Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos-MOPHRH
about 5 months ago

🌊GOVERNO EXIGE MAIS ESFORÇO DO SECTOR DE ÁGUA PARA FAZER FACE AO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO NO PAÍS 🇲🇿

A cidade de Maputo acolhe de 15 a 16 de julho de 2024, a reunião anual conjunta do sector de águas, para avaliar o grau de cumprimento das acções desenvolvidas em 2023 no sector e delinear estratégias para as actividades restantes até o fim do presente Programa do Governo.

Este ano, a RAC, acontece meses depois do Instituto Nacional de Estatística ter divulgado o inquérito Demo...gráfico e de Saúde (DS 2022/2023) que pela primeira vez incluiu a situação da qualidade de água para o consumo humano, um instrumento importante para a planificação e monitoria do progresso das metas.

Para o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, este instrumento “constitui um barómetro independente para avaliar os avanços que estamos a registar. O progresso quando medido em função destes resultados permitem-nos afirmar que até a data no presente ciclo governativo mais de 3 milhões de pessoas foram adicionalmente cobertas com serviços seguros de abastecimento de água e mais de 2.6 milhões de pessoas com serviços seguros de saneamento”.

Por outro lado, Carlos Mesquita, destacou a prioridade que o Governo continua a dar à gestão dos recursos hídricos e à provisão de serviços de abastecimento de água e saneamento, fundamentais para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país por isso, “sem acesso fiável a água de qualidade, as pessoas tornam-se vulneráveis a doenças e ao sofrimento, e menos capazes de lidar com os impactos das mudanças climáticas. A falta de um saneamento seguro e comportamentos higiénicos adequados aumenta o risco de doenças e epidemias,” disse.

Durante a reunião, foram destacados os resultados alcançados nos últimos cinco anos no sector de abastecimento de água e saneamento, tanto em zonas rurais quanto urbanas, destaca-se “a construção e reabilitação de 12 mil fontes de água, 355 sistemas de abastecimento de água, e 628 mil infraestruturas de saneamento domiciliar em zonas rurais. Nas zonas urbanas, foram reabilitados 14 sistemas de abastecimento de água, estabelecidas 196 mil novas ligações domiciliárias, e expandidos 695 km de rede de distribuição”.

No domínio dos recursos hídricos, o Governo alcançou resultados notáveis, como a conclusão das obras de reabilitação das barragens de Corrumana e Macarretane, a construção da barragem de Gorongosa e de 32 pequenas barragens. Também foram construídas 52 estações telemétricas para monitoramento de recursos hídricos, permitindo previsões hidrológicas mais precisas.

Adicionalmente, foram assinados acordos internacionais de partilha de água nas bacias dos rios Maputo, Incomáti, Búzi, Púngoè, Save e Umbelúzi, que reforçam a diplomacia da água e assegurando a disponibilidade de recursos hídricos para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Apesar dos avanços significativos, o esforço necessário para alcançar as metas de médio prazo e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável ainda é grande, por isso a participação do sector privado no investimento em infraestrutura é necessária para a expansão dos serviços de abastecimento de água. Nesse sentido, os Parceiros representados por Maria-Luísa Fornara do Unicef consideram necessário “o reforço das capacidades do sector, quer ao nível de implementação, e de desenvolvimento de estratégias, e políticas, deve ser priorizada e com estratégias e planos de implementação claros sobre como desenvolver as capacidades institucionais”

#DesenvolvimentoHídrico 🌊 #ParceriasEstratégicas 🤝 #SegurançaHídrica 💧 #InfraestruturasSustentáveis 🌱 #MoçambiqueAvança 🇲🇿

See more
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
23
2
3