Ministério da Terra e Ambiente
about 3 months ago

PRESIDENTE NYUSI ANUNCIA MAIS DE 500 MILHÕES DE DÓLARES PARA FLORESTA DO MIOMBO

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou a angariação de mais de 500 milhões de dólares americanos no diálogo de alto nível sobre a Iniciativa da Gestão Sustentável e Integrada da Floresta do Miombo, evento realizado, esta segunda-feira, 23, em Nova Iorque nos Estado Unidos de América.

"Conseguimos convencer o mundo que é preciso proteger o Miombo. Para tal é preciso recursos, ma...s colocamos, com humildade, que é preciso que a gestão seja com a máxima transparência, porque o Miombo não pertence só a Moçambique", afirmou o Chefe de Estado, na conferência de imprensa de balanço da visita de quatro dias que realizou a Nova Iorque.

O diálogo de alto nível sobre a Iniciativa do Miombo juntou dezenas de empresários norte-americanos doadores e governantes africanos, incluindo os chefes de Estado do Botswana, Mokgweetsi Masisi, e do Malawi, Lazarus Chakwera.

"Ali ficou claro que acima de 500 milhões de dólares [o apoio financeiro dos doadores], mas não me parece que o número vá parar por aí. Por isso é que digo que é preciso criar um mecanismo de gestão, porque é um projecto regional", reiterou o estadista moçambicano, garantindo que, agora, o "Miombo está no mapa do mundo".

A Floresta de Miombo cobre dois milhões de quilómetros quadrados e garante a subsistência de mais de 300 milhões de habitantes da região do Grande Zambezi. Constitui o maior ecossistema de florestas tropicais secas do mundo e enfrenta actualmente, entre outros, problemas de desflorestação.

O Presidente Nyusi, indicado pelos países signatários da Declaração de Maputo para liderar este processo, esperava mobilizar investimentos para proteger a Floresta do Miombo estimados no plano de acção em 550 milhões de dólares, dos quais 153 milhões de dólares foram garantidos desde 2022, tendo agora somado mais 500 milhões de dólares.

O plano de acção prevê, dentre outras acções, o mapeamento e recuperação das áreas mais afectadas pela desflorestação, fiscalização e desenvolvimento de projectos de geração de renda alternativos à exploração florestal.

A Declaração de Maputo sobre a Floresta do Miombo, para além de Moçambique, foi adoptada por Angola, Botswana, Malawi, República Democrática do Congo, República do Congo, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

See more
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
No photo description available.
+7
71
7
5