Hospital Central de Nampula
about 4 years ago

Recém Nascido Abandonado pela Mãe, por 22 dias

BEBÉ VENCE “ASFIXIA GRAVE ” NO BERÇÁRIO DO HCN E ACÇÃO SOCIAL MONITORA A ENTREGA À PROGENITORA.

Um bebé de apenas 22 dias que teria sido supostamente, abandonado pela Mãe, por sinal, menor de 15 anos, no berçário do HCN, dias depois de nascer com asfixia grave e um apgar de 2/10, hoje já está nas mãos da legítima família, recuperado, saudável e com bons reflexos.

...

#Cristina_Gabriel, é a mãe do recém-nascido, teria passado por complicações de parto no centro de saúde de Muecate, sua terra e local de proveniência, e por sua vez, transferida a esta Unidade Sanitária de referência da região Norte do país, onde teve parto normal, no dia 29 de Abril passado.

A criança não chorou nem sequer deu movimentos satisfatórios de um bebé após um parto. Nasceu com asfixia grave, razão pela qual, a Mãe juntamente com a sua acompanhante, traduziram que o seu bebé não teria mais vida. Sem questionar a equipa de serviço do dia sobre o paradeiro do recém nascido, abandonaram a enfermaria e regressaram a Muecate.

Nos Serviços de Neonatologia do departamento da Pediatria, é onde o bebé foi imediatamente internado por causa seu estado grave para receber os devidos cuidados, tendo recuperado o seu quadro clínico.

Entretanto, ali, no berçário, o pequeno Adriel da Cristina, encontrou uma madrinha, #Victoria_Meque, que o cuidou junto a equipa e tornou-se a heroína do momento.

#Adriel_da_Cristina, é o nome do bebé que era apelidado pela madrinha naquele leito hospitalar.

#Victoria_Meque, a madrinha, disse que fez aquilo que é seu dever de sempre, cuidar de crianças que lutam pela vida naquele sector. Para o caso particular do #Adriel_da_Cristina, o tratou especialmente por estar isolado.

Nesta senda, o Departamento de Pediatria contactou o serviço de Acção Social do HCN, para fazer a sua diligência de modo a localizar a legítima família da criança após terem se apercebido que a mãe do bebé não mais ia ao berçário para amamentar, como tem sido e não estando ela na enfermaria.

Feitas as estratégias de comunicação da Acção Social, com sucesso, a mãe reapareceu hoje, 21 de Maio e recuperou o seu bebé.

"Eu não sabia que o bebé estava vivo, porque quando nasceu não chorou e nem se mexia, mas disseram que vão levar no vidro, (como foi apelidado este serviço pelas suas características). Falei para minha irmã, a minha acompanhante e disse me para regressarmos...", disse #Cristina_Gabriel, mãe menor depois de reaver o seu bebé.

Por sua vez, #Inácio_Muarrapaz, o sogro da #Cristina_Gabriel, admitiu que a família ficou assustada depois da comunicação da Acção Social sobre o estado do bebé.

"Não sabíamos que a criança vive, estou sem palavras, se não, agradecer pelo trabalho e carinho dos enfermeiros que devolveram a vida do bebé… muito obrigado", disse Inácio.

"E, mais quando vimos elas a voltar assim com mãos vazias, perguntámos, onde estava o bebé, só disseram que deixámos no hospital, pois, concluímos que ele morreu", acrescentou.

Hoje voltam a Muecate, todos felizes e com missão de cuidarem bem da saúde do Adriel, e desejaram bênçãos sem medida aos profissionais do HCN. (#DCI_HCN)

O NOSSO MAIOR VALOR É A VIDA

See more
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
+9
300
95
38