Rede MS Ponto a Ponto heeft 13 nieuwe foto's toegevoegd.
Reunião da Rede MS Ponto a Ponto, em Cia das Artes.
Reunião da Rede MS Ponto a Ponto, em Cia das Artes.
Convocação
Convocamos todos os integrantes da Rede MS Ponto a Ponto, para uma reunião, no dia 03 de dezembro de 2015, quinta-feira, ás das 18 horas, no Ponto de Cultura Circo do Mato, localizado a Rua Tonico de Carvalho, 263, Bairro Amambaí, Vila Sargento Amaral, mapinha em anexo, essa rua é a primeira travessa da Avenida Ernesto Geisel, paralela a Fernando Correia da Costa, próximo ao Horto Florestal.
PAUTA:
1º - ESCOLHER OS NOVOS MEMBROS DA COMISSÃO....
2º - PLANO DE TRABALHO PARA 2016.
3º - PREPARAR O GRUPO QUE VAI REPRESENTAR O MS NA TEIA 2016.
4º - UTILIZAÇÃO DAS MíDIAS DISPONIVÉIS, EM PROL DA REDE.
Informações: Laila: 9912-1420, Mauro: 9909 – 9208, Agnaldo 9229 - 5056
Agnaldo Cardoso
Representante da Rede MS Ponto A Ponto
TEIA MS 2015 - PONTOS DE CULTURA DO ESTADO SE ENCONTRAM PARA REAFIRMAR SEUS PRÓPOSITOS EM NOVA ETAPA DO PROGRAMA CULTURA VIVA
Encontro dos Pontos de Cultura da Rede MS
Fórum Estadual dos Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul
A cidade de Campo Grande será o ponto de convergência de toda a Rede de Pontos de Cultura do Estado. A TEIA MS 2015 reunirá representantes dos mais de 50 Pontos de Cultura conveniados com o Ministério da Cultura, no âmbito municipal, estadual e fed...eral, no dia 20 de novembro de 2015, das 8h às 18h, na Casa da Ferrovia (Av. Calógeras esquina com a Av. Mato Grosso). Na ocasião haverá o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, momento importante de participação coletiva para a avaliação e continuidade das ações conjuntas e debate de políticas públicas para o setor. “A TEIA constitui-se em espaço de diálogo para a Rede Estadual de Pontos de Cultura”. Além de agrupar representantes de todos os Pontos, criando a oportunidade de troca de contatos e atualização sobre os rumos e desafios mais recente do programa Cultura Viva.
Os Fóruns, mesas temáticas e oficinas oferecem a possibilidade de ampliar a qualificação para atuação no campo da Cultura. Nesse dia também serão eleitos os delegados que irão representar o Estado no Encontro Nacional (Fórum Nacional dos Pontos de Cultura) em 2016.
São três os objetivos da TEIA:
1) Fortalecer o Programa Cultura Viva no MS através da articulação e do intercâmbio de experiências entre os Pontos de Cultura, possibilitando o compartilhamento de métodos, instrumentos e tecnologias que potencializem a atuação em rede;
2) Promover diálogo sobre Sistema Municipal e Estadual de Cultura, Plano Municipal e Estadual de Cultura, Programa Mais Cultura;
3) Propiciar a realização de mais um encontro do Fórum dos Pontos de Cultura no estado.
O convite também é aberto a pessoas ou grupos que desenvolvam criativamente atividades de caráter coletivo e compartilhado, e que ainda não se reconheçam com o papel de ponto de cultura.
O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação - SECTEI MS, Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul - FCMS, e Fundação Municipal de Cultura – FUNDAC, em articulação com o Ministério da Cultura.
Informações e inscrições com Luciene Bicudo – Superintendência de Economia Criativa -SUPEC/SECTEI e com Maria Auxiliadora Divisão de Projetos Fundação Municipal de Cultura - FUNDAC, pelos telefones (67)3316-9326 e (67)3314-3232 e pelo E-mail: economiacriativasectei@gmail.com,redemspontoaponto@gmail.com, projetos.fundac@gmail.com.
Atenção Pontos de Cultura, inscrições abertas para a Teia MS 2015. Solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail redemspontoaponto@gmail.com. Mais informações na SECTEI/MS - 3316 9326 e na FUNDAC - 3314 3232
Pontos de Cultura do Estado reunidos para a organização da Teia MS 2015. Avante!
Primeira reunião com os Pontos de Cultura para organização da Teia MS 2015.
Estiveram presentes: Rede MS Ponto a Ponto,Colônia Paraguaia, Sapicuá Pantaneiro, Centro de Tradições Pantaneiras de Rio Verde, Vozes Especiais, Circo do Mato, Cia das Artes, FUNDAC, SECTEI, FCMS.
Associação dos Moradores da Coophavila II
Avenida Marinha, 725 Bairro Cophavila II
e-mail: amocii@hotmail.com
Contato: 3373-2221 / Mª. Bernadete 9287-1022
Responsável: Maria Bernadete de Carvalho Gauto
Na manhã desta quarta-feira (23), membros da Rede MS Ponto a Ponto - Pontos de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, reuniram-se com o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery para dar conhecimento ao movimento e garantir o apoio da instituição.
Desde julho de 2014, a Rede MS Ponto a Ponto vem se reunindo na perspectiva de assegurar o espaço para a diversidade cultural e mobilizar o Movimento dos Pontos de Cultura, principal vertente do Pro...grama Cultura Viva.
A frente da Rede MS Ponto a Ponto esteve presente a superintendente de Economia Criativa da Sectei, Cláudia Medeiros, acompanhada de representantes de diversos pontos de cultura do MS, como Circo do Mato, Colônia Paraguaia, Ecos da Cultura, Curumins, Moinho Cultural, Vozes Especiais, Sapicuá Pantaneiro, Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro Oeste (IBISS|CO), entre outros.
Tem como proposta desenvolver ações de arte e cultura na comunidade do Bairro Mata do Jacinto e adjacências (Jd. Novos Estados e Veraneio), oportunizando a formação de público para atrações culturais e promovendo o acesso às manifestações artísticas por meio de oficinas de percussão, canto coral, teatro de bonecos, costura e customização de roupas para composição de figurino de teatro popular, percussão e canto. Conjuntamente às oficinas, são realizadas apresentações gratuitas em espaços públicos abertos, sessões de contação de histórias, além de cineclube para fomentar a reflexão e a expressão artística de estudantes da rede pública de ensino, crianças, adolescentes e jovens adultos em vulnerabilidade social.
Atualmente, desde janeiro de 2011, a ACPF vem desenvolvendo o Projeto Ponto de Cultura ACPF Reeducando no Mário Covas, em parceria com a FUNDAC – Fundação da Cultura e a Prefeitura de Campo Grande, através de oficinas de canto coral e violão, atendendo ao público de crianças a partir dos 09 anos de idade, adolescentes, jovens e adultos. Estão sendo oferecidos também à comunidade, cursos profissionalizantes e massagem anti stress e relaxante, inteiramente gratuita, ao grupo de... idosos e mulheres.
Devido a localização da sede ACPF no bairro Mario Covas, desde sua fundação, o atendimento em seus projetos sempre foram voltados para a comunidade e bairros adjacentes. Por conseguinte, sua relação com a comunidade é mantida de forma harmoniosa e participativa através da difusão das atividades ministradas, que são apoiadas pelos profissionais liberais, comerciantes,escolas, igrejas,centro comunitários e políticos da região.
A ACPF propõe fortalecer cada vez mais, o vínculo existente entre a mesma e a comunidade, resgatando a cultura, a arte, a educação, a resocialização e a cidadania. dos usuários.
Associação dos Moradores da Coophavila II
Avenida Marinha, 725 Bairro Cophavila II
e-mail: amocii@hotmail.com
Contato: 3373-2221 / Mª. Bernadete 9287-1022
Responsável: Maria Bernadete de Carvalho Gauto
O Ponto de Cultura é uma parceria do MINC com a prefeitura de Campo Grande. O coletivo busca dialogar, promovendo o protagonismo social na periferia da Capital. Mercado Cênico é um núcleo de teatro sediado na cidade de Campo Grande/MS, que trabalha com a pesquisa, produção e difusão teatral com veia contemporânea dialogando com a realidade humana.
O grupo nasceu em 2004. Começou com projetos literários, vinculados ao SESC, e, desde então não parou de crescer dentro do c...enário da região Centro-Oeste do País, alcançando também extensão nacional, tendo projetos com várias instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Secretária Municipal e Estadual de Cultura, e também já recebeu prêmios nacionais da Funarte, Petrobras e Ministério da Cultura, como o prêmio Myriam Muniz de Teatro dentre outros.
Desde o final de 2010 atua também como Ponto de Cultura (do programa Mais Cultura do Ministério da Cultura) levando formação cultural e política na periferia de Campo Grande. Leva também seus espetáculos a outros estados do país e a diversos festivais de relevância Nacional e Internacional. Sempre pautado no teatro de compromisso com o desenvolvimento artístico e estético, buscando um aprimoramento de linguagem, também engajado na política cultural local e nacional, participando ativamente de debates, movimentos sociais e culturais. É considerado um dos principais grupos de MS na pesquisa e produção teatral.
O projeto Ponto de Cultura Circo do Mato, é um incentivo ao grupo, pois equipa e estrutura o espaço com ferramentas como kit multimídia, aparelhos circenses e de segurança e livros, uma estrutura que favorecerá os trabalhos futuros. O projeto é resultado de uma parceira da Fundac com o Programa Cultura Viva - Arte, Educação e Cidadania do Ministério da Cultura.
Já com recursos próprios, o grupo melhorou o espaço das atividades, delimitando camarim, depósito e cozinha. Foram c...onstruídos, também, um novo escritório e espaço para biblioteca e arquivos de materiais e projetos, além de um salão para uso exclusivo de oficinas e apresentações para pequenos grupos.
O Circo do Mato, por meio do projeto Ponto de Cultura, realizou apresentações de espetáculos nas escolas da rede pública de ensino e ofereceu também workshops das artes de teatro e circo, com o objetivo de difundir e promover o interesse por essas artes.
Associação dos Moradores do Parque Residencial Maria Ap. Pedrossian
Avenida Orlando Daros, 279, Bairro Maria Ap. Pedrossian Campo Grande-MS
Contato: 3344-0790 / 9154-1690
Responsável: Janio Macedo
O Projeto Vozes Especiais é um trabalho oferecido às pessoas com deficiência que utiliza a música como recurso de aprendizagem. A música em si atende aos mais variados aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual.
Iniciou suas atividades em 2005. Em 2010 o trabalho foi reconhecido pela Fundação Municipal de Cultura (Campo Grande - MS) e Ministério da Cultura, como Ponto de Cultura.
As atividades oferecidas são oficinas de Canto Coral, Fla...uta Doce, Piano, Violão, Pintura Expressiva e Poesia. O projeto propicia condições necessárias para o desenvolvimento do talento artístico naqueles que, devido às suas deficiências seriam excluídos.
O foco do projeto é o Canto Coral, por ser uma forma de musicalizar um maior número de alunos concomitantemente.
O projeto conta com uma equipe multiprofissional composta por regente, musicista, fonoaudióloga, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e voluntários.
O Projeto conta com o apoio cultural da Escala Educação Musical e parceiros.
O coral Vozes Especiais tem se apresentado regularmente em diversos espaços culturais na cidade de Campo Grande - MS.
Utilizar a arte e a cultura como elementos transformadores da realidade local, possibilitando as trocas de experiências culturais; fortalecer a cultura gaúcha, sul-mato-grossense, italiana e alemã presentes no município, contribuindo para aceitação das diferenças são os objetivos do CTG – Chama Crioula com a implantação do projeto Quero-Quero: Mais Cultura. Integrando atividades culturais que vão desde oficinas de inclusão digital, danças folclóricas, música à riquíssima culinária gaúcha, mato-grossense, mineira, italiana, alemã, nordestina e afro-brasileira visa ainda qualificar a mão-de-obra local e transformar a cultura em ferramenta cada vez mais promotora da qualidade de vida e da geração de renda para a comunidade.