Doadas pela República Popular da China
MOÇAMBIQUE RECEBE MAIS 60 MIL DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19
...
Moçambique recebeu na noite de quinta-feira, 03 de Junho, 60 mil doses de vacina contra a Covid-19, uma doação do Governo da República Popular da China, através do seu Ministério da Defesa, à congênere de Moçambique.
A cerimónia de entrega do donativo de vacinas teve lugar na Base Aérea de Mavalane, em Maputo e, foi dirigida pelo Ministro da Defesa, Jaime Neto, tendo sido testemunhada pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago e o embaixador chinês em Moçambique, Wang Hejun.
As vacinas destinam-se às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), porém caberá ao MISAU, através do Programa Alargado de Vacinação (PAV), fazer a gestão da aplicação às FADM, prevendo-se que demais grupos prioritários estipulados pelo Plano Nacional de Vacinação, também sejam abrangidos com esta vacina.
Falando no acto de recepção, em nome do Governo de Moçambique, Jaime Bessa Neto congratulo-se com o facto, afirmando que as vacinas recebidas irão garantir a imunização do efectivo das FADM e permitirão, dessa forma, que as tropas estejam em condições de cumprir cabalmente as missões que se lhes são impostas, sobretudo no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, aos ataques da autoproclamada Junta Militar, entre outros desafios.
O Embaixador da China, Wang Hejun, por seu turno, afirmou que o seu país vê nas vacinas uma das armas que trazem a esperança para que o mundo vença a pandemia o mais breve possível.
Este é o segundo lote de vacinas que o nosso país recebe da China. Em Fevereiro, aquele país asiático doou a Moçambique, 200 mil doses de Sinopharm, administradas na I fase da Campanha Nacional de Vacinação.
Em Março, o país recebeu o segundo lote, constituído por 484 doses de vacina Covishild, 384 das quais, pelo mecanismo Covax e 100 mil, resultantes de uma doação do Governo da Índia, usadas na II fase da Campanha Nacional de Vacinação.
O nosso país recebeu até à data, 744 mil doses de vacinas diversas, para a prevenção de formas graves de Covid-19.



