"Temos razões de sobra para a falta de confiança no nosso Ministério Público"
-Armando Guebuza

O antigo Presidente da República fez este pronunciamento durante a reunião do Conselho de Estado, realizada esta quarta-feira, 16 de Setembro, com único ponto de agenda, deliberar sobre o pedido da Procuradoria Geral da República, que solicita autorizacão deste órgão para ouvi-lo no caso das dívidas ocultas, conforme escreve o jornal o País.

...

Reagindo, o ex-estadista moçambicano garantiu que vai prestar os esclarecimentos, mas desconfia da PGR. "Temos razões de sobra para a falta de confiança no nosso Ministério Público”, afirmou.

Para sustentar o seu posicionamento, Guebuza Guebuza que "no ano de 2020, tomamos conhecimentos – pela imprensa, mais uma vez – de que a Procuradoria-Geral da República cita-nos num Tribunal Comercial de Londres, num processo relacionado às ‘dívidas ocultas’, estando nós no mesmo país e cidade da Digníssima Procuradora-Geral da República. É estranho que a nossa Procuradoria-Geral da República tenha preferido atravessar a África sub-sahariana, o deserto de Sahara, o Mar Mediterrâneo, a Europa continental e o Canal da Mancha, para obter esclarecimentos de um cidadão nacional e aqui residente”, questionou.

Por isso, Armando Guebuza entende que "esta solicitação da Procuradoria-Geral da República não é resultado do seu interesse em conformar-se com a lei, tão-pouco de descobrir a verdade material e fazer concomitante justiça, mas a continuação de uma campanha de tentativa de assassinato político, com recurso ao aparelho judiciário, que ganhou um tom tónico depois que proferimos uma palestra – à convite da Universidade Eduardo Mondlane (...)", referiu.

See more