MOÇAMBIQUE PARTICIPA NA 67ª SESSÃO DA COMISSÃO REGIONAL DA ONU TURISMO PARA ÁFRICA
Uma delegação chefiada por Sua Excelência Fredson Bacar, Vice-ministro da Cultura e Turismo e que integra Abílio Santos Simão, Director Nacional de Planificação e Cooperação e Kátia Gaspar, Técnica dos Serviços de Investimento e Desenvolvimento no Instituto Nacional do Turismo, representam Moçambique na qualidade de Membro do Conselho Executivo da ONU Turismo na 67ª Sessão da Comissão Regional ...dessa organização para África, de 22 a 24 de Julho corrente, em Livingstone - Zâmbia.
O evento conta com a participação de 23 delegações de países africanos chefiadas ao mais alto nível pelos tutelares do Turismo ou seus representantes e mais 200 delegado e convidados.
A 67ª Sessão da CAF, presidida pelas Maurícias decorre sob lema "Transformando o Futuro do Turismo de África: Educação, Competência e Investimento Estratégico em Turismo para o Crescimento Sustentável e Inclusivo".
No evento, estão a ser discutidas com profundidade as questões ligadas aos desafios do Turismo em África, centrando-se em 3 temáticas:
1- Investir nas pessoas: Educação e Desenvolvimento de Competências;
2- Investimento Estratégico no Turismo; e
3 - Segurança dos destinos: Papel fundamental da Polícia do Turismo.
Os Ministros foram unânimes em afirmar que o Turismo em África enfrenta muitos desafios que vão desde a promoção dos destinos turísticos, a conectividade aérea, a formação e capacitação de recursos humanos, investimentos e projectos de sustentabilidade.
Houve unanimidade de que África deve reverter este cenário com políticas, estratégias e acções concretas, visando atingir níveis de desenvolvimento e crescimento desejáveis.
Para o efeito, defenderam a aposta no Investimento na Educação em Turismo através das seguintes acções:
1. Criação de escolas de turismo;
2. Inclusão nos curricula’s de ensino a todos níveis (primário, secundário, médio e superior) de temáticas sobre o Turismo;
3. Construção de infraestruturas de Turismo; e
4. Segurança dos destinos.
Intervindo, Sua Excelência o Vice-ministro da Cultura e Turismo, disse que o Governo de Moçambique está apostado na reversão do cenário vivido durante a crise pandémica da COVID 19, tendo para o efeito, aprovado o pacote de medidas de aceleração económica, facto que permitiu a introdução do visto eléctrico (e-visa), a isenção unilateral de vistos para cidadãos de 29 países do mundo, entre outras medidas.
Igualmente, referiu-se ao recém acordo de criação de Área de Conservação Transfronteiriça denominada ZIMOZA (Zimbabwe, Moçambique e Zâmbia), facto que vai contribuir para dinamização da cultura e turismo nos 3 países.
A margem da CAF, teve lugar a sessão do “Think Thank” sobre a Marca África, que contou com a presença dos Institutos de Turismo, sector privado, académicos, pesquisadores e diferentes intervenientes na cadeia produtiva do turismo que abordaram igualmente os desafios sobre a criação da marca do turismo de África, as barreiras que ainda emperram os investimentos e o desenvolvimento acelerado de turismo em alguns países africanos, entre outras matérias.
A 67ª Sessão da CAF terminou com a eleição da Nigéria como o país que irá acolher a 68ª Comissão Regional da ONU Turismo para África, em 2025.


