Posts

Brinquedos arrecadados na Corrida do Cooperativismo serão doados aos Correios

O próximo sábado, 16, será marcado pela I Corrida do Cooperativismo Amapaense realizada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Amapá (OCB-AP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Amapaense (Sescoop-AP). A largada está marcada para às 6h, na frente do Parque do Forte, com percurso de 5km.

A inscrição para corrida foi apenas um brinquedo novo. Com a in...iciativa o Sistema OCB/AP arrecadou mais de 500 brinquedos que serão doados para os Correios para atender os inúmeros pedidos de crianças carentes.

“A nossa corrida é uma forma de promoção do cooperativismo local para levar a qualidade de vida aos nossos cooperados e a população em geral. Aliado a isso temos o lado beneficente o qual teremos a satisfação de tornar melhor o Natal de centenas de crianças nos mais diversos bairros de Macapá atendendo as cartinhas que chegam aos Correios neste período”, destacou o presidente do Sistema OCB/AP, Gilcimar Pureza.

Entrega de Kits

Os kits para os corredores inscritos serão entregues nos dias 14 e 15 de dezembro, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Sistema OCB-AP, localizado na Rua Tiradentes nº102, esquina com Avenida Raimundo Álvares da Costa, no bairro Central.

Percurso

A corrida terá 5km, com largada às 6h, e percurso saindo do Parque do Forte, até a sede do Ministério Público no Araxá, e retornando ao Parque do Forte.

Premiação

A corrida contará com premiação em troféu para os três primeiros colocados masculino e feminino.

Sorteios

Durante a programação teremos 10 sorteios, cada um de R$100 para os inscritos além dos sorteios de brindes.

Mais informações:
Naiane Videira - 99162-6429
Lílian Guimarães - 98124-9681

See More
Image may contain: text
Sistema OCB Amapá updated their cover photo.
21 hrs
Image may contain: text
Photos
Videos
Integração Cooperativas do Mazagão
3
Cooperativa de Táxi
2
Dia C - Dia de cooperar
5
Posts

Sistema OCB-AP participa do evento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD

A convite da EMBRAPA, o Sistema OCB-AP foi selecionado como entidade parceira junto ao Projeto BEM DIVERSO do PNUD e Fundo Global do meio Ambiente-GEF. O projeto atua na cadeia produtiva do Açaí onde o Sistema OCB-AP, atende a Cooperativa AÇAÍ COOP no Município de Afuá.

O encontro anual do Projeto tem esse ano a temática "Conservando a biodiversidade pelo uso sustentável", o evento re...úne populações tradicionais apoiadas pelo projeto e especialistas para troca de conhecimentos, experiências e informações. São três dias de debates – de 5 a 7 de dezembro – em torno da conservação da biodiversidade e de boas práticas de extrativismo sustentável de plantas, que têm alto potencial para geração de renda, inclusão social e conservação da biodiversidade e serviços ambientais.

O projeto atua nos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, reconhecidos pela importância socioambiental, mas ameaçados pelo aumento de práticas agrícolas pouco sustentáveis. Nesses biomas, o projeto atua em seis territórios, todos reconhecidos pela importância na exploração de produtos da biodiversidade, com significativa organização social e produtiva.

"Essa é uma oportunidade única para reunir populações tradicionais, indígenas e agricultores familiares de diversas regiões do Brasil e que tem experiências emblemáticas no uso sustentável e conservação da biodiversidade", comentou o presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza.

Programação

No primeiro dia de evento, os participantes debateram o que a gastronomia pode fazer para a biodiversidade e foi apresentada a proposta do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade, uma iniciativa do Instituto ATÁ. Também tiveram debates sobre comercialização dos produtos da biodiversidade, sobre educação contextualizada dos povos tradicionais, e sobre exemplos de estratégias apoiadas pelo projeto para valorizar as espécies da sociobiodiversidade.

Neste segundo dia, haverá mesas de discussão sobre a experiência das mulheres na luta pela autonomia no campo, políticas públicas, planejamento da paisagem e agregação de valor aos produtos da biodiversidade. No terceiro dia do evento, os debatedores apresentarão resultados sobre a importância dos produtos da biodiversidade para a conservação, os exemplos e desafios da industrialização desses produtos e a luta pela garantia dos territórios dos povos tradicionais.

See More
Image may contain: 3 people
Image may contain: 3 people, people standing and shoes

Conselheiros do Sescoop-AP participam de capacitação em Brasília

Membros do Conselho de Administração das Unidades Estaduais do Sescoop participam em Brasília da capacitação que visa trabalhar no desenvolvimento contínuo com foco no aprimoramento do papel de titulares do Conselho de Administração.

O Amapá está representado pelos Conselheiros Dra. Conceição Capiberibe, Tereza Sizu e Michel Araújo.

...

São dois dias de programação que incluem as principais normativas do Sescoop; Papéis e Atribuições dos Conselhos à Luz do Regimento Interno; Governança, estrutura de controle e gestão da ética; além da visão geral do Plano de Trabalho do Conselho Fiscal.

A capacitação iniciou nesta terça-feira, 05, e seguirá na quarta-feira, 06.

See More
Image may contain: 3 people, people smiling

Inovação é o mesmo que encontrar uma solução para um problema real. Isso todo mundo sabe. O que é difícil nesse processo que envolve a descentralização do poder é garantir que todos os indivíduos de uma empresa, cooperativa ou organização, estejam motivados para buscar as respostas mais criativas, econômicas e possíveis de execução. Esse é o pensamento do especialista em inovação, Gustavo Caetano, eleito uma das 50 mentes mais inovadoras do país pela revista Proxxima (Meio&Mensagem), um dos 15 brasileiros mais influentes da internet pela Revista GQ e bicampeão do prêmio de CEO do ano (Pequenas Empresas Grandes Negócios e The Next Web). [ 1,102 more word ]

http://amapa.coop.br/inovar-nao-e-mais-uma-opcao/

Inovação é o mesmo que encontrar uma solução para um problema real. Isso todo mundo sabe. O que é difícil nesse processo que envolve a descentralização do poder é garantir que todos os indivíduos de uma empresa, cooperativa ou organização, estejam motivados para buscar as respostas mais...
amapa.coop.br

Sistema OCB-AP e Cooperativa AGROPORTO, realizam o I ENCONTRO DE COOPERATIVAS AGROFLORESTAL DO AMAPÁ.

Foi realizado neste sábado (02.12), o I ENCONTRO DE COOPERATIVAS AGROFLORESTAL DO AMAPÁ, com lançamento do Projeto AMAPÁ AGROINDUSTRIAL, de iniciativa da Cooperativa AGROPORTO. Um projeto que visa a verticalização da fruticultura no Estado, com a integração de cooperativas de todos os municípios que tenham interesse em agregar valor a produção.

O evento contou com ampla par...ticipação das cooperativas do ramo agropecuário e de produtores rurais da região.

Compuseram a mesa as instituições parceiras do projeto:
- Banco do Brasil, Sr Eduardo Oliveira, Gerente de Mercado;
- Associação Comercial do Amapá-ACIA, Sr Jaime Nunes-Presidente;
- Banco da Amazônia, Sr Gledson Salles- Gerente;
- Governo do Amapá, Sr Edson Santos - Presidente do PESCAP;
- Sistema OCB-AP, Presidente Gilcimar Pureza;
- Associação dos Criadores do Amapá-ACRIAP, Presidente Jesus Pontes;
- Deputado Federal Marcos Reategui
- Mauro Souza, Presidente Cooperativa AGROPORTO.

Além de representantes do SEBRAE, Deputado Max da AABB.

Após as exposições das instituições e sua parceria no projeto, ficou deliberado agendas específicas com as cooperativas com Banco do Brasil e ACIA para desenvolvimento de outras atividades comerciais além da fruticultura e as polpas de frutas.

O presidente Gilcimar Pureza falou que o evento foi um sucesso e mostra um novo comportamento dos dirigentes das cooperativas no desenvolvimento das atividades comerciais na profissionalização da gestão.

O deputado Marcos Reategui falou que este movimento do agronegócio seja por grandes produtores de grãos ou por agricultores familiares e pescadores é a melhor alternativa para o desenvolvimento do Amapá, pois os recursos federais que por anos mantiveram o Estado agora são insuficientes para suas necessidades e falou dos projetos dos quais seu mandato tem colaborado e se colocou a disposição do Sistema OCB-AP para apoiar no que for preciso para fortalecer essas atividades, dentre elas o empenho na prorrogação do prazo da Lei 13340 que anistia de juros de dívidas e facilita a renegociação com Banco da Amazônia como exemplo.

See More
No automatic alt text available.
Sistema OCB

O movimento cooperativista foi destaque no jornal Valor Econômico com um caderno especial. Acesse nosso site e confira as matérias sobre nossas cooperativas: http://bit.ly/2jDbw4r

Image may contain: text
Sistema OCB

Vitória para o cooperativismo! Foi publicado o normativo que expande o rol de beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e dá segurança jurídica para o beneficiamento dos alimentos. Leia no #RadarDoCooperativismo dessa semana: http://bit.ly/2j7zll4

No automatic alt text available.
Sistema OCB

Mais um resultado importante para o cooperativismo, a partir da forte atuação do Sistema OCB com a Frencoop. O PLP 100 acaba de ser aprovado na Câmara dos Deput...ados! A proposta é que cooperativas de crédito possam captar e gerir recursos de prefeituras e de outros entes municipais. Agora, segue para análise do Senado. Saiba mais: http://bit.ly/2zNZfVD

See More

O Brasil que queremos

No automatic alt text available.
Sistema OCB

É olhar para si sem esquecer do outro. É pensar no seu e também no todo. É trabalhar junto para alcançar o sucesso. Em resumo, isso é cooperar . Acesse: http://bit.ly/2j3kQz3

É um modelo de negócio cooperativo que transforma trabalhadores em empreendedores e une o capital à mão de obra. Conheça o Ramo Produção: http://bit.ly/2Am6NMg

It is a cooperative business model that transforms workers into entrepreneurs and unites the capital at work. Meet The Production Branch: http://bit.ly/2Am6NMg
Translated
6 Views
Sistema OCB

É um modelo de negócio cooperativo que transforma trabalhadores em empreendedores e une o capital à mão de obra. Conheça o Ramo Produção: http://bit.ly/2Am6NMg

Sistema OCB-AP e Assembléia Legislativa fazem plenária para discutir legislação das terras públicas do Amapá

A Comissão de Políticas Agrárias da Assembléia Legislativa do Amapá e o Sistema OCB-AP, promoveram uma plenária com as cooperativas cuja pauta foi a apresentação e discussão do Projeto de Lei Complementar 005/17, que dispõe sobre as terras públicas e devolutas do Estado, que disciplina sua ocupação, e revoga a Lei Complementar 004 de 1993.

Participaram do encontro o De...putado membro da FRENCOOP AMAPÁ, Max da AABB articulador da plenária e a Deputada Roseli Matos. Os parlamentares também ampliaram a discussão sobre temas como a RENCA e políticas que entravam o desenvolvimento dos setores econômicos.

A apresentação foi realizada pelo Dr. Sérgio Paulo, advogado e engenheiro Agrônomo que assessora a Comissão neste tema, onde todos os participantes puderam sanear dúvidas e esclarecer as questões para enviarem suas propostas a legislação que ainda está sob discussão com a sociedade para adequações se necessárias.

Haverá um plenária ampliada e final na Assembleia Legislativa no dia 04 de dezembro para então encaminhar para deliberação.

As cooperativas poderão encaminhar sugestões direto a Comissão da Assembléia ou via Sistema OCB-AP.

See More
Image may contain: 3 people, people sitting and indoor
Image may contain: one or more people, people sitting and indoor
Image may contain: 1 person, sitting

Muita gente por aí ainda não se deu conta de que boa parte daquilo que consome – desde serviços até produtos de primeira necessidade ou itens de alto valor agregado – foi produzido, transportado ou comercializado por uma cooperativa. Isso quer dizer que bem antes de o sol nascer, já tem cooperado trabalhando duro para alimentar, vestir e facilitar a vida de milhares de famílias brasileiras. [ 610 more words ]

http://amapa.coop.br/somoscoop-o-orgulho-de-ser-cooperativ…/

Muita gente por aí ainda não se deu conta de que boa parte daquilo que consome – desde serviços até produtos de primeira necessidade ou itens de alto valor agregado – foi produzido, transportado ou comercializado por uma cooperativa. Isso quer dizer que bem antes de o sol nascer, já… Continue lendo....
amapa.coop.br

CFC AFASTA APLICAÇÃO DE NORMA PREJUDICIAL A COOPERATIVAS

http://amapa.coop.br/cfc-afasta-aplicacao-de-norma-prejudi…/

A plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou, hoje, a minuta da ITG 2004, que trata de conceitos, regras e formas de escrituração e elaboração das demonstrações contábeis. O maior ganho, contudo, está nas definições trazidas acerca do patrimônio líquido das cooperativas. Além disso,...
amapa.coop.br