A Sasol em Moçambique testemunhou hoje, 13 de Setembro de 2024, a inauguração do recém-construído Bairro Joaquim Marra, em Inhassoro, presidida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que destacou a importância do projecto e o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconómico da região.
Na ocasião, a Vice-presidente Executiva de Recursos Humanos e Relações Corporativas do Grupo Sasol, Charlotte Mokoena, afirmou que a concretização do projecto foi orientada por u...m profundo sentido de responsabilidade, incorporando não apenas a provisão de habitação, mas também o programa de restauração dos meios de vida.
O projecto do Bairro Joaquim Marra, que surge no âmbito do Acordo de Partilha de Produção (#PSA) da Sasol, contempla a construção de 45 casas convencionais. Deste número, 43 foram construídas no bairro inaugurado e uma residência adicional foi edificada numa outra área, por escolha da respectiva família beneficiária. Adicionalmente, foi erguida uma casa-modelo que foi entregue ao Governo para servir como gabinete do Posto Administrativo de Inhassoro-Sede.
O projecto de reassentamento incluiu também a construção de raiz da Escola Primária Joaquim Marra (adjacente ao bairro), que passou de uma estrutura precária para uma instalação moderna com 12 (doze) salas de aula, 1 (um) bloco administrativo, instalações sanitárias, 2 (dois) campos desportivos, 1 (um) sistema de abastecimento de água, e 9 (nove) residências tipo 3 para professores.
Adicionalmente, o projecto construiu um bloco de três salas de aula e 8 (oito) residências tipo 3 na Escola Primária de Temane (há cinco quilómetros do Bairro de Joaquim Marra).
#SasolInSociety #LocalDevelopment #ReassentamentoSustentável




