MOÇAMBIQUE, ESWATINI E ÁFRICA DO SUL ENGAJADOS NA PROMOÇÃO DO TURISMO REGIONAL
O Ministério da Cultura e Turismo, através do Instituto Nacional do Turismo (INATUR), participou, de 23 a 25 de Outubro, na primeira fase do projecto TRILAND 2024-2025, uma iniciativa estratégica de promoção turística conjunta, envolvendo três países da África Austral: Moçambique, África do Sul (província de Mpumalanga) e Eswatini.
A colaboração visa criar um corredor turístico que integre os dest...inos naturais, culturais e históricos dos três países, promovendo o turismo transfronteiriço e fomentando o desenvolvimento sustentável da indústria turística.
A iniciativa pretende, igualmente, fortalecer a cooperação regional e consolidar a imagem da África Austral como um destino turístico diversificado e competitivo no cenário internacional.
Para esta edição do TRILAND, o plano de execução contempla três excursões, tendo sido Eswatini o primeiro país escalado.
O Director-Geral do INATUR, Richard Baulene, que encabeçou a delegação de Moçambique, disse que o TRILAND tem sido uma plataforma que permite fortalecer o relacionamento amigável e profissional entre os três países participantes, e, sobretudo, porque o esforço conjunto encoraja os participantes a compartilhar esforços e sonhos.
A Ministra de Turismo e Ambiente de Eswatini, Jane Mkhonta, disse que o Reino de Eswatini está preparado e comprometido para colaborar com Moçambique, bem como com a África do Sul, no fortalecimento dos sectores do turismo e da cultura, visando consolidar a imagem da África Austral.
Após Eswatini, a próxima fase irá realizar-se em Moçambique, de 2 a 4 de Dezembro de 2024, e a Província de Maputo será a anfitriã das actividades e por fim a África do Sul no início de 2025.
Em 2022, o TRILAND cobriu numa única fase Moçambique, Eswatini e África do Sul explorando as potencialidades dos três países e envolvendo operadores de vários ramos do sector do turismo da região.




