NOTA DE REPÚDIO A CONVOCAÇÃO ARBITRARIA PARA TRABALHO EXTRAORDINÁRIO REFERENTE A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2018.
Em sua vigésima Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, o município de Dourados-MS e seus servidores da Enfermagem encontram-se em uma situação inédita, “suigeneris”, insatisfatória, desnecessária, e desagradável a todos que compõe esta categoria.
Sabidamente no dia 12/05/2018, sábado, em todo território nacional as unidades de saúde... abrirão para realização do dia “D” da campanha nacional de vacinação contra Influenza, uma ação preventiva, que tem por objetivo a vacinação da população mais vulnerável ao quadro grave da contaminação pelos vírus mais agressivos da gripe, e também um dia de conscientização para buscar o atendimento durante o período proposto da campanha (23/04 – 01/06/2018).
Nos últimos anos no município o dia “D” da referida campanha, como também de outras que compõe o calendário vacinal do ministério da saúde, o servidor da Enfermagem fora ressarcido pelo seu trabalho de forma justa e coerente com a função que exerce, e pelo laboro além de sua jornada de trabalho em dia especifico e extraordinário, conforme aduz o ordenamento legal vigente. Assim, todas as unidades ficaram abertas, proporcionando à população melhor acesso aos serviços, e evitando transtornos desnecessários para aqueles que necessitam da imunização contra Influenza.
No presente ano após diversas tratativas entre o SINDENF e a gestão municipal de saúde almejando a continuidade do pagamento justo e compatível com função da categoria da Enfermagem e abertura de todas as unidades de saúde no dia 12 de Maio, os servidores foram surpreendidos com uma gestão que alega não ter recursos financeiros suficientes para honrar o pagamento à categoria, oferecem um valor consideravelmente menor ao labor a ser desempenhado, e propõem abrirem somente 08 unidades de saúde no dia ‘D’. Ademais, diante toda insatisfação da Categoria envolvida em toda execução da ação preventiva que consiste as campanhas de vacinação, perante a proposta da gestão, fomos surpreendidos, sem qualquer comunicação ao sindicato, através de comunicação interna em 07/05/2018, onde a gestão CONVOCA, sob pena de sanções administrativas por processo de sindicância pelo não acatamento das ordens, aos funcionários das unidades à trabalharem na referida data, frisando aqui que nas diversas tratativas e acordos firmados, ficou entre outros a facultatividade do profissional em participar ou não, sem qualquer perseguição ou coação, o que na realidade demonstrou um completo autoritarismo, desconsideração com os servidores que sempre realizaram com presteza e empenho as campanhas nacionais de vacinação, demonstrando total descaso para com a categoria e seus profissionais.
Dessa maneira o SINDENF, expressa sua mais profunda insatisfação e demonstração de inapetência da gestão em conduzir de maneira justa, democrática e coerente, a fim de resolver a questão de maneira que contemplasse a todos de maneira equânime e pelos princípios legais da dignidade da pessoa humana, e não com demonstração coerciva de autoridade impessoal.
Sem mais, expressamos aqui que jamais desistiremos enquanto categoria, de lutar por nossos direitos e por um tratamento justo, e coerente aos princípios do Estado Democrático de Direito que orienta a sociedade. E também nosso apoio aos colegas que estão sofrendo esta injustiça, e firmar que não desistiremos da luta, pois ela sempre será árdua, mas juntos e somente juntos poderemos alçar vitória.