Informação especial
Comunicado válido entre 2025-05-25 16:10:00 e 2025-05-26 23:59:00
Assunto: Comunicado - Tempo quente em Portugal continental
O anticiclone que se encontra na região dos Açores irá estender-se em crista para o Golfo da Biscaia durante a próxima semana, o que em conjunto com um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, dará origem a um fluxo de sueste com transporte de uma massa de ar proveniente do norte de África, ...favorável a uma situação meteorológica de tempo quente e seco.

Assim, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, podendo haver alguma nebulosidade durante a madrugada e início da manhã nas regiões Norte e Centro, mais provável nos primeiros dias da semana e no litoral. Nos dias 29 e 30 poderá haver um aumento temporário de nebulosidade durante a tarde, em especial no interior, não se excluindo a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no dia 30.

A temperatura do ar, já acima dos valores da normal climatológica do mês de maio na generalidade do território, irá registar uma subida gradual, com os valores mais elevados nos dias 29 e 30, quando deverão atingir valores acima de 30°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre 35 e 40°C na região Sul e vale do Tejo. A temperatura mínima do ar também irá subir ao longo da semana para valores acima de 15°C na generalidade do território, sendo que em alguns locais das regiões Centro e Sul poderão já registar-se noites tropicais, isto é, noites com temperatura mínima do ar maior ou igual a 20°C.

O vento predominante será de norte, fraco a moderado, sendo temporariamente do quadrante leste durante a madrugada, soprando por vezes forte no litoral oeste e terras altas, em especial durante a tarde, com tendência para enfraquecimento e maior predominância do quadrante leste nos dias 29 e 30, dias nos quais será mais significativo o transporte da massa de ar quente e seca, até ao território Continental.

Estas condições meteorológicas resultarão no aumento gradual do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com a classificação de PIR elevado ou muito elevado a estender-se gradualmente à maioria das regiões, e a classificação de PIR máximo a atingir alguns concelhos da região Sul.

O índice de radiação ultravioleta previsto deverá manter-se em valores muito elevados, associados à altura do ano e à ausência de nebulosidade.

O IPMA irá continuar a acompanhar a situação, atualizando este comunicado caso se justifique.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Para mais detalhes sobre o Perigo de Incêndio Rural consultar:
https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/

Para mais detalhes sobre os cuidados a ter com a exposição solar:
https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.uv/index-iuv.jsp

Para recomendações à população em situações de calor, consultar:
https://www.dgs.pt/

Data de edição: 2025-05-25 16:10:09
#comunicadosipma

See more
104
5
17