Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos
about 4 months ago

*KIDA CONFIANTE NA EXECUÇÃO DAS ACÇOES DO QUINQUÉNIO NO SECTOR DA JUSTIÇA*

A Ministra da Justiça, Assunto Constitucionais e Religiosos, Helena Mateus Kida, afirmou durante o seu discurso na cerimónia de abertura o IX Conselho Coordenador, estar satisfeita com o nível de execução das acções estratégicas do sector no Plano Quinquenal do Governo 2020-2024, destacando como desafios a vulnerabilidade do país às situações de calamidades naturais, concretamente as cheias, os cic...lones, a seca, o terrorismo no norte da província de Cabo Delgado, que não só retardam os esforços do Governo na criação de melhores condições de vida para as populações, mas também comprometem os resultados do seu desempenho.

A governante salientou durante a sua locução que a modernização e informatização na área dos Registos e Notariado, está a ser uma realidade gradual, com o aperfeiçoamento e expansão das plataformas informatizadas de registos de nascimento e estatísticas vitais, criminal, entidades legais, predial, propriedade automóvel e notariado. A meta para o quinquénio é assegurar a interoperabilidade destas plataformas com outras afins, abrangendo a introdução de novos e criativos processos de trabalho.

O Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), apesar dos diversos desafios que enfrenta, impôs-se a continuar a aprimorar o respeito pelos direitos humanos na sua missão de garantir o cumprimento das decisões judiciais em matérias de privação de liberdade e reabilitação do cidadão condenado.

No contexto da reforma do projecto pedagógico, o Centro de Formação Jurídica e Judiciária, formou no último ano cerca de 300 magistrados, acto histórico na vida desta instituição.
Kida congratulou o excelente trabalho que o Instituto do Patrocínio e Assistência Jurídica está a desempenhar na efectivação material, do princípio da justiça social, através do princípio do acesso ao direito e à justiça e inclusão social. E, como mecanismo de inclusão social, no âmbito do acesso à justiça, o IPAJ garante ao cidadão o direito ao contraditório e a defesa ampla, direito este, com assento constitucional.

O IX conselho coordenador do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, decorre na província de Maputo entre os dias 14 e 15 de Agosto em curso sob o lema: “Balanço do Quinquénio, Perspectivas e Desafios do Sector da Justiça.”

See more
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
+8
27
1
7