por unanimidade, a Comissão de Ética do PMDB decidiu ontem (23) expulsar a senadora Kátia Abreu (TO) do partido. De acordo com o presidente da comissão, Eduardo Krause, os membros do colegiado acompanharam por unanimidade o voto da relatora do processo, Rosemary Soares Antunes Rainha. A decisão da comissão foi comunicada de imediato ao presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR).

Em nota, Romero Jucá disse que o PMDB acatará a decisão da com...issão. “O partido acatará de imediato a decisão do Conselho de Ética, que expulsou a senadora Katia Abreu. A medida demonstra nova fase de posicionamento do partido”, diz a nota. Com a decisão, a senadora deverá ter cancelado o registro de filiação dela à legenda.

O processo para expulsar a senadora Katia Abreu teve início em setembro do ano passado após ela ter votado contra a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff, contrariando orientação do partido. Ele foi a ministra da Agricultura na gestão de Dilma Rousseff. A senadora ainda tem feito críticas ao governo do presidente Michel Temer e se posicionado contra matérias enviadas pelo governo ao Congresso Nacional, como a reforma da Previdência.

Para a comissão de ética da legenda, a senadora feriu o decoro.

Em sua conta no Twitter, a senadora, que está fora do Brasil, afirmou "que ficará sem partido e que irá conversar com a população do Tocantins e "com as lideranças sérias do país antes de decidir o que será melhor para meu estado e o Brasil". "A minha expulsão não é uma punição, é biografia", disse. AB

See More
Image may contain: 1 person, sitting
O Xingu
8 hrs

Federação de Municípios do Pará garante importantes conquistas aos municípios do estado

Na última quarta-feira (22), no segundo dia de mobilização dos prefeitos em Brasília, os municípios brasileiros obtiveram duas vitórias importantes: Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) e o Encontro de Contas. A ação organizada pela Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Associações e Consórcios Regionais e Confederação Nacional dos Municípios (CNM), levou à...

Continue Reading
Image may contain: 4 people, people smiling, people standing and outdoor
O Xingu
9 hrs

MPF divulga dados de desmatamento na Amazônia

Dados divulgados pelo Ministério Público Federal nesta semana apontam para 1.262 áreas de desmatamento ilegal na Amazônia com mais de 60 hectares de extensão cada, registradas por monitoramento de satélite realizado de agosto de 2015 a julho de 2016. Por meio de cruzamento com bancos de dados públicos, 1.155 pessoas e/ou empresas foram relacionadas aos grandes desmatamentos. Os dados foram divulgados no lançamento do projeto Amazônia Protege, desenvolvido pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4ªCCR) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Com informações do Ministério Público Federal

Image may contain: tree, outdoor and nature
O Xingu
9 hrs

De virada, Flamengo vence Junior de Barranquila por 2x1 no Maracanã

Em jogo emocionante, o Flamengo venceu o Junior de Barranquila, da Colômbia, por 2x1, ontem (23) à noite, no Maracanã, pela semifinal da Copa Sul-Americana.

Agora, os dois times vão se enfrentar na próxima quinta-feira (30) na Colômbia, às 22h15 (horário de Brasília), para decidir quem irá à final. O Flamengo jogará pelo empate.

...

O Junior fez 1x0 ainda no primeiro tempo e, na etapa final, o Flamengo foi todo à frente, empurrado pela torcida.

Juan, de cabeça, empatou e coube a Felipe Vizeu fazer 2x1. A torcida rubro-negra comemorou a vitória.

Uma contusão com um atacante adversário tirou o goleiro do Flamengo, Diego Alves, de campo, com suspeita de fratura da clavícula direita. AB

See More
Image may contain: 3 people, people playing sports and outdoor
O Xingu
9 hrs

Pesquisa indica que 27% das mulheres nordestinas já sofreram violência doméstica

Nos estados do Nordeste brasileiro, 27% das mulheres com idade entre 15 e 49 anos já foram vítimas da violência doméstica praticada por maridos, companheiros ou namorados. As cidades onde essa violência foi maior são Salvador, Natal e Fortaleza. Esses são alguns dos dados levantados pela Pesquisa Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, apresentada na tarde de o...

Continue Reading
Image may contain: 1 person, closeup

Anatel começa a bloquear celulares piratas em maio de 2018

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem (23) o cronograma de implantação do bloqueio de novos terminais móveis irregulares. O bloqueio, que começará no dia 9 de maio de 2018, não afetará os terminais exclusivos para dados, porque, de acordo com a agência, não seria possível encaminhar as mensagens informativas aos aparelhos.

O projeto piloto será iniciado no Distrito Federal e... em Goiás no dia 22 de fevereiro de 2018 com o envio de mensagens aos usuários de celulares irregulares. A medida vale para aparelhos conhecidos como piratas, que foram habilitados a partir de 22 de fevereiro nas duas unidades federativas.

O projeto tem por objetivo coibir o uso de telefones móveis não certificados pela Anatel, com IMEI (International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou outras formas de fraude. Participam do projeto, coordenado pela agência, a indústria e as empresas de telefonia móvel.

A decisão da Anatel prevê ainda que a interação com órgãos de defesa do consumidor e Ministério Público deve ser constante e anteceder a fase de encaminhamento de mensagens sobre adoção de medidas de restrição de uso de aparelhos irregulares.

A Procuradoria Federal Especializada da Anatel não identificou impedimento jurídico ao bloqueio apenas de novos aparelhos irregulares. Dados coletados pela Anatel demonstram que cerca de 1 milhão de novos aparelhos entram nas redes das prestadoras mensalmente.

IMEI

Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI, que equivale, por exemplo, ao número de chassis de um carro, ou seja, é único para cada aparelho celular.

O consumidor deve verificar, antes de comprar um aparelho celular, se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular. AB

See More
Image may contain: one or more people and phone

Maioria do STF vota pela restrição ao foro privilegiado para parlamentares

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (23) a favor da restrição ao foro privilegiado para deputados e senadores. Até o momento, sete dos 11 integrantes da Corte se manifestaram a favor a algum tipo de restrição na competência do tribunal para julgar crimes praticados por deputados e senadores. Os demais ministros devem votar após o intervalo da sessão.

Para os ministro...s, deputados federais e senadores somente devem responder a processos no STF se o crime for praticado no exercício do mandato. Na sessão desta tarde, votaram os ministros Alexandre de Moraes, que havia pedido vista do processo, Edson Fachin e Luiz Fux.

Antes da interrupção, Barroso votou a favor da restrição ao foro privilegiado para autoridades. De acordo com Barroso, os detentores de foro privilegiado, como deputados e senadores, somente devem responder a processos criminais no STF se os fatos imputados a eles ocorrerem durante o mandato. Os ministros Marco Aurélio, Rosa Weber e Cármen Lúcia acompanharam o relator.

O caso concreto que está sendo julgado envolve a restrição de foro do atual prefeito de Cabo Frio (RJ), Marcos da Rocha Mendes. Ele chegou a ser empossado como suplente do deputado cassado Eduardo Cunha, mas renunciou ao mandato parlamentar para assumir o cargo no município. O prefeito responde a uma ação penal no STF por suposta compra de votos, mas, em função da posse no Executivo municipal, o processo foi remetido para a Justiça. AB

See More
Image may contain: 2 people, people sitting
A pista mais concreta sobre o submarino argentino que desapareceu na semana passada, com 44 pessoas a bordo, foi fornecida pela Organização do Tratado de Proibição Completa dos Ensaios Nucleares (OTPCE), com base em Viena, na Áustria. No dia 15 de novembro, duas estaçoes hidro-acústicas detectaram “...
agenciabrasil.ebc.com.br

Polícia Militar prende acusados de assaltos em Altamira

Daniel Lago de 18 anos Márcio de Oliveira Menezes de 36, foram presos ontem (22), com eles a polícia encontrou um tablete, dois celulares e uma motocicleta modelo Broz, todos os materiais roubados. A dupla foi apresentada na seccional urbana de Altamira para procedimentos, a responsável pela prisão dos acusados foi uma equipe da ROCAM, que foi avisada por uma vítima durante uma das ações dos assaltantes no Bairro Indepen...dente 1, a vítima desse roubo detalhou a ação dos criminosos.

"Eles chegaram lá fingindo que estavam comprando mercadorias, mas quando chegaram no caixa, anunciaram foi o assalto" Explicou a vítima

Após o roubo desse celular, os acusados saíram pela Rua Acesso 4 e Umbelino de Oliveira, cometendo mais assaltos, até que foram presos, segundo os próprios acusados, é a primeira vez que tentaram algo do tipo.

Uma arma da fabricação caseira usada pelos acusados, foi apreendida. Agora donos dos objetos e da moto Broz, precisam procurar a delegacia munidos dos documentos para reaver seus bens, vítimas dos assaltantes devem registrar boletim de ocorrência contra os mesmos, para que o trabalho da PM tenha o efeito necessário contra a criminalidade.

Por Felype Adms | Xingu230

See More
Image may contain: one or more people, people standing and outdoor

Dica de Saúde: Medicamentos genéricos e similares tem a mesma eficácia?

Você Sabia?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o medicamento genérico e similar: eles têm realmente a mesma eficácia do remédio de marca? "É importante salientar que não existe diferença entre um e outro. O medicamento genérico tem a mesma eficácia terapêutica do medicamento de referência. Ele é submetido a testes de bioequivalência e biodisponibilidade justamente para verificar essa questão", explica... a farmacêutica da Rede Compre Certo, Mirna Alves Silva Pires. A profissional completa que, o que acontece é que os genéricos geralmente são produzidos após a quebra da patente ou de outros direitos de exclusividade. Após aprovação da comercialização – que é feita pela ANVISA – o medicamento fica à disposição do consumidor, geralmente a um custo menor.

Já o remédio similar, como o nome indica, tem algumas diferenças. Entre as diferenças entre um e outro estão as características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo (substâncias que completam a massa ou volume do medicamento). "Desde 2003, os similares precisam apresentar testes de biodisponibilidade e equivalência farmacêutica para comprovar que o medicamento possui o mesmo comportamento no organismo e as mesmas características de qualidade do de referência", explica Pires.

Sobre a Rede Compre Certo

A Compre Certo é uma rede de farmácias que tem mais de 150 unidades em cinco estados brasileiros. Sua principal atuação é em Minas Gerais. Criada em 2010, possui um amplo e personalizado mix de produtos, além de marca própria e serviços para a população, como a Blitz de Saúde e o Saúde Certa - Consultório Farmacêutico, com 25 serviços de saúde a preços acessíveis, como avaliação de problemas de sono e depressão, risco cardiovascular, entre outros. Mais informações: www.redecomprecerto.com.br

See More
Rede Compre Certo
redecomprecerto.com.br

Famep lidera mobilização de prefeitos em Brasília

A união de prefeitos e prefeitas, em Brasília, para conquistar apoio aos municípios neste período onde a crise assola as cidades brasileiras, já obteve vitórias para o estado do Pará. Na última terça-feira (21), em uma intensa programação, os gestores conseguiram respostas positivas com a intermediação para liberação da última etapa do Programa Luz para Todos, a sensibilização da Bancada Paraense para a votação do Auxílio Fina...

Continue Reading
Image may contain: 3 people, people smiling, people standing and outdoor

Grêmio vence Lanús por 1x0 pela Copa Libertadores

O Grêmio venceu o Lanús, da Argentina, por 1x0, gol de Cícero, aos 37 minutos do segundo tempo, na primeira partida da decisão da Copa Libertadores. O jogo foi realizado ontem (22) à noite em Porto Alegre. Agora, a final será disputada na próxima quarta-feira (29), na Argentina.

Image may contain: 1 person, playing a sport and outdoor