Onde o conflito de interesses é prato do dia, são os bolseiros quem rapa o tacho!
Na semana passada, denunciei o conflito de interesses existente entre Paulo Ferrão (Presidente da FCT) e o IST-ID - associação privada do Instituto Superior Técnico. Cara a cara, na comissão de Educação e Ciência do Parlamento, Paulo Ferrão respondeu-me o seguinte, após ser confrontado com a evidência:
-Não faço nem nunca fiz parte dos órgãos sociais do IST-ID.
Dada tamanha resposta, fiz distrib...uir por todos os deputados e deputadas uma impressão tirada na hora do site do IST-ID onde o nome do Presidente da FCT figurava nos nomes do órgão.
Nessa mesma tarde, como que por magia, o seu nome desapareceu desse site. Se dúvidas existissem sobre a sua proximidade com o IST-ID, esta é a primeira prova, dada a rapidez da manobra.
Contactado pelo Diário de Notícias, Paulo Ferrão mete os pés pelas mãos ao contradizer a resposta que o IST-ID também dá ao mesmo jornal. Reparem:
Paulo Ferrão (a partir de uma resposta oficial da FCT): "o professor Paulo Ferrão foi eleito como membro suplente da Comissão de Coordenação do Conselho Científico [da] IST-ID em julho de 2015 - mais de seis meses antes de tomar posse como presidente da FCT". Mas, argumenta esta instituição pública, o seu presidente "nunca tomou posse nem desenvolveu qualquer atividade no âmbito [da] IST-ID" e "não tem qualquer ligação a essa instituição".
Presidente da IST-ID (e do IST, também): "o prof. Paulo Ferrão deixou de ser membro suplente do Conselho Científico da IST-ID automaticamente logo que assumiu funções na FCT e deixou de ser presidente do IN+, de acordo com os estatutos da associação".
Podia continuar a desmontar todas as mentirinhas que por aqui pairam, mas deixo-vos só com duas perguntas:
1 - Como é possível o Presidente da FCT assumir a pés juntos, na Comissão Parlamentar, que não faz nem nunca fez parte do IST-ID e depois emitir um comunicado a dizer que afinal aconteceu tudo meio ano antes de ter ido para a FCt? Afinal aceitou ou não aceitou ser candidato? Fez ou não parte?
2 - Como é que o Presidente do IST e do ISD-ID diz que Paulo Ferrão, mal assumiu o cargo na FCT, deixou automaticamente de fazer parte do IST-ID, mas depois de consultados os estatutos do IST_ID, nenhum artigo refere essa "saída automática"?
É justamente o IST que quer, através de uma aldrabice jurídica, contratar os seus bolseiros através do IST-ID, a tal associação privada. A FCT, responsável pela correta aplicação da lei, ainda nada disse sobre este caso. Estranho? Não. Onde o conflito de interesses é prato do dia, são os bolseiros quem rapa o tacho.