Para melhorar o saneamento do meio em Pemba:
CMCP E PNUD ASSINAM ACORDO AVALIADO EM CERCA DE 63 MILHÕES DE METICIAIS
O Conselho Municipal de Pemba e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram ontem uma carta de acordo de apoio à edilidade avaliado em perto de um milhão de dólares (cerca de 63 milhões de meticais) para aquisição de equipamentos e máquinas de recolha de resíduos sólidos na cidade.
...A cerimónia de assinatura do acordo teve lugar esta quarta-feira, dia 26 de junho de 2024, no Pemba Hotel Express e contou com a presença do representante do PNUD, Samuel Akera e de outras individualidades.
Falando momentos após a assinatura da carta de acordo, o Presidente do Município de Pemba, Satar Abdulgani expressou agradecimentos à todos os presentes, destacando o papel crucial do PNUD e demais agências da ONU, como a OIM, ONU-HABITAT, OCHA e PMA, no apoio contínuo ao desenvolvimento local. Abdulgani enfatizou a importância da parceria firmada no evento, resultado de extensivas consultas e discussões sobre as prioridades actuais do Conselho Municipal de Pemba, realçando sempre a necessidade de alinhamento das intervenções dos parceiros com os planos sectoriais municipais.
"Nós, o Conselho Municipal da Cidade de Pemba, recebemos com gratidão este gesto de parceria e queremos convidar todas as outras agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil a seguir este exemplo", afirmou ressaltando o compromisso do Conselho em utilizar de forma eficiente e sustentável os equipamentos adquiridos, visando prolongar sua vida útil.
O Autarca de Pemba também aproveitou a oportunidade para informar sobre os esforços actuais do Conselho Municipal, incluindo iniciativas de gestão de resíduos sólidos, manutenção de vias de acesso, regularização de licenças e modernização de sistemas municipais. Ele conclamou todos os presentes a redobrar esforços para apoiar as comunidades locais, especialmente em face dos desafios enfrentados pelos deslocados e suas famílias acolhedoras.
"Contamos com o apoio e participação de todos que vivem e trabalham em Pemba. Juntos, podemos levar Pemba a novos patamares", disse Satar Abdulgani apelando para uma unidade e cooperação para transformar a cidade em um exemplo de desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Abdulgani disse igualmente que a assinatura da Carta de Acordo entre o CMCP e o PNUD, esta quarta-feira, representa não apenas um compromisso formal, mas um passo significativo rumo ao progresso e bem-estar dos munícipes de Pemba.
A cerimônia teve a presença distinta de várias autoridades e parceiros chave, incluindo Samuel Akera, Conselheiro para Estabilização e Recuperação/Chefe do Escritório do PNUD em Cabo Delgado; Justina Tauabo, Secretaria Permanente do Governo do Distrito de Pemba; Frederico João, em representação da Sociedade Civil entre outros representantes das Agências das Nações Unidas.(x)