Sala da Paz e parceiros reflectem sobre a integridade dos processos e confiança nas instituições eleitorais
A plataforma de observação eleitoral conjunta, Sala da Paz, em parceria com a Comissão Nacional de Eleições e a PRM realizam, nesta terça-feira, 20 de Agosto, uma mesa-redonda para reflectir sobre a integridade dos processos e confiança nas instituições eleitorais. O encontro juntou partidos políticos, órgãos de gestão e justiça eleitoral, sociedade civil, entidades re...ligiosas, académicos e corpo diplomático acreditado em Moçambique, para dialogar abertamente sobre os desafios da integridade dos processos e credibilidade das instituições eleitorais no país.
Na sessão de abertura, intervieram o Coordenador de Programas do IMD, Osman Cossing e o Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Carlos Cauio. Como oradores, o evento contou com os académicos Brazão Mazula, e Severino Nguenha, que se debruçaram sobre os “Desafios, lições e oportunidades para a promoção da integridade eleitoral e confiança nas instituições e actores eleitorais”.
Ainda na mesa-redonda, foram divulgados e distribuídos exemplares do Código de Conduta Eleitoral dos partidos políticos, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores e o dos agentes da lei e ordem durante o processo eleitoral. Estes instrumentos foram apresentados por representantes da CNE e da PRM.
O evento serviu ainda para os concorrentes destas eleições fazerem, em conjunto, uma declaração de compromisso com vista a observância das leis e para a promoção dos valores democráticos e de convivência pacífica durante o pleito eleitoral.




