Ontem, realizou-se no Ministério do Trabalho e Segurança Social, pelas 14h30 a reunião requerida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social ( STSSSS ), que era para ser hoje, derivado a problemas de agenda da parte do ministério, foi antecipada. Estiveram pelo ministério do trabalho, a secretária de estado da acção social, Rita da Cunha Mendes e a técnica especialista, Maria José Garcia, pelo STSSSS: Ana Massas e Romana P. Sousa e pela Ass...ociação das Profissionais em Regime de Ama (APRA), Manuel Carlos Silva.
Foi explicado pela parte do sindicato e da APRA todas as problemáticas com que as AMAS se debatem há dezenas de anos, embora anteriormente já tivesse sido enviada documentação explicativa da situação, tanto pelo sindicato, como pela APRA e até por amas, individualmente.
A Dra. Rita Mendes , disse-nos que as AMAS são para continuar e que derivado a termos informado que há instituições a precisar de amas e mulheres que querem ser amas, mas não o podem ser derivado ao ministério não estar a efectuar formação devidamente credenciada para o efeito, irão tratar dos trâmites necessários, para reabrirem a formação . Disse-nos também que a quando das reuniões que terão com as várias instituições de solidariedade social, confederações da área e afins, irão sensibilizar para a necessidade de integrar profissionalmente as Amas, nas instituições para as quais muitas delas já trabalham há dezenas de anos.
A reunião finalizou pela 17h30. Tendo sido por nós informado que manteriamos a concentração marcada para hoje e que mesma serviria também para o lançamento de uma petição à Assembleia da República, para a criação e enquadramento legal da carreira de Ama.