CRESCE A SOLIDARIEDADE e Já somos 24 em 3 dias.
PEDIDO DE SUBSCRIÇÃO E SOLIDARIEDADE - 14/05 às 10horas no Parlamento.
Amigos e amigas, Associações, Organizações da Sociedade Civil, grupos e Colectivos!
Face ao agravar da situação dos e das imigrantes que connosco vivem e trabalham, nomeadamente dos mais de 30 mil imigrantes que por não terem visto de turismo “Schengen” ou prova de entrada em Portugal, vêm-se empurrados para a clandestinidade, para as piores condições de trab...alho e as mais infra-humanas condições de vida que Portugal jamais conheceu após o 25 de Abril.
São mulheres e homens que trabalham e contribuem para este país há 1,2,3,4 e mais anos, nomeadamente para a sustentabilidade da segurança social e nem que não o fosse, são homens e mulheres que merecem todo o nosso apoio, um acolhimento justo e digno e a oportunidade de se virem inserir na sociedade, tal e qual os portugueses espalhados pelo mundo o desejam para si.
Submetidos e duplamente explorados, estão sujeitos ao inaceitável bloqueio no acesso aos serviços públicos, nomeadamente à saúde, à segurança social e à educação, políticas que violam os direitos humanos dos e das imigrantes e a sua dignidade.
Como não bastasse a estarem a dramática situação em que vivem estes e estas trabalhadoras, são sujeitos à mais vil humilhação de serem deportados, expulsos e ameaçados com notificações para abandonarem o país em 20 dias, como de criminosos se tratassem, o que está a acontecer presentemente no Algarve.
Perante esta situação, a Solidariedade Imigrante - Associação para a defesa dos direitos dos imigrantes, as Associações, organizações, entidades, colectivos e grupos de trabalhadores agrícolas abaixo descritos como primeiros subscritores , vão levar a cabo uma grande acção de rua "Concentração" no dia 14 de Maio (2ª feira) às 10horas, em frente ao Parlamento Português, exigindo uma política de imigração justa e humana que atribua a todos e todas que connosco vivem e trabalham, Documentos e Direitos!
Esta é a emergência cidadã capaz de resgatar a dignidade e o respeito que todos merecem, contra o trabalho escravo e forçado, contra o tráfico humano e contra a hipocrisia das políticas europeias anti imigração! rompendo com o silêncio cúmplice de sectores da sociedade e do Governo Português que excluem da sociedade, muitos e muitas imigrantes que connosco partilham o dia a dia.
Convidamos todas as Associações, colectivos, amigos e activistas da causa da imigração que queiram estar solidários e aderirem a esta Concentração, que o façam para o e-mail solidariedade_imigrante@hotmail.com, manifestando a sua adesão.
No evento criado no Facebook, vamos colocando o nome das associações, colectivos, pessoas em nome pessoal, organizações e quem for aderindo à Manifestação, até ao dia 14 de Junho.
Abraços!
As organizações promotoras:
Solidariedade Imigrante – Associação para a defesa dos direitos dos imigrantes
Grupo Artº 123º dos trabalhadores agrícolas de Armação de Pera
Grupo dos trabalhadores agrícolas de São Teotónio/Odemira
Grupo de trabalhadores agrícolas de Comporta e Santarém
Associação dos Nepaleses residentes em Portugal – NRNA
Associação de Amizade Portugal Bangladesh
Olho Vivo - Associação para a defesa do património, ambiente e direitos humanos
Casa do Brasil de Lisboa
Associação dos Paquistaneses em Portugal
Comunidade do Bangladesh de Lisboa
Associação Solidariedade Imigrante de Beja
Comunidade Ravidassi de Lisboa “Associação SIGURD”
Associação dos Nepaleses de Zambujeira do Mar
Comunidade Sikhs de Portugal
Associação Unidos de Cabo Verde
Associação Defesa dos Angolanos
SOS - Racismo
ANPRP - Associação dos Naturais de Pelundo Residentes em Portugal
Associação de Cubanos Residentes em Portugal
Colectivo Latinoamericano y Caribeno de periodistas y escritores
Panteras Rosa - Frente de Combate à LesBiGayTransfobia
Centro Cultural Moldavo
AAMA - Loja Social Comunitária
GAT - Grupo de Activista em Tratamento